TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMAÇÃO: SUAS FERRAMENTAS E MODELOS DE PROCESSO DE SOFTWARE

Por:   •  16/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.413 Palavras (10 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 10

PROGRAMAÇÃO: SUAS FERRAMENTAS E MODELOS DE PROCESSO DE SOFTWARE

As principais ferramentas de aprendizado em desenvolvimento de software

Rafael de Azevedo

Professor-Tutor Externo Aluisio Anderson da Silveira

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Análise e Desenvolvimento de Software (FLX0168) - Prática do Módulo III

17/11/2017

RESUMO

Neste artigo, através de pesquisas documentais e revisão da obra de diversos autores, procuramos abordar e citar algumas das ferramentas de programação mais utilizadas para fins de aprendizado de programação, mas que também podem ser utilizadas para fins profissionais conforme se adquira um conhecimento avançado nas mesmas, abordaremos ainda os modelos de processo de desenvolvimento de software mais utilizados por empresas da área. Como resultado desta pesquisa obtivemos meios de nortear o início do aprendizado da programação de computadores e desenvolvimento de software, sugerindo ferramentas para diferentes fins de aprendizado, além de demonstrar os principais modelos de processo pontuando as principais características de cada um e a importância da escolha do modelo mais adequado ao modelo de negócio desejado e da adoção de modelos logo no início do desenvolvimento de um produto de software.

Palavras chave: Programação. Análise de sistemas. Desenvolvimento de software.

1 INTRODUÇÃO

Com a crescente demanda por software de qualidade, no início da era da programação de alto nível, havia um alto custo de desenvolvimento de sistemas e baixa disponibilidade de profissionais qualificados para esta tarefa, além de poucas ferramentas que auxiliassem, tanto no treinamento de novos profissionais na área quanto no desenvolvimento de sistemas profissionais.

        

Por este motivo foram criadas ferramentas ou IDEs especializadas em auxiliar o trabalho dos programadores que, no início, tinham que escrever todo o código em linguagem de programação sem nenhum tipo de auxílio na construção do código ou ainda na detecção e correção de erros e bugs.

Estas interfaces auxiliam na criação dos códigos, por exemplo, construindo automaticamente comandos e blocos de códigos em linguagens de programação diversas através de comandos simples, completando assim automaticamente as instruções com os comandos esperados, além disso elas facilitam a vida do programador ao unir, em uma só interface, as funcionalidades de editor de código, compilador e debuger, por exemplo antigamente o programador tinha que digitar o código, salvar em um arquivo, abrir um interpretador desse código para compilar o mesmo, transformando assim em linguagem de baixo nível, ou linguagem de máquina, e se houvesse um erro no código, mesmo que simples, como um sinal de ponto e vírgula faltante em alguma linha de código, o compilador falharia, e o desenvolvedor teria que revisar todo o seu código a procura do detalhe que gerou o erro, as IDEs no entanto pontuam as linhas ou comandos em que foram encontrados erros facilitando essa etapa do desenvolvimento.

São muitas as facilidades que as ferramentas de desenvolvimento trazem para os profissionais e estudantes de programação, mas também de outras áreas, por exemplo a de testes, que é parte importantíssima do processo de desenvolvimento de software.  

 

O objetivo deste artigo é esclarecer quais são as principais ferramentas de desenvolvimento de software utilizadas por programadores iniciantes em linguagens de programação utilizadas no aprendizado da lógica de programação ao redor do mundo e os principais modelos de processo de software conhecidos e adotados pelos profissionais e empresas da área.

A escolha deste tema procura elucidar para aqueles que pretendem iniciar no campo da programação, em busca de saber por onde começar, quais ferramentas utilizar, para que servem, o que são e quais são modelos de processo de software com suas características e a importância de se adotar um modelo de processo adequado logo no início do desenvolvimento de um produto de software.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1.1 Ferramentas de Desenvolvimento de Software Voltadas ao Aprendizado

As ferramentas de desenvolvimento de software auxiliam programadores na criação dos algoritmos e códigos em linguagens de programação, compilação dos códigos em linguagem de máquina, entre outros. Como toda ferramenta, cada uma serve para um propósito e situação específica, inclusive existem aquelas voltadas para o aprendizado da lógica, técnicas e linguagens de programação. Uma das ferramentas mais básicas que se utiliza ao aprender programação é o VisualG, ferramenta gratuita, de código aberto, onde se pode desenvolver algoritmos de forma intuitiva já que utiliza comandos em pseudo linguagem de programação baseadas em língua portuguesa.

De acordo com o professor Lagemann (2008, p. 2)

A linguagem VisuAlg é simples, seu objetivo é disponibilizar um ambiente de programação no idioma português do Brasil utilizando para tal o “Portugol” muito usado na bibliografia da área. Entre as principais características estruturais da linguagem vale destacar: • O VisuAlg permite apenas um comando por linha; • Todas as palavras-chave do VisuAlg foram implementadas sem acentos, cedilha, etc. • O VisuAlg não distingue maiúsculas e minúsculas no reconhecimento de palavras-chave e nomes de variáveis. • É permitida a inclusão de comentários: qualquer texto precedido de "//" é ignorado, até se atingir o final da sua linha.

Outra ferramenta interessante para quem inicia no mundo da programação e elaboração de algoritmos é o Sctrach, também ferramenta gratuita desenvolvida pelo instituto de tecnologia de Massachusetts nos Estados Unidos, desenvolvida para ser entendível mesmo para crianças de 5 anos, utiliza blocos gráficos coloridos ao invés de comandos para construção de algoritmos simples, imagens de GIFs animados e é uma forma simples e divertida de aprender programação.

Segundo a professora Conceição (2015, p. 3) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (290.2 Kb)   docx (395.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com