TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar - PIM V

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.610 Palavras (31 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 31

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

Performance em projeto de aplicação, no prazo e dentro do orçamento.

POLO Jaguaré/SP

2012

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I

Performance em projeto de aplicação, no prazo e dentro do orçamento.

                 

                                                  Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

       Semetre: 1º/2012

POLO JAGUARÉ/SP

2012

Resumo

      A empresa MATRICIAL SOLUÇÕES DE TI LTDA, há mais de 10 anos no mercado de TI e necessitando de melhorias na administração dos seus servidores e por conseqüência a alta disponibilidade dos dados neles armazenados, contratou os serviços da empresa IT Solutions, que após um minucioso trabalho para realização da reestrutura diagnosticou, que os sistemas operacionais, a ferramenta para armazenamento e administração dos bancos de dados e o hardware utilizado estavam desatualizados no mínimo 05 anos, ou seja, a estrutura atual estava obsoleta e já não garante a performance desejada para os dias de hoje quando fala-se em milhões de linhas dados.

      A solução para o problema foi a contratação de um provedor com o serviço de Computação em Nuvem (em inglês, Cloud Computing), este que utiliza-se da memória, da capacidade e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet seguindo o princípio da computação em grade, capaz de alcançar uma alta taxa de processamento  dividindo a tarefa entre diversas máquinas, podendo ser em rede local ou rede de longa distância, que formam uma máquina virtual.

      A maior vantagem da computação em nuvem é a possibilidade de utilizar softwares sem que estejam instalados no computador, entre outras.

      Palavras-chaves: Computação em Nuvem

Abstract

      The Company MATRICIAL SOLUÇÕES DE TI LTDA already on the market for over 10 years in the need of administration improvement of their servers and hence to that the high availability of the stored data, retained the services of the IT Solution Company.

      The company detected, after a careful diagnose, that the operational system, the data storage and administration tool and the hardware in operation were outdated at least for 5 years. The current structure was no longer guaranteeing the desired performance required for nowadays when working with data rows.

      The solution was to hire a Cloud Computing provider. The Cloud Computing is the usage of memory and calculation of computers or servers networked through the internet following the principle of the grid computing which is capable to achieve a  high processing rate by dividing tasks among several machines over a LAN or WAN network, creating than a virtual machine.

      The greatest advantage of the Cloud Computing is the ability to use a software without having it installed on the computer, among others.

Keywords: Cloud Computing

Sumário

        1. Introdução                                                                        5

        2. Computação em Nuvem (em ingles, Cloud Computing)                6

1.Introdução:

        A medida que o mercado de TI vai ficando cada vez mais competitivo, as empresas na área tem a preocupação de estarem sempre atualizadas. Faz parte dessas atualizações, hardware, software, aplicativos, pessoal entre outras, para isso, a MATRICIAL, empresa há mais de 10 anos nesse aquecido mercado, contratou a IT Solutions, empresa líder no mercado de consultoria. E devido a desatualização de sua estrutura não se era mais possível atender prazos de seus clientes e por conseqüência os orçamentos estariam ficando mais caros, fazendo com que o cliente procurasse então a concorrência,.

        O objetivo da solução dada é para que com a redução de custo da empresa prestadora do serviço, seja, com hardware, software, aplicativos e etc., este fosse repassado aos seus novos clientes, ficando os orçamentos mais baratos e não afetando a qualidade dos serviços oferecidos, podendo então, cumprir com as datas e os orçamentos limitados estipulados em contrato.

2. COMPUTAÇÃO EM NUVEM (em inglês, Cloud Computing)

      O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidade de armazenamento e cálculo d computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet, seguindo o princípio da computação em grade.

        O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet – daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.

        Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso as informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador comptatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet – a “grande nuvem” de computadores – sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).

2.1. CORRIDA PELA TECNOLOGIA

      Empresas como Google, IBM, Microsoft foram as primeiras a iniciar uma grande ofensiva nessa “ nuvem de informação” (information cloud), que os especialistas consideram uma “nova fronteira da era digital”. Aos poucos, essa tecnologia vai deixando de ser utilizada apenas em laboratórios para ingressar nas empresas e, em breve, em computadores domésticos.

        O primeiro serviço na Internet a oferecer um ambiente operacional para os usuários – antigamente, disponível no endereço www.webos.org – foi criado por um estudante sueco, Frederik Malmer, utilizando as linguagens XHTML e Javascript. Atualmente, o termo AJAX é adotado para definir a utilização dessas duas linguagens na criação de serviços na Internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.6 Kb)   pdf (203.3 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com