TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MITOS TECNOLÓGICOS

Por:   •  24/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.460 Palavras (14 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 14

MITOS TECNOLÓGICOS

Resumo

A maioria dos mitos voltados a tecnologia se estabelecem no fundamento popular gerado pelos discursos sobre determinada temática objetiva ou abstrativa. A internet, como meio tecnológico mais prático, fundamenta e criar possíveis “verdades e mentiras”, mitos e teoria, e a principal forma e prática de se disseminar ideias e concepções, que por sua vez, assume formas popularmente caóticas ou mesmo tendendo a uma possível verdade sobre a temática de tecnologia e mito.

 

Palavras-Chave: Tecnologia, Mitos, popularmente, teorias e possíveis verdades.

Apresentação

Neste trabalho procuramos apresentar apontamentos para uma reflexão a respeito dos mitos envolvidos na tecnologia, compondo a estrutura dos mitos e suas relativas desmistificações. Nosso objetivo nesse artigo é, partindo-se do exame orientado e da percepção pessoal dos integrantes do grupo, relacionar os paradigmas existentes nas verdades e vertentes míticas dos mitos em questão. Tencionamos, portanto, identificar os pontos de convergência ou de partida entre uma “verdade” e a “falsa verdade” que se dispõe por trás do mito gerado popularmente ou isoladamente.

Introdução

Estamos vivento em um mundo cercado pela tecnologia e por concepções populares a cerca dela, que por muitas vezes se gera histórias, “mitos”, que nos levam a compreender os acontecimentos atuais dentro de esferas tecnológicas ou mesmo da atualidade. Como estão negar a sua importância no dia a dia, uma vez que constantemente somos forçados com eles? Os mitos estão por toda a parte, inseridos dentro da grande rede de computadores, seja num artigo, imagem ou mesmo um post se pode criar e recriar teorias aceitáveis no meio.

O que os mitos nos fazem é pensar e refletir sobre a origem e nos remetendo ao caminho para chegarmos a uma possível verdade. Os mitos servem também de orientação para um entendimento, ou como explicação de alguns acontecimentos, para quais não conseguimos encontrar respostas. Então vamos procurar conhecer o que são eles no âmbito da tecnologia e na atualidade.

 

O Que Fundamenta O Mito?

Segundo o dicionário – Larousse da Língua Portuguesa – expressa o termo Mito como s.m(do gr. mythos, palavra expressa; fábulas)1. Simbólica, que tem como personagem deuses, seres sobrenaturais, fantasmas coletivos etc. 2. Narrativa de tempos fabulosos ou heroicos; lenda. 3. Representação de fatos ou personagens reais exagerados pela imaginação popular e tomada como modelo ou exemplo. 4. P. ext. A pessoa ou fato concebidos dessa forma. 5. Fig. Pessoa, coisa ou fato concebido que não existe na realidade; fantasia.

O mito por si só se define como algo que explica os fatores atuais através de acontecimentos primordiais, que se encontram sempre presente, sendo que, pelo rito, se faz a ligação do atual ao primordial, voltadas a mistica tecnológica. Desse modo, os mitos ao se referirem aos acontecimentos primordiais, estão nos trazendo uma explicação do atual, pois esses acontecimentos ocorreram em determinados espaços e tempos ou mesmo por fatores locais. Os mitos nos servem de modelo e de referência para toda atividade e possuem uma dimensão de eficácia. Através do rito, por assim dizer, eles têm uma espécie de âmbito mágico e teórico que produz resultados.

Mitos Tecnológicos

Com a tecnologia, não é diferente que o ser humano crie suas próprias ideias e teorias a cerca do mundo a sua volta. Mesmo as pessoas que utilizam as tecnologias atuais, tem suas questões sobre o mundo que as circula. Com toda a informação gerada, é comum criar se novas ideias e novas dúvidas sobre todo tipo de questão. Quem dentre nos usuários da Web, nunca ouviu falar de qualquer dúvida ou mesmo história criada em volta de uma realidade questionável? Existem lendas dentro de qualquer mundo social, e na tecnologia, esse fator só se amplifica pelo fato “informação rápida” proporcionado pela internet.

Daqui em diante abordaremos o artigo trabalhado em sala de aula, de maneira que o leitor possa tomar suas próprias concepções a partir dos temas mitos e verdades abardados.  

Eletrodomésticos Ligados Constituem Risco De Incêndio

Os incêndios elétricos são causados por tomadas sobrecarregadas, ventilações bloqueadas, umidade ou substâncias combustíveis sobre componentes quentes. Alguns aparelhos eletrônicos foram projetados para funcionarem de forma interrupta o que consequentemente faz com que eles estejam sempre conectados na tomada como, por exemplo, os refrigeradores, outros tipos de aparelho que não possuem essa necessidade devem sempre que não utilizados serem desligados e retirados da tomada. Os aparelhos que possuem maior risco de incêndio são os secadores de roupa e os aquecedores, porém também há aparelhos de televisão que provocam incêndios devido o superaquecimento de sua estrutura interna. Recomenda-se sempre a utilização de fusíveis adequados conforme as instruções dos fabricantes e a não utilização de gambiarras ou Benjamin para ligação simultânea de vários aparelhos que podem sobrecarregar a fiação elétrica.

Soldados Em Marcha Podem Desabar Pontes

Em 1831 quando a ponte de Broughton próximo a Manchester caiu após 74 soldados terem machado sobre ela exatamente a mesma frequência de ressonância da ponte. Porém uma análise posterior mostrou que o verdadeiro motivo para o desabamento da ponte foi que uma cavilha estava mal forjada. Contudo mesmo que a ressonância realizada pela marcha dos soldados não tenha sido a causa da queda existem fatos ocorridos nos Estados Unidos da ponte sobre o Estreito de Tacoma que desabou quando entrou com ressonância com o vento no dia 07 de novembro de 1940, a ponte vibrou em modo longitudinal e depois com a ressonância provocada pelo vento ela passou a vibrar em modo tensional o que fazia a ponte balançar para os lados, durante a ressonância a amplitude desses modos torcionais aumentou de tal forma que a ponte desabou. As pontes modernas atuais possuem uma grande margem de segurança, o que torna muito difícil o fenômeno da ressonância.

Desligar Um Pc Ou Remover Uma PenUsb Incorretamente Danifica O Dispositivo

Fazer a remoção de um dispositivo não danifica o hardware fisicamente porém existe um pequeno risco para a perda dos dados nele gravados. Pode corromper o sistema de ficheiros do disco rígido da localização de todos os ficheiros. Geralmente o sistema consegue reparar automaticamente essa ocorrência mas este processo pode ser demorado pois o dispositivo quando voltar a ser utilizado estará muito mais lento.  Qualquer dispositivo USB utiliza energia elétrica para ser identificado e lido pelo computador .Por isso, em uma remoção brusca, sem fazer com que ele pare de funcionar, pode acontecer que uma corrente elétrica esteja passando nesse momento e assim fazer com que o pendrive ou mesmo a porta de entrada USB seja queimada. Sempre se recomenda remover o hardware para evitar complicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (204.2 Kb)   docx (66.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com