TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPRESSÕES E CONCEITOS SOBRE IHC

Por:   •  7/2/2016  •  Artigo  •  7.369 Palavras (30 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 30

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 IMPRESSOES E CONCEITOS SOBRE IHC 4

2.1.1 Alguns Conceitos 4

2.1.2 Design de interfaces 4

2.1.3 Geração de interfaces 4

2.1.4 evolução de Interfaces e a interação com o usuario 4

2.1.5 Desafios em IHC 4

2.1.6 Sobre o conceito de uso 4

2.1.7 Ciclo de Vida para design de interação 4

2.1.8 Normatização ISSO em IHC 4

2.3 SISTEMAS DE COMERCIO ELETRONICO 4

2.3. POLITICAS DE SEGURANÇA E AUDITORIA 4

2.3.1 Segurança 4

2.3.2 Auditoria 4

2.4 Edward Snowden 4

3 CONCLUSÃO 7

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade dissertar sobre as disciplinas lecionadas no primeiro bimestre do curso de analise e Desenvolvimento de Sistemas. Nossa tentativa consiste em operacionalizar os conteúdos ministrados das diversas matérias estudadas, de maneira que possamos convergir para um eixo comum. Demonstrar alguns conceitos, e ao mesmo tempo conecta-los com o coditiado do dia a dia das pessoas, afinal os sistemas devem ter como objetivo ultimo facilitar e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Num primeiro momento abordaremos alguns conceitos da disciplina de Interação Humano – Computador (IHC),disciplina que tenta oferecer respostas , que aproximem as maquinas dos serem humanos. Num segundo momento nossa atenção será focada no enorme desenvolvimento ocorrido nos últimos anos no comercio eletrônico, e em como os sistemas de informação tem contribuído para tal crescimento. Devemos ainda tocar já na terceira parte de nosso trabalho, na questão de segurança eletrônica dentro das empresas. Por fim, discutiremos questões éticas envolvendo vazamento e espionagem de informações, tendo como pano de fundo o caso de do ex-técnico da Cia Edward Snowden.

2 DESENVOLVIMENTO

No intuito de aprofundar meus conhecimentos na área de tecnologia da informação e ao mesmo tempo buscar qualificação para o mercado de trabalho, iniciamos esta jornada no mundo da ciência e do conhecimento. Para que se possa alcançar o topo da escada, é necessário subir todos os seus degraus. Penso que o que estamos iniciando aqui seja o primeiro passo para que em breve com todas as competências desenvolvidas, seja possível alcançar o topo da escada.

2.1 IMPRESSÕES E CONCEITOS SOBRE IHC

Desde seu princípio, o homem tem a necessidade de uma boa e fácil interação

com as interfaces do seu dia a dia, como exemplo, a maçaneta de uma porta. Parece muito óbvio que ao encontrar uma maçaneta o primeiro instinto será abrir ou fechar a porta, mas, não se pode esquecer que para tudo se tem um início, e lógico, algum dia inventou-se a primeira maçaneta. Será que no primeiro contato, o homem teve essa facilidade? Atualmente, são inovados e inventados vários tipos de interfaces, por isso, há grande preocupação em estudar em várias áreas a sua interação com o homem. No campo da computação não poderia ser diferente, o estudo sobre interfaces já é realizado há muitos anos, com o objetivo de facilitar a interação. Geralmente, esse estudo é denominado como Interface Homem-Computador (IHC).

Nos estudos efetuados na disciplina de Interação Humano Computador, ficou bem claro que seu objetivo principal esta na obtenção de um grau considerável de satisfação do usuário no que tange ao uso da tecnologia. Essa satisfação pode ser definida pela qualidade de uma interação entre o ser humano e o computador.

Em linhas gerais, a área de Interação Humano-Computador (IHC) investiga o “projeto (design), avaliação e implementação de sistemas computacionais interativos para uso humano, juntamente com os fenômenos associados a este uso” (Hewett et al., online). Os estudos relacionados ao projeto de IHC se referem a como construir interfaces com alta qualidade. Para isto, são definidos métodos, modelos e diretrizes. Os estudos relacionados à avaliação de IHC, por sua vez, buscam avaliar a qualidade de um projeto de interface, tanto ao longo do processo de desenvolvimento como quando o software está pronto.

Para Rocha e Baranauskas (2003) os objetivos da IHC são o de produzir sistemas “usáveis” e seguros. Para elas, esses objetivos podem ser resumidos como desenvolver ou melhorar a segurança, utilidade, efetividade e usabilidade de sistemas que incluem computadores. Nesse contexto o termo “sistemas” se refere não somente ao hardware e o software, mas a todo o ambiente que usa ou é afetado pelo uso da tecnologia computacional.

2.1.1 Alguns Conceitos

Interface é o nome dado a toda a porção de um sistema com a qual um usuário mantém contato ao utilizá-lo, tanto ativa quanto passivamente. A interface engloba tanto software quanto hardware (dispositivos de entrada e saída, tais como: teclados, mouse, tablets, monitores, impressoras e etc.). Considerando a interação como um processo de comunicação, a interface pode ser vista como o sistema de comunicação utilizado neste processo. Uma definição de interface utilizada com freqüência foi proposta por Moran:

“a interface de usuário deve ser entendida como sendo a parte de um sistema computacional com a qual uma pessoa entra em contato — física, perceptiva ou conceitualmente” (Moran, 1981).

Interação é o processo de comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.3 Kb)   pdf (308.1 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com