TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO INDIVIDUAL DO 5º SEMESTRE

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  12.228 Palavras (49 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 49

PORTIFOLIO INDIVIDUAL DO 5º SEMESTRE

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        OBJETIVO        

3        DESENVOLVIMENTO        


  1.  INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade interagir as disciplinas apresentadas no semestre, onde nos estudos da engenharia e projeto de software descrevemos os riscos segundo o PMBOK e arquitetura de software, em programação para web II fazemos uma comparação entre os frameworks e relacionamos seus custos versos beneficios, já no Projeto Orientado a Objetos, será feito uma descrição da documentação descrevendo o projeto.


  1. OBJETIVO

Familiarizar o aluno quanto o assunto respectivo às disciplinas do curso de analise e desenvolvimento de sistemas do 5º semestre de 2015, sendo adquirido conhecimento das matérias estudadas neste semestre.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. O Gerenciamento de Riscos no PMBOK

  1. RISCO

O desenvolvimento de software é sem dúvida uma atividade complexa envolvendo inúmeros problemas difíceis de controlar porque são imprevisíveis, como inovações tecnológicas e os clientes estão sempre mudando ou incrementando novos requisitos, dentre muitos outros. Isto faz com que grande parte dos projetos de desenvolvimento de software não atenda o prazo estipulado e nem atenda o orçamento previsto, além de não atender às necessidades do cliente em termos de funcionalidades e qualidade. Um gerenciamento de qualidade é de fundamental importância para o sucesso de projetos de software. Sendo que a incerteza é inerente a este tipo de projeto, o gerenciamento de riscos cada vez é mais relevante neste contexto.

Risco é qualquer fator de risco que venha a assumir um valor que possa prejudicar total ou parcialmente as chances de sucesso de um projeto. Qualquer evento que possa prejudicar total ou parcialmente, as chances de sucesso do projeto é um fator de risco, isto é, as chances do projeto realizar o que foi proposto dentro do prazo e fluxo de caixa que foram estabelecidos (ALENCAR E SCHMITZ, 2006). Possibilidade e perigo são visto que em gerência de projetos, o risco está ligado a estas duas palavras. No entanto, a visão que temos em gerência de projetos é que risco é qualquer evento que, pode afetar negativamente ou positivamente o objetivo do projeto.

“Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”. Isto foi adotado pelo PMBOK para gerenciamento de um projeto.

 O PMBOK define que o gerenciamento de riscos em um projeto inclui os processos que tratam da realização, análise, resposta, monitoramento e controle e planejamento de riscos, tendo como objetivo principal aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e diminuir a probabilidade e impacto dos eventos negativos afetar o projeto. Um fator importante a ser considerado é que todas as áreas de conhecimento utilizadas pelo PMBOK para o gerenciamento de projetos são integradas, resultando nas necessidades e objetivos dos projetos ficam mais claramente definidos, o que já auxilia o processo da identificação dos riscos do projeto.

O PMBOK (2000) descreve o conhecimento e as melhores práticas em gerenciamento de projetos.

A gerência de riscos do projeto inclui os processos referentes ao planejamento da gerência de riscos, à identificação, à análise, ao planejamento das respostas e ao controle e à monitoração dos riscos em um projeto. Os processos das outras áreas do conhecimento interagem com todos esses processos. Os objetivos da gerência de risco são aumentar a probabilidade de ocorrência e os impactos de eventos positivos e diminuir a probabilidade e os impactos dos eventos adversos aos objetivos do projeto. Os processos da gerência de risco são [PMBOK, 2000]:

· Planejamento da gerência de riscos: planejar as atividades de gerência de risco a serem realizadas para o projeto.

· Identificação dos riscos: identificar os riscos que podem afetar o projeto, documentando suas características.

· Análise qualitativa dos riscos: analisar qualitativamente os riscos, priorizando seus efeitos no projeto.

· Análise quantitativa dos riscos: mensurar a probabilidade de ocorrência dos riscos e suas conseqüências e estimar as implicações no projeto.

· Planejamento da resposta aos riscos: gerar procedimentos e técnicas para avaliar oportunidades, objetivando mitigar as ameaças no projeto.

· Monitoração e controle dos riscos: monitorar os riscos residuais, identificar novos riscos, executar os planos de mitigação de riscos e avaliar sua efetividade durante todo o ciclo de vida do projeto.

  1. Categoria de Riscos

Os riscos podem ser identificados e organizados dentro das categorias de riscos, podendo afetar o projeto positivamente ou negativamente. Se bem definidos, devem refletir os princípios comuns do risco para determinada área de aplicação. As categorias de riscos, conforme Project Management Institute (2004) é as seguintes: Riscos Organizacionais, Riscos de Gerência do Projeto, Riscos Técnicos, de Qualidade ou de Desempenho, e Riscos Externos.

  1. Riscos Organizacionais

Riscos Organizacionais são aqueles que são ligados à política e gestão da empresa, por exemplo: Tempo e escopo internamente inconsistentes, falta de verba ou verba aplicada inadequadamente, competição de projetos gerando conflito de recursos e a não priorização dos projetos.

  1. Riscos de Gerência do projeto

Vários motivos que podem fazer com que um bom gestor de projetos venha a falhar pode ser, pressão de chefias para começar a desenvolver o projeto, não respeitando o tempo estipulado nem as fases do projeto (tempo de planejamento pequeno), qualidade inadequada do planejamento, com falhas na programação das atividades, má distribuição de tempo e de recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (81.2 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com