TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Análise Orientada a Objeto

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA – FACNET - DF

CURSO: BSI – BACHARELADO EM SISTEMAS DA INFORMAÇÃO

DISCIPLINA: ANÁLISE ORIENTADA A OBJETO

ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Fundamentos de Análise Orientada a Objeto

Etapa 3 e 4 – ATPS

Junho   -    2015

Brasília    -    DF

SUMÁRIO

Pagina 03   -  Resumo 3.1 – Diagrama de Sequência

Pagina 04   -  Exemplo – Diagrama de Sequência

Pagina 05   -  Resumo 3.2 – Utilização do Diagrama de Sequência

Pagina 06   -  Resumo 4.1 – Diagrama de Atividades

Pagina 07   -  Exemplo – Diagrama de Atividades

Pagina 08   -  Resumo 4.2 – Componentes Diagrama de Atividades

Pagina 10   -  Bibliografia


Resumo 3.1 – Diagrama de Sequência

O Diagrama de Sequências é o mais importante dos quatro diagramas de interação. Os outros são Diagrama de Comunicação, Diagrama de Visão Geral e Diagrama Temporal.

A responsabilidade de um diagrama de Interação é mostrar a interação entre os objetos de um sistema por meio de uma visão dinâmica. Essa interação entre objetos é representada por meio de mensagens. Ao se identificar as mensagens, estamos identificando os serviços oferecidos pelas classes. E, por sua vez, identificar os serviços, significa que estamos encontrando quais os métodos necessários a cada classe. Por isso, normalmente só chegamos a uma versão final do modelo de classes depois que passamos pelo diagrama de sequências, pois só com ele conseguimos enxergar claramente todos os métodos que serão necessários para atender aos casos de uso.

Cada diagrama atende a uma característica particular, apesar de todos os diagramas terem um objetivo final comum.

O Diagrama de Sequências surge de uma modelagem feita a partir dos casos de uso, com o auxílio das classes já identificadas num modelo de classes. No caso de uso, estabelecemos a ordem das funcionalidades, sem nos preocuparmos com a implementação. Ao modelarmos o diagrama de sequências, representaremos por mensagens cada item descrito nos cenários principal e alternativos. Essas mensagens podem ser expressas do ator para o sistema, ou da interface para os objetos.

Em um diagrama de sequência, os seguintes elementos podem ser encontrados:

 linhas verticais representando o tempo de vida de um objeto;

 barras verticais que indicam exatamente quando um objeto passou a existir. Quando um objeto desaparece, existe um "X" na parte inferior da barra;

 linhas horizontais ou diagonais representando mensagens trocadas entre objetos. Estas linhas são acompanhadas de um rótulo que contém o nome da mensagem e, opcionalmente, os parâmetros da mesma. Observe que também podem existir mensagens enviadas para o mesmo objeto, representando uma iteração;

 uma condição é representada por uma mensagem cujo rótulo é envolvido por colchetes;

 mensagens de retorno são representadas por linhas horizontais tracejadas. Este tipo de mensagem não é frequentemente representado nos diagramas, muitas vezes porque sua utilização leva a um grande número de setas no diagrama, atrapalhando o entendimento do mesmo. Este tipo de mensagem só deve ser mostrado quando for fundamental para a clareza do diagrama.

Exemplo – Diagrama de Sequência

[pic 1]


Resumo 3.2 – Utilização do Diagrama de Sequência

Diagrama de Sequência e utilizado para simular um cenário para um algum caso de uso. Mostra os eventos que partem do ator e chegam ao sistema. Para cada evento recebido o sistema irá destacar uma operação em resposta. Possui objetos que mostra o envio de mensagens entre eles e propõem ao longo de uma linha de tempo a sequência de comunicações entre objetos. O decorrer do tempo é imaginado observando-se o diagrama no sentido vertical de cima para baixo. As mensagens enviadas por cada objeto são representadas por setas entre os objetos que se relacionam.

Os diagramas de sequências destacam a perspectiva temporal. Há dois tipos de utilização desse diagrama, dependendo da fase em que estamos, documentação dos casos de uso (diagrama de sequências de eventos do sistema) e representação das interações entre objetos.

Quando utilizar diagrama de sequência?

• para representar em alto nível a interação entre diferentes objetos visando atender a um caso de uso;

• para ajudar a encontrar os métodos do diagrama de classes;

• cuidado: não use diagrama de sequência...

– para métodos muito simples (ex.: get e set);

– para definição precisa de como será o código;

A construção do Diagrama de Sequência é feita geralmente da seguinte maneira:

• escolher um caso de uso;

• identificar os objetos que fazem parte da interação;

• identificar o objeto que começa a interação;

• identificar as mensagens trocadas entre os objetos;

• identificar a sequência destas mensagens;


Resumo 4.1 – Diagrama de Atividades

Um diagrama de atividade é basicamente um gráfico de fluxo, despontando o fluxo de controle de uma atividade para outra e serão agregados para fazer a modelagem de aspectos ativos do sistema. Na maior parte, isso envolve a modelagem das etapas sequenciais em um processo computacional.

Enquanto os diagramas de sequência dão destaque ao fluxo de controle de um componente para outro, os diagramas de atividades dão destaque ao fluxo de controle de uma atividade para outra.

Uma atividade é uma execução não atômica em andamento em uma máquina de estados e acabam resultando em alguma ação, formada pelas computações atômicas executáveis que resultam em uma mudança de estado do sistema ou o retorno de um valor.

Características:

• um diagrama de atividades é basicamente um fluxograma que dá destaque à atividade que acontece ao longo do tempo. Você pode analisar um diagrama de atividades como um diagrama de sequência cujo interior é revelado;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (87.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com