TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário do Filme Triunfo dos Nerds.

Por:   •  14/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  2.480 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal do Ceará – Campus de Quixadá[pic 1]

Curso: Redes de Computadores

Disciplina: Informática e Organização de Computadores

Prof. Marcos Dantas Ortiz – mdo@ufc.br

Lista de Exercícios I

Ana Thalya Alves de Almeida

Questionário do filme Triunfo dos Nerds.

  1. Descreva as principais características do Altair (primeiro microcomputador).

O Altair não foi propriamente um computador e sim um KIT de computador. Você mesmo tinha que monta-lo e as vezes ainda não funcionava. Ele tem um painel com interruptores que você pode clicar pra cima e pra baixo com algumas luzes. Atrás, não tinha nenhuma parte para se conectar um teclado, um monitor ou uma impressora.

  1. Descreva as características do Apple I e Apple II.

Apple I: Era uma placa de circuito impresso totalmente montada, contendo cerca de 30 chips. Uma placa de expansão opcional, contendo uma interface para cassetes. Mas para usar um computador que funcionasse, os usuários tinham de acrescentar gabinete, fonte de energia, teclado e monitor.

Apple II: Foi produzido em escala industrial, com um teclado incorporado e um gabinete de plástico injetado, a versão mais básica era ligada a TV. Vinha com apenas 4KB de memória, armazenava um interpretador BASIC e o software bootstrap.  

3. Quais são as especificações do hardware em que rodava do primeiro sistema operacional: CP/M?

O micro recebia uma placa de expansão dotada de um microcomputador Zilog Z80 apto a executar um sistema operacional CP/M e todos os programas desenvolvidos para o mesmo. Outro acréscimo comum era uma placa de vídeo apta a exibir 80 caracteres por linha da tela.

 4. O IBM PC surgiu como um concorrente direto à Apple. O que havia neste computador da IBM que o tornou um sucesso de vendas?

        O sistema operacional usado, que é o MS-DOS, desenvolvido pela empresa de softwares Microsoft.

 5. Comente como algumas empresas (por exemplo, a Compaq) conseguiram clonar o PC da IBM.

        Empresas de prestígio, como Compaq, Hewlett Packard, Bull e Tandon, desenvolveu seus computadores pessoais seguindo os padrões estabelecidos pela IBM, aplicaram a técnica de engenharia reversa no BIOS, clonaram-na e construíram computadores similares ao da IBM. Os clonados são produzidos por empresas de pequeno porte que compram os componentes avulsos para montar computadores de baixo preço.        

6. Como a Microsoft entrou no mercado de sistemas operacionais?

        A Microsoft entrou no ramo de sistemas operacionais em 1980 com sua própria versão do Unix, chamada Xenix. Depois que as negociações da IBM com a Digital Research falharam, a empresa contratou a Microsoft em novembro de 1980 para o desenvolvimento de uma versão do CP/M OS, que seria usado no computador pessoal que a IBM desenvolvia, conhecido como "Chess".

7. Qual foi a oportunidade da Microsoft com o aparecimento de PC compatíveis aos PCs IBM, já que ela vendia sistema operacional para a IBM?

        Como o PC era compatíveis aos PCs IBM, a Microsoft também repassava seu sistema operacional para as outras empresas, isto é, sendo mais reconhecida, crescendo no mercado e lucrando mais.

8. Por que a IBM lançou o OS/2?

        Seu plano para revolucionar a industrias de PCs: Um sistema operacional de próxima geração chamado OS/2. Co-desenvolvido pela IBM e Microsoft, ele foi criado para substituir o DOS e mudar a forma que usamos computadores.

 9. Para que servia a primeira aplicação de sucesso para o Apple II, o Visicalc? Qual o equivalente dela atualmente?

        Um software para planilha eletrônica. Serve para desenvolver a contabilidade das empresas e ajudar as pessoas com planejamento calculado, Excel -09.

 10. Quais são as características do Apple Macintosh?

        Até 64Ko RAM, processador de 1Mhz, interface gráfico com 6 cores 280x192, ou 16 cores em 40x48, sem disco duro, leitor de disquete opcional.

11. Por que o Apple Lisa falhou?

Os clientes de computação empresarial, ao qual a Lisa foi dirigido, resistiu ao alto preço dos computadores e em grande parte optou por trabalhar com o IBM PC mas barato. Outra grande problema foi a dificuldade de o computador e/o processo extremamente complicado de escrever software para o sistema em um termo, porque a Lisa Office System não poderia ser usado para escrever programas para Lisa, mas precisava de um sistema desenvolvimento operacional adicional, chamado Lisa Oficina.

12. Qual sistema operacional da Microsoft foi o maior sucesso na década de 90?

        Windows 95

13. Como a Xerox influenciou as interfaces gráficas com o usuário da Apple e Microsoft?

        Ao conhecerem um sistema operacional com janelas e um mouse como interface.

 14. Quais foram as três coisas mostradas a Steve Jobs na Xerox em Palo Alto? Por qual ele se interessou e por quê?

        A ligação de computadores em rede. A segunda era que a programação era orientada para objetos e a terceira era a interface gráfica e a tela de bitmap. As exibições da funcionalidade do Xerox Alto impressionaram a equipe de engenheiros da Apple e eram tecnologias revolucionarias.

 15. O que é wysiwyg? Como essa qualidade influenciou as vendas da Apple?

        Wysiwyg é um termo usado para classificar ferramentas de edição e desenvolvimento que permite visualizar, em tempo real, exatamente aquilo que será publicado ou impresso.

        Influenciou pois à formatação de textos e imagens na tela do computador que entregaria ao usuário o mesmo resultado na impressão.

16. Cite três programas atuais da Adobe.

        1- Adobe Flash Player

        2- Adobe Photoshop

        3- Adobe Creative Suite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (41.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com