TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por Que investir em melhorias de processos?

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

O artigo “Por que investir em melhorias de processos? ”, inicia respondendo a duas questões muito importantes para quem pensa em investir em melhorias de processos dentro das empresas:

  1. Qual o mercado em potencial?
  2. Quais perspectivas de retorno do investimento?

A resposta apresentada nesse artigo para as questões citadas é “O investimento na melhoria do processo de software é fundamental tanto para se manter competitivo, quanto para manter e conquistar espaço no mercado brasileiro e internacional.”.

Para isso, o artigo apresentou uma pequena analise no mercado brasileiro de software, que está em expansão, mas ainda é irrisória em participação no mercado mundial. E apresenta como diferencial competitivo, a capacitação das empresas por meios de certificações de maturidade do processo de software, por exemplo, CMMI, MPS-Br e o SPICE. Mas as empresas brasileiras esbarram em um impeditivo principal, que seria o de custo muito elevado para obtenção desses certificados, que se torna inviável para a maioria das micro e pequenas empresas.

Mas como contraponto o artigo apresenta o que seria os principais benefícios do retorno do investimento, de acordo com pesquisas e diversos estudos de caso, sendo eles:

        1. Aumento da qualidade do software produzido

2. Aumento da satisfação do cliente

3. Aumento da produtividade da empresa

4. Redução dos custos de desenvolvimento

5. Diminuição da rotatividade de pessoal

             6. Aceleração da curva de aprendizado do desenvolvedor

             7. Aumento da moral da equipe

O foco no processo permite às organizações se tornar mais produtivas, produzir software com menos defeitos, lidar melhor com riscos, melhorar suas estimativas de prazos e custos, aumentar a moral da equipe de desenvolvedores e se sair melhor em projetos grandes. Sendo assim é notável que o efeito do investimento em melhoria de processos de software relativos à produtividade e os fatores principais da alteração dessa produtividade estão totalmente ligados um ao outro, pois melhorando o processo melhoramos a produtividade diretamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com