TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Atividade I – Ciclo II

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

Portfólio (Atividade I – Ciclo II)

Abordagem Instrucionista

Abordagem Construcionista

Características:

Conhecimento por meio da instrução;

Sentido Computador – Software – Aluno;

Conteúdo divido em módulos;

Avaliação ao final de cada módulo;

Processos para chegar à resposta são desprezados;

Prepara os educandos para domínio dos recursos computacionais;

Utiliza-se software como apoio ;

Baseado em perguntas e respostas;

Informações repassadas ao aluno em forma de tutorial, jogos, simulação e outros;

Características:

Ênfase na construção do conhecimento;

Sentido Aluno-Software-Computador;

Aprendiz constrói seu conhecimento por intermédio do computador;

Focado na aprendizagem e não no ensino;

Aluno gerencia seu próprio processo de aprendizagem;

Objetiva o ensino a obter maior aprendizagem com um mínimo de ensino;

Apresente qual abordagem você escolheria para a sua prática docente. Lembre-se de que estamos vivendo um processo de Inclusão Escolar, e que você poderá ter algum aluno com alguma deficiência ou Síndrome, como a Síndrome de Down, por exemplo.

De acordo com as abordagens acima citadas, a abordagem instrucionista deve ser intercalada com a construcionista no processo de aprendizagem. Uma completa a outra em determinadas situações, e eu entendo que não devemos nos limitar a apenas uma escolha como é nos questionado na pergunta dessa resposta. A abordagem instrucionista é interessante nos conteúdos iniciais, pois auxiliam os alunos no contato inicial com os recursos tecnológicos.

Atualmente presenciamos uma realidade em que os níveis de interação dos alunos com a tecnologia não são lineares para todos, tornando esse modelo de abordagem muito interessante para nivelar o conhecimento dos recursos tecnológicos juntamente aos alunos.

O modelo construcionista fornece uma construção da aprendizagem propriamente dita, instigando o aluno a trabalhar seu conhecimento adquirido de forma teórica.

No caso de alunos que possuem alguma deficiência, a abordagem instrucionista é interessante para ser utilizada antes da construcionista. Em minha opinião, a abordagem instrucionista irá preparar o aluno para o uso da tecnologia e deixá-lo mais familiarizado com os recursos tecnológicos.

Como devemos escolher um software educacional para ser utilizado com foco na abordagem instrucionista ou construcionista.

Busque um software educacional que poderá contribuir no processo de escolarização de alunos com alguma deficiência ou Síndrome.

O software PlayDown é um aplicativo para o desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down e outras deficiências intelectuais.  O aplicativo é composto por 10 jogos com desafios de diferentes níveis, que auxiliam no raciocínio lógico, memorização, coordenação motora e autodomínio. O aplicativo foi premiado como Melhor Projeto de Inclusão da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza(Feteps) 2015.

O aplicativo está disponível na Google Playstore e pode se instalado em dispositivos móveis.

O software DownEx é um jogo educacional que tem como propósito auxiliar nos primeiros conteúdos da alfabetização. Ele foi projetado tendo como público alvo pessoas com síndrome de Down que estão inseridos neste processo de alfabetização. Down vem de uma homenagem à síndrome e Ex vem de exercício, prática para um aprendizado contínuo.

Desta forma o DownEx é um software educacional de letras, onde a pessoa com de Down seleciona as imagens que condizem com a letra escolhida. É disponibilizada uma tela contendo as vogais e consoantes em caixa alta. Para cada letra escolhida é disponibilizado na tela uma combinação de nove imagens.

Por conseguinte, o Down associa as imagens com a letra escolhida no início do software, caso a escolha esteja correta é informado uma mensagem de incentivo (por exemplo: “Parabéns”) sendo pontuado o acerto e armazenado na base de dados. Caso, a imagem escolhida seja a errada será visualizada uma mensagem informativa (por exemplo: “Tente Novamente”) não sendo pontuado ou armazenado na base de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com