TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

Por:   •  4/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.941 Palavras (20 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE PAULISTA

INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

Infraestrutura de Rede Biblioteca

Guarapari-ES

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA

 PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

Infraestrutura de Rede Biblioteca

Nome: WANDERSON GERALDO O. MARTINS

RA: 2033982

Curso: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

REDE DE COMPUTADORES

Semestre: 2º

Guarapari-ES

2020

RESUMO

 A biblioteca comunitária deverá ter informações constituída de coleção organizada de livros, publicações, material gráfico e áudio visual, assim como, pessoal capacitado para orientar o usuário a utilização da biblioteca a fim de atender todas as necessidades e dúvidas da comunidade. Com base neste assunto o referente trabalho organizará um projeto de infraestrutura de redes na biblioteca, em sua parte física e lógica com especificação de materiais, equipamentos instalados e cabeamento estruturado conforme Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 14565. Necessita-se implantar uma rede interligando os computadores, possibilitando aos usuários o acesso á pesquisas de modo ágil e detalhado, conectando-se o acervo da biblioteca em seu total.

PALAVRAS-CHAVES: Infra- estrutura de redes, cabeamento estruturado.

ABSTRACT

The community library should have information consisting of an organized collection of books, publications, graphic material and audio visual, as well as trained personnel to guide the user in the use of the library in order to meet all the needs and doubts of the community. Based on this subject, the referred work will organize a network infrastructure project in the library, in its physical and logical part with specification of materials, installed equipment and structured cabling according to the Brazilian Regulatory Standard (NBR) 14565. It is necessary to implement a network connecting the computers, enabling users to access research in an agile and detailed way, connecting the library collection in its total.

KEYWORDS: Network infrastructure, structured cabling.

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é desenvolver um estudo sobre um ou mais sistemas da área de tecnologia da informação de uma Biblioteca comunitária, analisando e suas redes de computadores e telecomunicações buscar saber como é o desenho das topologias das redes implantadas e quais são seus principais componentes e acessórios da LAN (Local Area Network), WAN (Wide Area Network) e redes sem fio.

Caso seus sistemas sejam desenvolvidos internamente, descrever e avaliar a metodologia de desenvolvimento utilizada, detalhando como é feita a modelagem de processos.

Verificar, também, o motivo da escolha da topologia e modelagem de processos, apontando o que a levou a aderi-los. detalhe muito interessante a ser observado é a comunicação entre diferentes topologias, visto que essa comunicação se dá por meio de protocolos, e os protocolos definem os vocabulários e as regras que os computadores da rede devem usar para se entenderem, permitindo assim a comunicação entre eles. Portanto, havendo mais de uma topologia, checar como é feita a tradução dos protocolos e endereços e qual é a versão do protocolo de controle de transmissão/protocolo de internet (TCP/IP).

Com relação ao modelo OSI (Open Systems Interconnection), um padrão muito importante, checar e utiliza e acredita que, realmente, ele facilita a implantação e análise de uma estrutura ou se ela acha que cada local deve continuar operando de maneira peculiar, desenvolvendo suas redes como bem entendem.

Buscar saber se ela já foi prejudicada por não obedecer a alguma norma essencial, como o procedimento operacional padrão (POP), quando da tentativa de obtenção de certificações do tipo ISO 9001, e o que fez para consegui-la.

Outro detalhe a ser analisado é sobre o modelo de roteamento adotado, como é montada a tabela de roteamento, quais são os protocolos envolvidos e como é executada a administração dos computadores da rede.O objetivo deste trabalho é montar um projeto de cabeamento estruturado para a Biblioteca comunitária, tratando apenas da estrutura física a fim de criar, integrar, organizar e flexibilizar a rede da biblioteca. A maior motivação deste trabalho deve-se ao fato de que a tecnologia de Cabeamento Estruturado, envolvendo os aspectos básicos de telecomunicações, está ocupando atualmente, em todo o mundo, um espaço muito significativo.

 O avanço da tecnologia de cabeamento proporciona o crescimento e melhor qualidade na transferência de dados como serviços de voz, e imagem. O conceito de Sistema de Cabeamento Estruturado surgiu como resposta a este avanço das telecomunicações, para avançar no social, educativo e informativo, que esse projeto tem para a população que será atendida nessa biblioteca, trazendo conhecimento, informação e proporcionando qualidade no que diz respeito a topologia física.

 O planejamento de cabeamento estruturado compreende todos os computadores deste ambiente dentro da normativa NBR ISO 14565 EIA/TIA 568 que utilizará desde cabos UTP e conectores RJ45 (Camada Física) há Switches, Roteadores (Camada de Enlace) a fim de conferir maior organização, segurança, otimização de recursos e fácil gerenciamento com um conceito de conectividade com a internet usando as melhores práticas do mercado. A metodologia aqui utilizada baseou-se em pesquisas bibliográficas em dicionário e na internet além do conteúdo contido nas disciplinas de Redes de Dados e comunicação, Cabeamento estruturado e Arquitetura de Redes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (997 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com