TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Capítulo Introdução a Organização de Computadores

Por:   •  15/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.036 Palavras (9 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução a Organização de Computadores - Mario A. Monteiro – 5ª edição

Questionário Capítulo 1

1 - Conceitue os termos dados e informação, no que se refere a seu emprego em processamento de dados.

Dado (Entrada) é a unidade bruta que serve como matéria-prima para a geração de informação através do processamento. A informação (Saída) é o resultado do processamento dos dados, que agrega significado e valor aos mesmos. No processamento de dados, o objetivo é transformar dados em informações úteis que possam ser usadas para a tomada de decisões, análise e compreensão de diferentes aspectos. Observa-se ainda que a informação pode se comportar como dado e ser inserida como entrada em um novo processo.

2 - Caracterize as etapas principais de um processamento de dados.

        Entrada: Caracterizada pela coleta ou inserção de dados.

        

Processamento: É a manipulação ou manuseio dos dados de entrada.

        

Saída: É a informação fornecida após o processo.

3 - Conceitue um sistema. Cite dois exemplos práticos de organizações sistêmicas na vida real.

Um sistema é um conjunto de elementos interconectados que funcionam juntos para atingir um objetivo em comum. Os elementos dentro de um sistema podem ser pessoas, objetos, processos, informações, ou qualquer combinação desses componentes. Os sistemas podem ser encontrados em uma variedade de contextos, desde sistemas naturais, como ecossistemas, até sistemas criados pelo ser humano, como sistemas de transporte ou sistemas de saúde.

Sistema de transporte: Um sistema de transporte urbano em uma cidade visa facilitar a locomoção de pessoas e/ou mercadorias em uma área urbana. Os elementos desse sistema incluem ônibus, metrôs, trens, estradas, ciclovias, regulamentações de trânsito, sistemas de pagamento e aplicativos de transporte. Esses componentes trabalham juntos para garantir que as pessoas possam se deslocar eficientemente dentro da cidade, levando em consideração a gestão do tráfego, a manutenção da infraestrutura e a segurança dos passageiros.

Sistema de saúde: Um sistema de saúde envolve uma série de elementos interconectados para garantir que os cuidados de saúde sejam fornecidos à população. Os elementos incluem hospitais, clínicas, médicos, enfermeiros, laboratórios, seguradoras de saúde, regulamentações governamentais e registros médicos eletrônicos. Todos esses componentes trabalham em conjunto para garantir que as pessoas recebam tratamento médico, prevenção de doenças e cuidados de saúde.


4 - Considerando a organização de sistemas de informação definida no item 1.1.4, cite os níveis existentes e dê exemplos práticos de sistemas em cada um dos níveis relacionados.

Operacional: Linguagem de programação, programas de manipulação de arquivos.

Gerencial: Aplicações de backups, comunicação de dados e sistemas relacionados ao suporte ao gerenciamento de dados do usuário.

Estratégico: Aplicações como planilhas eletrônicas até sistemas de informação gerenciais como controles de contabilidade como folhas de pagamento.

5 - O que você entende por um programa de computador?

Um programa de computador, também conhecido como "software", é um conjunto de instruções ou códigos de computador escritos em ordem lógica para realizar uma tarefa específica em um computador ou outro dispositivo eletrônico. Os programas de computador são essenciais para que os computadores executem diversas funções e aplicações.

6 - Conceitue os termos hardware e software.

Hardware: Hardware refere-se à parte física de um sistema de computador ou dispositivo eletrônico. São os componentes físicos. Os dispositivos de hardware incluem o processador central (CPU), memória RAM, disco rígido, placa-mãe, teclado, monitor, mouse, impressora e todos os outros componentes físicos que compõem um computador ou dispositivo eletrônico.

Software: Software refere-se ao conjunto de instruções, programas, aplicativos e dados digitais que instruem o hardware a realizar tarefas específicas. Diferentemente do hardware, o software não é físico, sendo composto por código de programação e dados que são armazenados eletronicamente em mídias de armazenamento, como disco rígido, SSD, CD, DVD ou mesmo na nuvem.


7 - O que é e para que serve uma linguagem de programação de computador? Cite exemplos de linguagens de programação.

Uma linguagem de programação de computador é uma linguagem utilizada para escrever instruções que um computador pode entender e executar. Ela atua como uma ponte entre os seres humanos e as máquinas, permitindo que os programadores comuniquem suas intenções e lógica para que o computador possa realizar tarefas específicas. As linguagens de programação são essenciais para o desenvolvimento de software e sistemas de computador, pois fornecem um meio para criar programas e aplicativos.

        Existem muitas linguagens de programação diferentes, cada uma com sua própria sintaxe, propósito e conjunto de recursos. Alguns exemplos de linguagens de programação são: Pascal, C, Delphi, Python, Java, JavaScript, C#, C++ e Ruby.

8 - Quem desenvolveu a máquina analítica?

A máquina analítica foi concebida e projetada por Charles Babbage, um matemático, inventor e cientista britânico do século XIX. Babbage é amplamente reconhecido como um dos pioneiros da computação e é mais conhecido por seus esforços no desenvolvimento da máquina analítica e da máquina de diferenças.

9 - Qual foi a característica marcante do censo de 1890 dos EUA, no que se refere à contabilização dos dados levantados?

A introdução da tecnologia de processamento de dados baseada em cartões perfurados, desenvolvida por Herman Hollerith.

Herman Hollerith, um inventor e estatístico, projetou uma máquina chamada "Tabuladora", que usava cartões perfurados para registrar e processar dados censitários. Os cartões perfurados continham informações sobre indivíduos e famílias, e as perfurações representavam dados específicos, como idade, gênero, ocupação e outros detalhes demográficos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com