TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos do Oracle

Por:   •  9/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.027 Palavras (9 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

O portfólio em questão irá abordar uma pesquisa minuciosa e tentar esclarecer ao máximo sobre as ferramentas SQL Loader, RMAN (Recovery Manager) e Database Crontrol. Assim explicando sobre as funções e comandos dessas ferramentas.

Sequencialmente, após o término da pesquisa sobre as ferramentas citadas anteriormente, será colocada as perguntas propóstas préviamente pelo professor no documento explicativo sobre o portfólio da matéria em questão, junto com suas respectivas respostas, que a propósito também abordam e acrescentam conhecimento sobre o banco de dados SQL, tanto comando e funções dele como também curiosidades sobre o meio de profissionais e usuários.

SQL Loader

É uma ferramenta utilitária presente na instalação do Oracle Server e do Oracle Client, sua função é permiter ler dados de arquivos externos e carrega-los em tabelas de um banco de dados Oracle.

Essa ferramenta possui alguns diferenciais e vantagens, uma dessas vantagens é de ser extremamente flexível e rápido em relação aos tradicionais scripts de insert, o que permite a inserção de um altíssimo número de linhas em poucos segundos.

Suas principais características são:

o Carregar dados via rede, assim o arquivo de dados pode estar em um sistema diferente do banco de dados (userid=username/password@instance);

o Carregar dados de vários arquivos de dados durante a mesma sessão de carga;

o Carregar dados em várias tabelas durante a mesma sessão de carga;

o Especificar o conjunto de caracteres (characterset) dos dados;

o Carregar dados de forma seletiva (pode carregar registos com base nos valores dos registos) - "when" categoria='ROUPAS';

o A manipulação dos dados antes de os carregar usando funções SQL;

o Gerar valores sequencias para uma determinada coluna, entre outras.

Primeiramente, para executar uma carga de dados com o SQL Loader, deve-se utilizar obrigatoriamente um arquivo de controle e um arquivo de dados, como parâmetros. Ocasionalmente a carga de dados pode, e muitas vezes irá, gerar log das operações executadas, dos dados rejeitados e dos dados descartados. A imagem a seguir ilustra como funciona a estrutura explicada anteriormente:

Control File

É um arquivo de texto com uma extensão .ctl (não obrigatória), que deve conter as informações: caminho do arquivo de dados, nome do arquivo de dados, formato dos dados, detalhes de configurações e de como manipular esses dados.

Data File

É um arquivo de texto com uma extensão qualquer, como .csv, .dat, .txt e entre outros, que pode conter registros, linhas, em um dos seguintes formatos: registro fixo, registro variável e registro de fluxo.

Log File

É um arquivo de texto que contém um resumo em detalhes do processo de carga.

Bad File

É um arquivo que contém registros que são rejeitados pelo processo de carga por conterem dados em formato de entrada inválido, resumidamente são arquivos de erros. Permite também a verificação das linhas do arquivo de dados que foram rejeitadas, para que possa ser feita a analise da causa da rejeição.

Discard File

Criado somente quando for especificado no arquivo de controle, e contém registros que são excluídos do processo de carga por não corresponderem aos padrões ou critérios de seleção de carga, que são especificados no arquivo de controle.

A importação de dados é uma tarefa comum na vida de todo administrador de um banco de dados.

O SQL Loader é uma ótima opção para quem precisa de um pouco mais de recursos na construção desse tipo de rotina, isso se deve por conta de seu mecanismo de scripts. Além de seus comandos e opções, que já o tornam uma ótima ferramenta, existem também diversas outras parametrizações que podem ser inseridos na sua configuração, o deixando ainda mais rápido e versátil.

RMAN (Recovery Manager)

O Recovery Manage (RMAN) é uma ferramenta de backup and recovery de banco de dados, desenvolvida e fornecida pela própria Oracle desde a sétima versão dos seus bancos de dados.

A ferramenta tem como objetivo gerenciar todos o backups através de repositórios ou catálogos. É um aplicativo por linha de comando muito parecido com o SQL Plus, e assim como ele também é executado em diversas plataformas diferentes, como Windows, Linux e Unix. Resumidamente o RMAN oferece opções de backup, restauração e recuperação, e é recomendada pela Oracle como seu método preferencial para realizar backups e recuperações.

O RMAN é uma ferramenta com ótimos recursos, e ao mesmo tempo de fácil manuseio para quem tem prática nesse tipo de cenário, e deveras seguro na proteção dos backups feitos.

Essa ferramenta possibilita os seguintes tipos backups:

o Backup Full (banco de dados offline);

o Incremental (banco de dados online);

o Backupset (cópia incremental apenas dos blocos alterados).

Possui também recursos como:

o Flashback Recovery: recuperação rápida de dados;

o Duplicate Auxiliary Database: duplicação do banco de dados para uma máquina local ou remota;

o Recovery Block: recuperação apenas do bloco de dados corrompida;

o Tablespace Point-In-Time Recovery: recuperação de um ou mais objetos em uma base auxiliar até um determinado período.

O RMAN oferece também outras funcionalidades, como garantir a consistência e integridade do backup, uma política de retenção, exclusão de backups obsoletos, listagem completa e sumarizada por backup, personalização de backup, criação de scripts automatizados, pacotes e views específicos no banco, integração com software de media tape de terceiros para gravar backups diretamente nos tapes, que são dispositivos com alta capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com