TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DISPOSITIVÓS MÓVEIS E CLOUD COMPUTING

Por:   •  20/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.997 Palavras (16 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 16

DISPOSITIVÓS MÓVEIS E CLOUD COMPUTING

 Elano Macedo Luiz1, Emerson Garcia2, Irani Alves da Paixão3

1Redes de Computadores – Faculdade Objetivo

Av. T 2 nº 1.993 Goiânia – Go – Brasil

2Redes de Computadores – Faculdade Objetivo

Av. T 2 nº 1.993 Goiânia – Go – Brasil

3Redes de Computadores – Faculdade Objetivo

Av. T 2 nº 1.993 Goiânia – Go – Brasil

tecnico_elano@hotmail.com, garciaemersonqueiroz@gmail.com, icadancy@hotmail.com

Abstract: In this article, we intend to present concepts and trends inovatórias that is advancing in the world, which is called Cloud Computing. Cloud Computing The name reached the ears of many in 2008, but everything indicates that we will hear this term for quite some time. Also known in Brazil as Computing in the Clouds or Cloud Computing, Cloud Computing refers essentially to the idea of using, in any place and platform independent, the most varied applications through the Internet with the same ease of having them installed on our own computers.

Resumo: Neste artigo presente, pretende-se apresentar conceitos e tendências inovatórias que está avançando no mundo, que se chama Cloud Computing. A denominação Cloud Computing chegou aos ouvidos de muita gente em 2008, mas tudo indica que ouviremos esse termo ainda por um bom tempo. Também conhecido no Brasil como Computação nas Nuvens ou Computação em Nuvem, Cloud Computing se refere, essencialmente, à idéia de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores.

1.  Introdução Cloud Computing

Cloud Computing ou Computação em Nuvens é a virtualização de produtos e serviços computacionais, ou seja, é uma maneira de armazenar todas as informações em servidores virtuais chamados de “nuvem”, onde há uma tendência mundial para este modelo não necessitando de máquinas velozes com um grande potencial de hardware e sim de um simples computador conectado à internet para rodar todos os aplicativos. Computação nas Nuvens diz respeito ao estudo de um modelo de computação onde produtos e serviços residem em grandes servidores virtuais, bem como todo o amparo tecnológico de infra-estrutura e segurança garantindo a sua utilização.

Este estudo esclarece as principais dúvidas a respeito da Computação em Nuvens através de uma análise simplificada de sua estrutura, dando ênfase às questões do nosso cotidiano e as que poderão fazer parte de nossas vidas em um futuro bem próximo.  Atualmente os dispositivos móveis estão facilitando o acesso da Tecnologia da Informação, revendo e revolucionando vários conceitos da computação clássica.

2. Fundamentos

Computação em Nuvens surgiu da necessidade de se compartilhar ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas, utilizando a internet como principal meio de comunicação, em um aspecto semelhante às nuvens do céu. Ao invés de se ter toda essa estrutura localmente, em um cenário onde o usuário fica preso àquele hardware, com este modelo pode-se em qualquer lugar acessar conteúdos, assim, o grande diferencial do mesmo dar-se pelo acesso às informações de qualquer hora e lugar.

Dentro desse contexto, os computadores pessoais, terão apenas um chip conectado à rede mundial, simplesmente para colher dados na nuvem e trazê-los, existindo a possibilidade de todo o processamento ocorrer no servidor virtual, sendo os pc’s simples terminais “burros”, ou seja, máquinas sem processamento, servindo apenas para mostrar as requisições dos usuários.

3. O que encontramos na grande Nuvem?

Devido a uma favorável demanda composta de flexibilidade e dinamismo de acesso, onde pessoas não ficariam presas a uma determinada máquina, surge à necessidade tanto de softwares e serviços sendo disponibilizados em qualquer lugar do mundo, a maioria deles código aberto, onde pode-se fazer alterações conforme a precisão da demanda.

[pic 1]

  1. Aparelhos portáteis acessando a nuvem.

Encontram-se várias possibilidades, serviços diversos como a disposição de espaços para o acúmulo de dados, ferramentas administrativas e gerenciais, tradutores on-line, entretenimento e os próprios parques computacionais afim de armazenamento corporativo. É a própria nuvem destinada como serviço mundial.

4. Tempestade nas Nuvens

Considerando os pontos vistos os quais descrevem a Computação em Nuvens e seus objetivos, há sempre o temor de como se dá o armazenamento e o tráfego dessas informações, havendo um receio dessas cair em mãos impróprias.

Outro fator considerado é o destaque obtido dessas corporações “nuvens”, onde serão detentoras de uma quantidade enorme de informações. Devido a isso, serão visadas por pessoas mal intencionadas utilizando-se, ou não, de pestes virtuais, comprometendo assim, a qualidade da “nuvem”.

O risco de uma grande pane é possível devido a vários fatores, algumas deles são: o grande volume de tráfego e requisições simultaneamente, inviabilizando o acesso ao sistema; outros fatores são aplicativos imaturos, sem consistência e com falhas de segurança dentre outras. Surge então a necessidade de grandes investimentos em TI, visando a segurança para o controle do fluxo e armazenamento destes conteúdos, evitando brechas de segurança e controlando o acesso a pessoas mal intencionadas. Existem casos ocorridos nos produtos da Google, em que pessoas já perderam suas contas virtuais por razão de defeitos do próprio sistema, sendo obrigadas a responderem um exigente e exausto questionário para uma tentativa de recuperação das mesmas. Algumas obtiveram sucesso na recuperação e outras não. Tal formulário é submetido a uma revisão da empresa para saber se realmente aquele usuário é o verdadeiro dono da conta.

5. Acesso à Web

Apesar de muitas limitações técnicas, a velocidade de conexão à internet via celular aumentou. Os dispositivos móveis hoje transmitem mais rapidamente arquivos de fotos de alta resolução, vídeos, apresentações, notícias, textos. Permitem editar galerias pessoais com arquivos de som e imagem, transmitir reuniões e conferências, personalizar interface de sites e jogos.

O aperfeiçoamento das ferramentas permite também que os dispositivos móveis concentrem funções de publicação de conteúdo, como os veículos impressos e a web, e de transmissão de informações, como o rádio, a televisão, os telefones.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (506 Kb)   docx (531.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com