TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de Software

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 3

De um desenvolvimento informal para atender a necessidades pessoais, passamos para um desenvolvimento corporativo, tendo cada dia mais hardwares mais potentes.

1. No que consiste a divisão da crise do software diagnosticada em 1972 e que ainda persiste nos dias de hoje?

Dijsktra: de um desenvolvimento informal para atender à necessidades pessoais, passamos para um desenvolvimento corporativo, tendo cada dia mais hardwares mais potentes, mas o software não acompanha o desenvolvimento do hardware, causando problemas de funcionalidade.

2. Quais são os principais desafios enfrentados na produção de software?

  • Custo;
  • Qualidade;
  • Prazo;
  • Pessoas;
  • Funcionalidades.

3. Quais são as subdivisões do termo TQM (Total Quality Management)? Comente.

  • Foco do Cliente (Customer Focus) – Tem como objetivo atingir a satisfação total do cliente.
  • Melhoria de Processo (Process Improvement) – Tem como objetivo reduzir as variações de processo e atingir a melhoria da qualidade contínua.
  • Lado Humano da Qualidade (Human Side of Quality) – Tem como objetivo criar a cultura de qualidade por toda a empresa.
  • Métricas, Modelos, Medições e Análises (Metrics, Models, Measurement and Analysis) – Tem como objetivo direcionar a melhoria contínua em todos os parâmetros da qualidade por um sistema de medição orientado a metas.

4. A engenharia de software pode ser considerada uma tecnologia, com métodos e ferramentas próprios, estruturada em camadas, do ponto de vista sistêmico. A abordagem sistêmica da engenharia de software deve se apoiar num compromisso organizacional com a qualidade que leve à cultura de um processo contínuo de aperfeiçoamento, e é essa cultura que, em última análise, leva ao desenvolvimento de abordagens cada vez mais efetivas. A camada de base em que a engenharia de software se apoia é I e o “adesivo” que mantém unidas as camadas, estruturadas segundo a visão sistêmica, é o I I.

As lacunas I e II devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por:

a. O foco na qualidade - processo

b. O uso de ferramentas - controle de qualidade

c. O controle de qualidade - método

d. O controle de requisitos - projeto

e. A qualidade de processo – método

5. Um desenvolvedor de software foi contratado por uma empresa de software, mas ainda não tem informações acerca do modelo de desenvolvimento, do modelo de ciclo de vida ou do processo de desenvolvimento de software sob o qual se estruturam as atividades da organização. O desenvolvedor, no entanto, ao chegar às dependências da empresa, no seu primeiro dia de trabalho, começou a observar alguns comportamentos desempenhados pelos seus colegas. Tratando tais comportamentos como evidências do desempenho de um processo aderente a determinado modelo, o desenvolvedor registrou algumas proposições acerca do modelo empregado na empresa.

A respeito da situação acima, em cada uma das opções a seguir, é apresentada uma evidência coletada pelo desenvolvedor, que deve ser analisada individualmente, independentemente das demais evidências coletadas. Assinale a opção em que a conclusão de evidência é coerente com o que estabelece o corpo de conhecimento da engenharia de software acerca desse tema.

a. Os requisitos do software da organização são, detalhadamente, descritos por meio de fórmulas e diagramas, usando-se notações matemáticas embasadas na teoria dos conjuntos, relações e funções, e no cálculo de predicados. Portanto, a empresa usa métodos ágeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com