TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistema de informação de cadastro de usuários

Por:   •  2/4/2018  •  Monografia  •  3.598 Palavras (15 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 15

Resumo

Com base no convênio estabelecido entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a prefeitura da cidade de Riacho Doce, foi desenvolvido um projeto para determinar, os custos de implementação de um sistema de gerenciamento de cadastro de usuários para o Centro de Inclusão Digital do Idoso (CIDI) da cidade. O sistema a ser implantado também foi determinado neste estudo, assim como os aspectos éticos do acesso à internet, pelos usuários do CIDI.

Palavras-chave: sistema de informação, custos, inclusão, internet, ética.

Abstract

Based on the agreement established between the Human Rights Secretariat of the Presidency of the Republic and the city of Riacho Doce, a project was developed to determine the costs of implementing a user registration management system for the Digital Inclusion Center of the Elderly (CIDI) of the city. The system to be implemented was also determined in this study, as well as the ethical aspects of Internet access, by CIDI users.

Keywords: information system, costs, inclusion, internet, ethics.

Sumário

Introdução 7

Objetivos 9

Sistema de informação de cadastro de usuários 10

Tela inicial 11

Cadastro do usuário 11

Cadastro de cursos 12

Matrícula de usuários nos cursos 13

Cadastro de cargos 13

Cadastro de funcionários 13

Tipos de objetos do CIDI 14

Banco de dados do sistema 15

Relacionamento entre as tabelas 19

Custos de implementação 20

Custos de implementação 21

Aspectos éticos e legais do uso da internet do CIDI 23

Conclusão 25

Referências 26

Introdução

A população idosa no Brasil e no mundo tem apresentado elevados índices de crescimento. Diante desse fato, é necessário buscar soluções que permitam um envelhecimento saudável. O indivíduo deve envelhecer sem perder a conexão com o mundo que o cerca, que, atualmente, é basicamente digital. As tecnologias, em constante avanço, deixam evidente que a busca por conhecimento deve ser contínua.

A inclusão social, como o próprio nome diz, é a busca por oportunidades iguais, tratamento respeitoso e acesso a bens e serviços para todos, independentemente das condições financeiras, deficiências, escolaridade, sexo ou idade. O aumento da expectativa de vida, traz à tona discussões sobre a inclusão do indivíduo idoso na sociedade, não somente como uma questão de envelhecimento saudável, mas também é uma questão de envelhecimento ativo, com qualidade de vida.

O aprendizado da informática na terceira idade vem suprir várias necessidades. A informatização de bancos, da própria previdência, além das instituições comerciais, pode provocar retração de idosos nas atividades da vida diária, fazendo com que busquem ajuda para realizar tais atividades.

Com o conhecimento em informática, mesmo que básico, o indivíduo tem mais independência, o que o auxiliará na manutenção da saúde mental, e proporcionará um resgate da autoestima, uma vez que um dos grandes desafios que os adultos da terceira idade encontram é o fato de que, à medida que envelhecem, vão se distanciando de parentes e amigos. O acesso a computadores e a internet pode reestabelecer conexões perdidas, reduzir distâncias e facilitar a vida social daqueles que, por motivos diversos, acabam se isolando em casa.

A gestão da velhice, segundo Debert foi considerada por muito tempo como específica da esfera privada e familiar, da previdência individual, ou de associações filantrópicas. Agora, vem se transformando em questão pública. O Governo e a iniciativa privada vêm desenvolvendo projetos espalhados por todo o país para que seja diminuído o abismo entre quem sabe lidar com a informática e quem não domina estes conhecimentos.

Basta quebrar barreiras e facilitar o acesso à informação e a treinamentos, para despertar o interesse do indivíduo.

A prefeitura de Riacho Doce, pensando na qualidade de vida de seus moradores, cuja expectativa de vida tem aumentado, segundo as pesquisas do IBGE, se uniu à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, para implementar na cidade um Centro de Inclusão Digital do Idoso (CIDI), a fim de possibilitar acesso às Tecnologias da Informação e à Internet para esta camada da população.

Neste Centro de Inclusão, “os idosos poderão fazer cursos relacionados ao uso de ferramentas tecnológicas, além de acessar a internet. A ideia é que o idoso perceba que para participar do mundo digital não tem hora, idade ou lugar. Além dos cursos e o acesso à internet, os idosos poderão também assistir a palestras relacionadas às tecnologias da informação e da comunicação” (manual do PIM III – página 24).

Foi desenvolvido um projeto de um sistema para gerenciar o cadastro dos usuários do centro de inclusão. Neste sistema, será utilizada uma ferramenta de gerenciamento de banco de dados para guardar e manipular os registros e apresentar informações que ajudem a melhorar a inclusão social dos idosos usuários do centro de inclusão.

Objetivos

Com o objetivo de demonstrar a integração das disciplinas do primeiro bimestre do curso de Tecnologia da informação, foi realizado um estudo sobre temas específicos e os resultados obtidos, estão apresentados neste trabalho.

As disciplinas em questão são:

• Sistemas de informação

• Administração de banco de dados

• Matemática aplicada

• Ética e legislação profissional

O estudo consiste em análises e pesquisas com base na parceria estabelecida entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com