TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Professor-Tutor Externo Rafael Frasson

Por:   •  5/12/2023  •  Artigo  •  2.584 Palavras (11 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 11

AVALIANDO OS SOFTWARES EDUCATIVOS  E APLICANDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Aurilene Rodrigues de Sousa

Professor-Tutor Externo Rafael Frasson

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso LIN180 – Prática do Módulo 4

RESUMO

A educação  está, cada vez mais, dependente dos softwares educativos , principalmente, ao crescente número  de alunos que buscam a formação profissional e o conhecimento das tecnologias.

Sendo assim, os softwares educativos estão se tornando uma solução indispensável,

 a medida que são empregados simulando e  substituindo  sistemas físicos reais da vida profissional. Portanto  também são  responsáveis por estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico e, conseqüentemente, da autonomia, a medida em que os alunos podem

levantar hipóteses e tirar conclusões a partir dos resultados apresentados.

Palavras-chave: software, educativo, educação profissional.

INTRODUÇÃO

   Muitos  anos se passaram sendo  marcados pela presença do quadro negro, do giz e do

livro como instrumentos tecnológicos mais utilizados no ensino para a mediação pedagógica. Contudo, nos últimos quarenta anos presenciamos a difusão de um artefato tecnológico, uma ferramenta complexa que está se expandindo e que tomou conta praticamente de todas as instâncias educacionais, o computador.

A união entre os meios de comunicação e os computadores está revolucionando a educação e, cada vez mais, as tecnologias estão permeando as ações pedagógicas que colocam os professores diante do desafio de rever  os paradigmas sobre a educação e perder a insegurança a respeito do contato com o novo. Porem nesse sentido, a Internet surgiu como parte dessa união  possibilitando experiências e atividades pedagógicas inovadoras através, segundo Cesconeti (2006), da integração pela web das grandes redes mundiais, o que

gera novos conceitos e novos modos de aprendizagem.

    Na atualidade, as atenções e questionamentos se voltam para o computador,

porque é o mais novo instrumento de utilização a fazer parte do cenário

educacional.

   Os responsáveis por tornar o computador o mais versátil mediador tecnológico na educação são os programas e os protocolos de comunicação que recebem o nome de software.

      Desta forma, com a introdução do computador como mediador didático, desenvolveram-se softwares específicos para serem utilizados em contextos de ensino-aprendizagem. Porém, vários softwares desenvolvidos para outras finalidades, também são utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Com  isto tanto os softwares específicos para o ensino, quanto os vindo outras áreas, e aplicados no ensino, passaram a ser chamados de  softwares educacionais.

    Neste contexto  histórico, as novas tecnologias demonstram que, quando utilizadas adequadamente, auxiliam no processo da construção do conhecimento, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais estimulante e mais eficaz.

     Por outro lado, verificamos, também, no ensino médio e universitário, uma tendência de manter os métodos de ensino tradicional, sem o auxílio de ferramentas computacionais, com a desculpa  de perda de tempo e/ou a desvinculação do assunto abordado.

     Estas tecnologias não dispensam a presença  do professor, ao contrário, exigem que o mesmo, adicione ao seu perfil novas exigências bem mais complexas tais como: saber lidar com ritmos individuais dos seus alunos, aprimorar  técnicas novas de elaboração de material didático produzido por meios eletrônicos, trabalhar em ambientes virtuais diferentes daqueles do ensino tradicional da universidade, adquirir uma nova linguagem e saber manusear criativamente a oferta tecnológica.

     Nesse sentido, Litwin (1997) destaca a importância de entendermos as novas tecnologias digitais como  sendo um produto sócio-cultural, ferramentas físicas e simbólicas que servem de mediadores na interação do homem com o meio, no sentido de compreendê-lo e transformá-lo.

    Segundo Freire (1975), a educação visa não apenas inserir o homem no mundo, mas com o mundo, de uma forma crítica e autônoma. Então, atualmente, esse homem deve ser capaz de participar desse mundo que, cada  vez mais, se compõe de ambientes informatizados.

      Conseqüentemente, devemos  rever não só os valores e métodos do ensino tradicional  como também, avaliar como os softwares educativos são utilizados, atualmente, no ensino e de que forma essas ferramentas computacionais podem contribuir de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem e na construção do conhecimento.

 SOFTWARES EDUCACIONAIS

   O que  diz respeito a um software é o caráter educacional, e a sua aplicação no processo ensino-aprendizagem, sendo assim  um software pode ser considerado educacional  quando adequadamente utilizado em uma relação de ensino-aprendizagem.

    Contudo, Oliveira (2001) enquadrada os softwares educacionais em duas categorias  que são:

• Software aplicativo, são aqueles que não foram desenvolvidos  com a  finalidade  educativa, porem  podem ser utilizados para este fim. São os programas de uso geral no mercado e utilizados em contexto de ensino, como por exemplo, o Banco de Dados, Processadores de Texto, Planilhas Eletrônicas e Editores Gráficos. Segundo Carvalho e Jucá (2003), softwares aplicativos podem também ser usados para construir um software educativo através, por exemplo, da programação de planilhas eletrônicas que armazenam e executam equações de uma modelagem de um sistema real.

• Software educativo, tem como objetivo  favorecer os processos de ensino-aprendizagem, são desenvolvidos especialmente para construir o  conhecimento relativo a um conteúdo didático.            Entre as características principais de um software educativo esta  o seu caráter didático com a finalidade de levar o aluno/usuário a construir o conhecimento em uma determinada área, sua possibilidade de interação, com a participação do  professor, permite ao  usuário e programa a sua facilidade de uso, demonstrando  que qualquer usuário pode desenvolver suas atividades com facilidade.

 SOFTWARES EDUCATIVOS

    Devido ao aumento significativo do número de estudantes , houve também um a necessidade do aumento da capacidade dos laboratórios e recursos didáticos, e  físicos para satisfazer o aprendizado de todos os alunos.

      Jucá (2004) defende que a qualidade de um software educativo esta relacionada com a capacidade em que o computador, como mediador didático, tem de obter satisfação e êxito dos alunos na aprendizagem de um conteúdo ou habilidade.

  As características que diferencia um software educativo é o seu desenvolvimento fundamentado em uma teoria de aprendizagem, a capacidade em que o aluno tem ao construir o conhecimento sobre um determinado assunto, o seu poder de interação entre aluno e programa mediado pelo professor e a facilidade de atualização dos conteúdos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com