TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de software

Por:   •  13/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

Fundamentos de Teste de software

Adham W. Oliveira Martins

– Instituto Federal Goiano (IFGoiano) - Campus Iporá - GO

{adhamwynston}@outlook.com

Abstract. We understand that the demand for quality software has increased, there are standards and techniques that can guarantee this factor. The purpose of this article is to describe some techniques / models to achieve software quality standards. These techniques / models tend to avoid or solve problems that arise in the execution of a system.

Resumo. Compreendemos que a procura de software com qualidade tem aumentado, existem padrões e técnicas que possam garantir este fator. O objetivo deste artigo é descrever algumas técnicas/modelos para atingir os padrões de qualidade de software. Estas técnicas/modelos tendem a evitar ou resolver problemas que venham surgir na execução de um sistema.

1. Introdução

A demanda por software tem aumentado o número de empresas que buscam melhorias no processo de desenvolvimento de software. Para isso existe alguns processos que a Engenharia de Software descreve, com o objetivo de fornecer competências para empresas produzir softwares de qualidade e reduzir recursos no processo de desenvolvimento de software (BARBOSA, 2000, p. 2 apud PRESSMAN, 1997).

        Atualmente, no processo de desenvolvimento de software é inevitável falhas de software, ocasionando em perda de produtividade e má experiencia de uso. Para tentar converter isso em soluções, empresas compreendem algumas técnicas e métodos que tornam o processo de desenvolvimento mais robusto, sendo diretamente ligado ao fator de qualidade de software. Mesmo adotando técnicas e métodos ao processo de desenvolvimento de software, ainda pode encontrar falhas em sua execução.

        Normalmente estas técnicas são aplicadas após implementar um novo requisito ou funcionalidade no sistema. É feita por profissionais competentes que possam identificar e corrigir utilizando as ferramentas necessárias.

2. Teste de Software

Teste de software é um mecanismo utilizado para determinar se o produto atingiu o que era esperado. No processo de desenvolvimento de software, apesar do uso de técnicas/métodos os erros são presentes no produto final, tornando a etapa de teste fundamental durante o desenvolvimento do software. O principal objetivo é encontrar falhas e bugs para que os profissionais possam corrigir, visando amenizar problemas que estão diretamente ligadas com a qualidade do produto. Existem várias técnicas para testar um software, segue abaixo algumas das técnicas mais conhecidas.

        Teste de caixa-branca ou também conhecido como teste estático, trabalha diretamente com o código, ou seja, os aspectos de implementação são fundamentais, com isso o sistema é testado sem que seja executado. O objetivo deste teste é encontrar falhas na sintaxe ou vícios que prejudicariam no funcionamento do software.

        Teste de caixa-preta ou conhecido como teste dinâmico, como o próprio nome dita, está técnica vê o software como “uma caixa-preta” com o objetivo de determinar se o sistema atende aos requisitos funcionais e não funcionais impostos no processo de especificação. Nesta técnica o código não é analisado.

        Teste não funcional são testes que avaliam a performance do sistema relacionados ao uso da aplicação, como por exemplo: desempenho, confiabilidade, segurança, integridade, disponibilidade, usabilidade entre outros requisitos não funcionais.

3. Modelo V

O modelo V é considerado uma melhoria do Modelo Cascata, mostrando como as atividades de testes estão relacionadas com analise e projeto, ou seja, define qual o nível de teste será utilizado naquele nível de desenvolvimento, conforme mostrado na Figura 1. O lado esquerdo do diagrama mostra os níveis no desenvolvimento de software. O lado direito os níveis de teste de software. Uma das características do Modelo V é auxiliar a desenvolver novos requisitos, melhorando a qualidade do produto final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (159.4 Kb)   docx (339.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com