TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES RESPONDIDAS DO PRIMEIRO CAP. DE REDES DE COMPUTADORES

Por:   •  20/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES RESPONDIDAS DO PRIMEIRO CAP. DE REDES DE COMPUTADORES 1

CAP. 1 QUESTÕES DE REVISÃO

1 – Não há diferença entre um hospedeiro e um sistema final, pois ambos podem ser cliente - servidor. Um sistema final inclui o PC, consoles, notebooks, TVs entre outros. Um servidor web também é um sistema final, pois executa programas.

2 - Um exemplo de protocolo diplomático é o protocolo do Vaticano, o protocolo solicita que as Rainhas ou Primeiras-Damas devem trajar roupa preta e véu ao visitar o Papa.

3 – O programa cliente é responsável por requisitar dados, sendo um exemplo o navegador web que solicita informações de um servidor web. Um programa servidor é aquele que fornece dados. Sim, um exemplo são os programas torrentes.

4 - Na residencial, existe o acesso a Dial-up, DSL e o Cabo. Na corporativa o Wi-Fi e Ethernet e no acesso móvel temos o 3G.

5 - A taxa de transmissão é compartilhada entre os usuários, existindo possibilidade de colisão. Para solucionar esse problema é necessário um protocolo de acesso múltiplo para evitar colisões.

6 – As que conheço, acesso Dial-up, DSL, via rádio, Cabo. Desconheço a velocidade oferecida e preços.

7 - Pode variar de 100 Mbit/s a 10.000 Mbit/s. Sim.

8 – Cabo coaxial ou par de fios trançados.

9 – O modem discado possui velocidade 56kbs e é dedicado. HFC é compartilhado. ADSL 256 kbps e é compartilhada.

10 – Bluetooth é uma tecnologia de acesso sem fio, bastante utilizada em diversos aparelhos principalmente em celulares para a troca de arquivos. WI-FI é muito utilizada para acessar a internet, possuindo sua transmissão através de ondas de rádio.

11 – Na comutação de circuitos faz uso de meio físico dedicado, oferecendo garantia de qualidade, mas em ociosidade. Comutação de pacotes não possui reserva de recursos. Possui encaminhamento de pacotes em nó a nó, não possuindo garantia de entrega.

12 -  Na comutação de pacotes os recursos serão mandados para as transferências de pacotes ativos, já na TDM o quadro estará de acordo com o tempo determinado para o envio do pacote. Na comutação de pacotes a utilização de recursos vai de acordo com a demanda.

13 – O atraso é QL/R

14 – As estruturas de nível 1 possuem cobertura internacional além de terem uma estrutura rápida.

15 – a – apenas dois usuários poderão usar a rede, levando em consideração que são 2 Mbps disponíveis.

B – Não haveria problema se dois usuários tentassem usar a rede, pois ela daria conta, mas a partir do momento que um terceiro tentar usar a banda não haveria banda suficiente.

C – probabilidade de 0,2.

D –  Cresce quando todos estão transmitindo, e a fração é de 0.008

16 - Atraso de fila é quando existem outros pacotes aguardando a sua vez no buffer, esse atraso é variável porque depende se existe ou não pacotes na fila. Atraso de transmissão é variável porque depende do tamanho do pacote e da velocidade de transmissão do enlace. Atraso de propagação é variável porque depende do meio físico.

17 –

18 –  R = 2 Mbps = 2.000.000 bits / seg tprop = distância (metros) / velocidade (metros/seg) Distância = 2.500 Km = 2.500 x 1.000 metros = 2,5 106 metros Velocidade = 2,5 x 108 metros / seg Portanto: distância / velocidade = tprop = 10-2 s = 0,1 segundo

Lembrando qie o tempo total de um ponto a outro, desconsiderando os atrasos de fila, é dado por: Total = tprop + ttrans = d/s + L/R d = distância de um ponto a outro s = velocidade do sinal L = comprimento do pacote R = banda da rede. Portanto o atraso depende tanto do comprimento do pacote (L) quanto da taxa de transmissão da Rede (R). Este tempo total é o tempo que o pacote levou para ser transmitido no enlace somado com o tempo que ele levou para percorrer o enlace. Um datagrama de camada de rede é um pacote gerado pela camada de rede. Um quadro da camada de enlace é um pacote gerado pela camada de enlace.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com