TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR PIM

Por:   •  11/9/2019  •  Resenha  •  4.378 Palavras (18 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PAULISTA

<>

RA: 

Universidade Paulista

PIM III

<>

ANO


UNIVERSIDADE PAULISTA

MARCO TULLER CAMILO

RA: 1529562

Universidade Paulista

PIM III

Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de Tecnólogo em Processos Gerenciais apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Brasília – DF

2016


RESUMO

Frente a um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, as empresas dependem de gestores que tenham visão sistêmica e empreendedora. O Tecnólogo em Processos Gerenciais aplica conhecimentos administrativos para organizar e gerenciar com eficiência e lucratividade atividades e processos em empresas, sejam públicas ou privadas. Sua atuação é passível em vários segmentos compatíveis com a formação obtida no curso, aplica métodos e ferramentas gerenciais no apoio a áreas específicas da administração, orçamentos, métodos e programas de trabalho, apoia o gerenciamento de processos de comercialização, suprimento, armazenamento, recursos humanos e financeiros, faz o diagnóstico de problemas gerenciais de instituições, propondo soluções, acompanhando resultados e também programa planos comerciais, orientando os processos que interligam a empresa ao mercado consumidor. O conteúdo deste trabalho tem como finalidade a produção do PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III – PIM III que é uma atividade obrigatória desenvolvida bimestralmente no Curso de Processos Gerenciais da Universidade Paulista no sistema SEI – Sistema de Ensino Interativo. Neste PIM estão envolvidas as disciplinas: Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada. O objetivo é relacionar as  teorias administrativas desenvolvidas na universidade com práticas administrativas ao longo dos tempos.

Palavras-Chaves: Faculdade de Educação, Universidade Paulista, práticas administrativas


ABSTRACT


Faced with an increasingly competitive and globalized market, companies rely on managers who have systemic and entrepreneurial vision. The Technologist Management Processes apply management skills to organize and manage efficiently and profitably activities and processes in companies, whether public or private. His performance is subject to various segments consistent with the training acquired in the course, applies methods and management tools to support specific areas of administration, budgets, methods and work programs, supports the management of marketing processes, procurement, storage, human resources and financial, make the diagnosis of management problems of institutions, proposing solutions, monitoring results and program business plans, and the processes that connect the company to the consumer market. The content of this work aims to production INTEGRATED DESIGN MULTIDISCIPLINARY V - V PIM which is a mandatory activity developed bimonthly in Business Processes Course at Universidade Paulista in CES system - Interactive Teaching System. In PIM disciplines are involved:
Accounting , Financial Management Fundamentals and Applied Statistics. The aim is to relate the administrative theories developed at the university with administrative practices over time.

Keywords: Faculty of Education , University Paulista, administrative practices.


SUMÁRIO

                        

  1. Introdução........................................................................................06
  2. Contabilidade....................................................................................07
  3. Fundamentos da Gestão Financeira................................................13
  4. Estatística Aplicada..........................................................................16
  5. Conclusão........................................................................................19
  6. Referencias Bibliográficas ..............................................................20

  1. INTRODUÇÃO

O profissional de Processos Gerenciais conhece todos os aspectos de gestão de uma empresa. Ele ajuda a desenvolver planos de negócios, lida com recursos humanos, monitora suprimentos, armazenamento e movimentação de materiais e colabora na tomada de decisão.

É uma atividade de caráter articulador, que pode envolver áreas como Logística, Recursos Humanos, Finanças, Administração e Marketing. A carreira em Processos Gerenciais está em alta no Brasil e acompanha o rápido processo de desenvolvimento e melhoria de serviços pelo qual as empresas brasileiras estão passando. Portanto, o material desta disciplina é um instrumento de apoio que traz aspectos fundamentais e atualizados para todos os interessados em adquirir uma visão abrangente do mundo atual. Ele facilita o entendimento de vários conceitos, dentre eles éticos, filosóficos, que auxiliarão na prática profissional, servindo de guia básico e fácil para resolver ou entender as questões que serão enfrentadas pelo Gestor de Processos Gerenciais no seu dia a dia.

A organização presente neste estudo é a Natura. Uma das líderes do setor de perfumaria, cosméticos e higiene pessoal no Brasil com sede em Cajamar-SP. Trata-se de uma instituição de produtos de beleza e higiene pessoal, com fins lucrativos.

Observa-se que toda empresa/organização/instituição com ou sem fins lucrativos necessita de uma estrutura mínima de recursos humanos, financeiros, patrimoniais e tecnológicos além de um administrador capaz de conduzi-la aos objetivos propostos em sua criação, estando antenado nas evoluções e inovações exigidas pelo mercado.

Desta forma, a comunicação entre estes setores se torna um elemento fundamental para a eficácia nos seus processos.

  1. CONTABILIDADE

A Contabilidade é uma ciência que trata do estudo, interpretação e solução aos problemas que se apresentam nas empresas originadas por sua atividade econômica.

Também pode ser dito que Contabilidade é a ciência que tem por função o estudo, a coordenação, a classificação, o registro e a interpretação das situações econômicas que se apresentam nas empresas, originadas pelas diferentes mudanças de seu patrimônio. A Contabilidade é de suma importância no mundo dos negócios, já que serve como termômetro para medir a má ou o bom gerenciamento que se tenha realizado na empresa, a mesma que se reflete, ao finalizar o exercício econômico, mediante o resultado que se tenha obtido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (175.5 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com