TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TÓPICOS DE INFORMÁTICA: TECNOLOGIA 5G

Por:   •  12/1/2022  •  Resenha  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

FACULDADE DE ENGENHARIA, LETRA E CIÊNCIAS SOCIAS DO SERIDÓ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TÓPICOS DE INFORMÁTICA

JOSE FABIO DE SOUZA MELO

TÓPICOS DE INFORMÁTICA: TECNOLOGIA 5G

CURRAIS NOVOS

2022

TECNOLOGIA 5G

por

JOSE FABIO DE SOUZA MELO

[pic 1]

        

CURRAIS NOVOS

2022

De acordo com a União Internacional de Telecomunicação, o 5G, ou a quinta geração permite a conectividade ultra-rápida e com baixa latência para vários dispositivos, internet das coisas (IoT) e um mundo totalmente conectado. Ele sucede gerações anteriores, mas autoridades e especialista apontam que terá melhorias não apenas incrementais, mas qualitativas. Enquanto a tecnologia 1G tinha velocidade de 2Kbit/s e o 4G garantia tráfego de 1Gbit/s, o 5G terá a velocidade para baixar as informações de até 1001 Gbit/s. Enquanto a latência (diferença na resposta na transmissão de dados) era de 60 – 98 milissegundos no 4G, já no 5G ela será reduzida a 1 milissegundo. Além disso, a capacidade de conectar dispositivos poderá abranger até 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado.

Ademais, vale ressaltar as vantagens e malefícios dessa nova tecnologia. Dentre os benefícios vale pontuar a velocidade, com o 5G as redes móveis podem atingir até 20 gigas por segundo de downloads, também a redução do consumo de bateria, mais conexões, ou seja, tudo interligado e acessível, ainda, facilitará o uso da robótica, inteligência artificial e a realidade virtual. Como tudo na vida não é tão perfeita a internet 5G apresenta alguns aspectos que podem ser levado como desvantagens, mesmo que temporariamente. Um dos impactos “negativos” tem a ver com os dispositivos que não são compatíveis com essa nova tecnologia, como o avanço dessa tecnologia será progressiva algumas áreas vão demorar meses para ser introduzida, o que é sempre um problema que retarda a digitalização.

Portanto, vamos imaginar como essa nova tecnologia pode influenciar onde vivermos. Por exemplo, podem permitir na área da saúde como Hospitais e UBS a realização de diagnósticos, monitoramento de paciente tudo de forma remota Já no Varejo, será possível, por exemplo, desenvolver canais de vendas 100% conectados ao consumidor. Além disso, pode favorecer a automatização dos escritórios de bancos, universidades e escolas, que puderam realizar suas tarefas com mais facilidade e, provavelmente, aumentando a produtividade e as relações do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com