TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Openfire - administração da ferramenta

Por:   •  3/7/2015  •  Artigo  •  2.339 Palavras (10 Páginas)  •  943 Visualizações

Página 1 de 10

SEGUNDA PARTE – ADMINISTRANDO O OPENFIRE

No ultimo artigo, foi explicado como instalar e configurar um servidor Openfire. Neste artigo irei explicar como administrar a ferramenta. Os tópicos abordados neste serão:

  • Conhecer a ferramenta.
  • Criar usuários.
  • Criar grupos.
  • Criar conferências (salas).
  • Instalação e configuração do Spark.

Acesse o servidor com o usuário admin.

A tela que nos é apresentada assim que efetuamos login no servidor, é o painel principal de gerenciamento da ferramenta Openfire. Através do navegador iremos realizar todas as configurações necessárias para atender a nossa demanda de serviços.

O Openfire é dividido em 5 partes, onde cada uma trata de uma determinada ação. São elas:

  • Servidor

        Painel principal onde podemos verificar a configuração do servidor, tais como: quantidade de horas e         data de ligamento do servidor, versão instalada, nome do servidor, processador, uso de memória.         Também podemos alterar as portas de comunicação do servidor.

        

        Do lado esquerdo temos as opções referentes ao painel de Servidor.

[pic 1]

        

        De forma resumida, as opções de Gerenciamento do Servidor são para a configuração de         funcionamento do Openfire. Podemos alterar o idioma e fuso horário da ferramenta (útil caso         tenhamos escolhido o idioma errado na instalação), Logs de funcionamento da ferramenta, não         confunda os logs de mensagens com este (iremos ter um tópico somente tratando deste assunto),         Propriedades do banco de dados, onde podemos ver conexões e informações sobre usuário e de         como o mesmo está configurado. Clustering permite que o servidor de escala vários discos (utilizado         para que quando um disco falhe o mesmo possa continuar a funcionar).

        

[pic 2]

        De forma resumida, as opções de Configurações de Servidor são para definir como as configurações         para os clientes irão funcionar. Uma das opções que se destaca é: Mensagens Off-line, onde         podemos configurar para armazenas as mensagens mesmo se o usuário não esteja logado e envie         assim que estiver online.

        De forma resumida, as opções de Media Services são para configuração de serviços de media,         incluindo VoIP (Voz sobre IP).

[pic 3]

        Por padrão esta opção vem desabilitada.

  • Usuários/Grupos

        No painel de Usuários/Grupos são definidos o nome dos usuários que irão utilizar o Spark, assim         como a criação de grupos.

[pic 4]

Na opção Usuários poderemos criar os novos usuários e em Pesquisa de Usuários podemos realizar pesquisas de usuários criados no sistema. Por padrão o usuário admin não possui grupo, conforme exibido na imagem acima.

Para criar um novo usuário, clique na opção Criar Novo Usuário.

[pic 5]

Conforme imagem acima, você deverá entrar com os dados solicitados. Note que os campos contendo um *, significando que o campo é necessário e caso não seja informado à criação não será efetuada, sendo informado com uma mensagem do campo não preenchido. Como exemplo, tentei criar um usuário sem informar o nome de usuário. Uma mensagem de erro foi gerada, conforme imagem a seguir.

[pic 6]

Como exemplo correto de criação, irei criar meu usuário. A imagem a seguir é um exemplo de uma criação correta.

[pic 7]

Após entrar com os dados, clique na opção Criar Usuário. Caso queira criar mais de um usuário, clique na opção Criar & Criar Outro. Se todos os dados informados estiverem corretos, uma mensagem de sucesso será informada, conforme imagem a seguir.

[pic 8]

Note que após a criação do primeiro usuário, é adicionada automaticamente a Opções do Usuário, no canto superior esquerdo. Nesta opção teremos algumas opções para gerenciamento dos usuários criados. Como por exemplo, podemos ver a propriedades e um usuário, informações sobre os grupos que o usuário pertence bloquear o usuário e remover o usuário.

Ao clicar em lista de usuário, serão exibidos todos os usuários criados no sistema. Lembre-se que para acessar as opções do usuário, você terá que clicar no usuário da listagem do painel.

Agora iremos falar sobre a criação de grupos. Clicando em Grupos, localizado ao lado da opção Usuário, será exibida 2 opções, Lista de Grupos e Criar Grupo. Por padrão não existe grupo criado no sistema. Uma boa dica é criar os grupos de acordo com os setores da empresa, pois a frente veremos como configurar para que somente a lista de usuário seja exibida para grupos específicos.

[pic 9]

Para criar um novo grupo, clique em Criar Novo Grupo. Serão solicitados 2 dados para o correto preenchimento, os compôs são Nome do grupo e Descrição. É recomendado que o grupo criado tenha uma pequena descrição, pois o mesmo poderá ser utilizado para uma melhor gestão da ferramenta. Após informar os 2 campos, clique em Criar Grupo. A imagem a seguir exemplifica a criação de um grupo chamado TI.

[pic 10]

Após clicar na opção, você será encaminhado para uma nova janela e uma mensagem de criação bem sucedida será exibida, conforme imagem a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (957.7 Kb)   docx (482.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com