TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Gerenciais

Por:   •  27/9/2020  •  Dissertação  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

MATHEUS DOS SANTOS FEYES

SISTEMA DE INFORMAÇÕES


MATHEUS DOS SANTOS FEYES

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

Artigo voltado a analisar os sistemas gerencias do setor Supergelados da empresa JBS S/A Lins.


RESUMO

Este artigo busca realizar uma análise dos sistemas gerenciais (SG) e sistemas de processamento de transação (SPT) de uma determinada empresa. A fim de mostrar a necessidade do uso e suas vantagens e melhorias que os sistemas podem trazer. Com a intenção de melhorar o fluxo de informações e o modo de gerenciamento dos dados obtidos com o auxílio destes sistemas. O trabalho também buscara auxiliar o uso de tecnologias disruptivas, com a intenção de ajudar a empresa obter uma fase decisória mais fácil e rápida.

Palavras-chaves: Sistemas, Gerenciamento, Informação, tecnologias.


SUMARIO

SUMARIO        4

1 INTRODUÇÃO        5

2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO        5

3 DESENVOLVIMENTO        6

4 CONCLUSÃO        6

REFERENCIAS        8


1 INTRODUÇÃO

Atualmente algumas empresas gerenciam suas informações de forma simples e até mesmo de forma errada, acarretando assim a perda de alguns dados importantes e logo podendo trazer prejuízos para à mesma. Para auxiliar empresas na obtenção destas informações e dados existem os sistemas gerenciais e sistemas de processamento de transação. De acordo com O’Brien (2004) alguns dos principais papeis dos sistemas de informação gerenciais (SIG) envolve o apoio as operações, tomada de decisões e vantagem estratégica. Sendo assim a utilização desses sistemas podem não só auxiliar a empresa a obter dados de venda e funcionários, como também a ajudara a tomada de decisões de seus gestores com a intenção de gerar um melhor relacionamento para com os clientes e colaboradores dessa empresa.

Com o objetivo de ajudar o setor Supergelados da empresa JBS S/A Lins, este artigo tem como princípio analisar os sistemas já existentes e suas possíveis melhorias. Pretende-se com esse trabalho implementar tecnologias necessárias para melhorar a comunicação e a obtenção dos dados de vendas e produção.

2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Sistema de informação é um conjunto formado por pessoas, software, hardware, procedimentos e dados. O sistema de informação é responsável por difundir as informações através da organização (O’ Brien, 2000). De acordo com Araújo (1999), um SI deve ser flexível, fácil de usar, responsivo, comunicativo e rentável. De acordo com (O’ Brien, 2000), podemos dividir os sistemas de informação em quatro tipos: Sistemas de informação transacionais, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão e sistemas de informações executivas. Como foi realizada uma análise, foram observados sistemas mais presentes no setor.

        3.1 Sistemas de informações Gerenciais

Após a coleta de informações o sistema gera relatórios para a gerência. Um SIG geram muitas informações que apoiam a tomada de decisão da administração.

        3.2 Sistemas de processamento de transação

Esse sistema são usados em níveis operacionais, por meio dele são registradas as transações rotineiras. Tudo que é obtido é armazenado em um banco de dados para consulta dos gerentes.

        3.3 Sistema de apoio à decisão

Em sistemas de apoio à decisão utilizam os dados adquiridos pelos outros sistemas, reunindo assim as informações e geram análises de custo, investimentos entre algumas outras decisões que precisão ser tomadas para o bom funcionamento da fábrica.

3 DESENVOLVIMENTO

A análise realizada visa o setor Supergelados/HB, setor esse que se localiza, mas especificamente na planta JBS S/A unidade Lins, tem como ramo a alimentação industrial, sua principal função a venda de hambúrgueres para empresas como Burger King, McDonald’s, Bob’s entre outras. Com sua fundação em meados de 1998, o setor tem forte referência no setor alimentício. Com suas vendas direcionadas a centros de distribuições a empresa usa o SPT para gerir seus estoques, vendas dos produtos acabados e compra de matéria prima utilizada na produção dos hambúrgueres. O setor também usa um SIG para obter e gerar informações e dados, como geração de pedidos para realização das produções, consumo da matéria prima, cálculo dos preços dos produtos, quantidade de vendas diárias. Tornando assim o sistema de processamento de transação o mais utilizado para realizar suas funções. Além desse tipo de sistema gerencial o setor utiliza o sistema de apoio a decisão para fornecer informações aos gestores sobre quando deve-se iniciar a produção de determinado produto. Para fornecer dados a gerência da unidade os gestores utilizam o sistema de informação executiva afim de mantê-los informados com dados de fácil acesso como gráficos de quanto foi realizado de produção e venda dos produtos produzidos pelo supergelados, utilizando-o também para informar sobre a situações dos colaboradores do setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com