TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONCEITOS BÁSICOS

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.787 Palavras (8 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 8

CAPITULO 1 -  CONCEITOS BÁSICOS

1 -  Sem um sistema operacional, um usuário para interagir com o computador deveria conhecer profundamente diversos detalhes sobre hardware do equipamento, o que tornaria o trabalho lento e com grandes possibilidades de erros. Suas principais funções são: Facilitar o acesso aos recursos do sistema e compartilhar os recursos de forma organizada e protegida.

2 -  O programador deveria conhecer profundamente detalhes sobre hardware e a programação deveria ser em baixo nível, levaria muito tempo para o desenvolvimento de aplicações simples.

3 –  O modelo de máquina virtual cria um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, esse nível cria diversas máquinas virtuais independentes, onde cada uma oferece uma cópia virtual do hardware, incluindo modos de acesso, interrupções, dispositivos de E/S etc.

4 -  Visão modular dos computadores em níveis, onde inicialmente existem o nível hardware (nível 0) e sistema operacional (nível 1).

5 -   Sistemas Monoprogamáveis / Monotarefa. Sistemas multiprogramáveis / Multitarefa. Sistemas com Múltiplos Processadores.

6 -  Porque sistemas desse tipo executavam apenas uma tarefa por vez. Todos os recursos dos sistemas ficavam exclusivamente dedicados a uma única tarefa não existindo muita preocupação com problemas decorrentes do compartilhamento de recursos.

7 -  Nos sistemas monoprogamáveis existia apenas um programa utilizando os recursos disponíveis, nos multiprogramáveis varias aplicações compartilham do mesmo recurso.

8 – Redução de custos em função da possibilidade do compartilhamento dos diversos recursos entre as diferentes aplicações, redução considerável no tempo de execução de aplicações.

9 –  Sim. Um único usuário interagindo com o sistema, neste caso a possibilidade da execução de diversas tarefas ao mesmo tempo, como a edição de um texto, uma impressão e o acesso à internet.

10 -  Sistemas Batch. Sistemas de Tempo Compartilhado. Sistemas de Tempo Real.

11 – Tem como característica de não exigir a interação do usuário com a aplicação. Todas as entradas e saídas de dados da aplicação são implementadas por algum tipo de memória secundária, geralmente arquivos em disco.

12 – Permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão de tempo do processador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo (time-slice). A principal vantagem era permitir a interação dos usuários com o sistema através de terminais que incluem vídeo, teclado e mouse.

13 – A principal diferença é o tempo exigido no processamento das aplicações. Enquanto em sistemas de tempo compartilhado o tempo de processamento pode variar sem comprometer as aplicações em execução, nos sistemas de tempo real os tempos de processamento devem estar dentro de limites rígidos que devem ser obedecidos, caso contrário poderão ocorrer problemas irreparáveis. Este sistema em tempo real geralmente está presente em aplicações de controle de processos como no monitoramento de refinarias de petróleo, controle de tráfego aéreo etc.

14 –  São sistemas que se caracterizam por possuir duas ou mais UCPs interligadas e trabalhando em conjunto. A vantagem desse tipo de sistemas é permitir que vários programas sejam executados ao mesmo tempo ou que um mesmo programa seja subdividido em partes para serem executadas simultaneamente em mais de um processador.

15 – Nos sistemas fortemente acoplados existem vários processadores compartilhando uma única memória física e dispositivos de entrada / saída sendo gerenciados por apenas um sistema operacional. Nos sistemas fracamente acoplados caracterizam-se por possuir dois ou mais sistemas computacionais conectados através de linhas de comunicação. Cada sistema funciona de forma independente, possuindo seu próprio sistema operacional e gerenciando seus próprios recursos.

16 – É um sistema fortemente acoplado, caracterizado pelo tempo uniforme de acesso a memória principal pelos diversos processadores.  Nos sistemas assimétricos um processador é encarregado de gerenciar e coordenar tarefas e ações dos demais.

17 -  Caracterizam-se por possuir dois ou mais sistemas computacionais conectados através de linhas de comunicação. Sistemas operacionais de rede permitem que um host compartilhe seus recursos, enquanto em sistemas distribuídos o sistema operacional esconde os detalhes dos hosts individuais e passa a trata-los como um conjunto único.

18 – Os principais benefícios de múltiplos processadores são permitir a execução de várias tarefas ao mesmo tempo, trabalhando em conjunto ou individualmente.

19 -  Sistemas operacionais de rede, pois permitem que um host compartilhe seus recursos como impressoras e diretórios, com os demais hosts da rede.

20 -  Sistemas de Clusters, onde existem dois ou mais servidores ligados, normalmente, por algum tipo de conexão de alto desempenho.

CAPITULO 3 - CONCORRÊNCIA

1 -  Concorrência é o princípio básico para projeto e implementação dos sistemas operacionais multiprogramáveis onde é possível o processador executar instruções em paralelo com operação de entrada e saída. Isso possibilita a utilização concorrente da UCP por diversos programas sendo implementada de maneira que, quando um programa perde o uso do processador e depois retorna para continuar o processamento, seu estado deve ser idêntico ao do momento em que foi interrompido.

2 -  Porque é em função desse mecanismo que o sistemas operacional sincroniza a execução de todas as suas rotinas e dos programas dos usuários, além de controlar dispositivos.

3 -   Uma interrupção é gerada por algum evento externo ao programa independente da instrução que está sendo executado, a unidade de controle verifica a ocorrência de algum tipo de interrupção. Neste caso, o programa em execução é interrompido e o controle desviado para uma rotina responsável por tratar o evento ocorrido.

4 – Eventos síncronos são resultados direto da execução do programa corrente, Tais eventos são previsíveis e, por definição, só podem ocorrer um único de cada vez. Assíncronos não são relacionados a instrução do programa corrente, sendo assim imprevisíveis, podendo ocorrer múltiplas vezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com