TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protótipo da Tela Projeto Academic Research

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Aplicando Conceitos IHC 4

2.1.1 Protótipo da Tela Projeto Academic Research 5

2.1.1.1 Link das Grades Curriculares Faculdade 01 6

2.2 Sistemas de Informação Aplicado ao Academic Research 9

2.2.1 Sistemas de Informações Estratégicas 9

2.2.2 Sistemas de apoio a Decisão 9

2.3 Segurança da Informação 10

2.3.1 Código de CESAR 11

2.3.2 Tipos de chave 11

2.3.2.1 Criptografia Simétrica 11

2.3.2.2 Criptografia Assimétrica 11

2.3.3 Sugestão de formas de Criptografia 12

3 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

O Objetivo deste estudo é explorar o conteúdo do eixo temático dos Sistemas Computacionais usando os conceitos abordados nas disciplinas do primeiro semestre do curso de análise e desenvolvimento de sistema, conceitos de interação humano-computador, conceitos de sistemas computacionais e aplicando as ferramentas de segurança da informação utilizando os recursos da ética, política e sociedade no estudo de caso Academic Research.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 APLICANDO CONCEITOS IHC

Desde que sistemas computacionais entraram em nossas vidas e cotidianos o principal objetivo sempre foi deixá-los cada vez mais intuitivos, fáceis de serem manipulados, interativos além de proporcionar o valor agregado de trazer benefícios e melhorar a vida dos usuários, quer na qualidade de vida, quer na otimização e melhoria de processos, bem como na comodidade.

Conceitos como os desenvolvidos pelo IHC (Interação Homem Computador), foram convencionados para serem aplicados e transformar páginas e páginas de teorias e conceitos em ferramentas práticas e usuais. O conceito das cores abordados nessa disciplina visa criar sistemas harmoniosos visualmente, levando sempre em conta questões psicológicas e ergonômicas e criar projetos que proporcionam a satisfação do usuário.

Utilizando de conceitos de Sistemas de Computação e Informação conseguimos definir um ambiente com metodologias que garantem os interesses dos usuários preservando o que é mais importante para ele e para a empresa. Aplicando funções como processar, classificar, organizar e Calcular, conseguimos transformar meros dados em informações valiosas afim de priorizam a garantia de sucesso e satisfação.

“Informação é o bem mais precioso de uma empresa”.

Peter Drucker

Tendo em vista que a informação é o bem mais valioso em uma empresa é cada vez mais necessárias ferramentas de proteção que asseguram que a mesma permaneça intacta, incorruptível e sigilosa. Para isso existe os sistemas de segurança da informação. Os dados e informações de empresas sofrem grande riscos de serem furtados, destruídos ou utilizados de forma inadequada causando prejuízos inestimáveis e em alguns casos irreparáveis.

Para garantir padronização nos processos de segurança foram criadas norma técnicas como a NBR 17999, 2003 e a NBR ISSO/IEC 27002:2007 ABNT, afim de garantis a continuidade dos negócios, maximizando resultados e retorno dos investimentos e em contrapartida minimizando os danos.

Esse projeto foi baseado nos três pilares da Segurança da informação que são Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade. Uma ferramenta forte em medidas de segurança para garantir a sustentabilidade dos três pilares é a Criptografia.

2.1.1 Protótipo da Tela Projeto Academic Research

Figura 0

2.1.1.1 Link das Grades Curriculares Faculdade 01

Figura 1

Figura 2

Figura 3

2.2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO APLICADO AO ACADEMIC RESEARCH

Tendo em vista que: “Uma vez que reduz a incerteza nos processos de tomada de decisão, minimiza-se os riscos” - autoria desconhecida, falaremos de dois tipos de sistemas dentre os conhecidos no semestre. Iremos destacar sua aplicabilidade no estudo de caso proposto Academic Research que são eles: Sistema de informações estratégicas e Sistemas de Apoio a Decisão.

2.2.1 Sistemas de Informações Estratégicas

Podemos aplicar o estudo de caso Academic Research ao sistema de informações estratégicas. A informação é ponto de partida para se criar um produto ou serviço que agregue valor ao mesmo e quanto mais informações se tem e mais precisas forem maior será a chance de sucesso.

Segundo a Webaula disponível neste período do curso, Sistemas de informação estratégica é o sistema responsável em transformar meros dados gerenciais e operacionais de forma estruturada e agrupada essenciais para auxiliar o posicionamento de uma empresa perante o mercado de forma estratégica e responsável.

No estudo de caso em questão podemos aplicar a pesquisa acadêmica o sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com