TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões - Análise de Mobilidade Entre Cidades

Por:   •  10/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO INTELIGENTES – TURMA CC56P28

Trabalho 1º Bimestre - Análise de mobilidade entre Cidades (Fuzzy)

Prof. Cícero M. Oliveira

Aluno(s): Murillo Augusto Ferro Borges - RA: D18175-0 ........................................................................................................................

.........................................................................................................................................

QUESTÕES

  1. Com base no texto, conceitue e comente sobre lógica Fuzzy.

Resposta:

A lógica Fuzzy aplica o conceito de que há exceções às regras definidas pela lógica booleana, ao qual visa diferenciar valores apenas entre 0 ou 1, verdadeiro ou falso. Para a lógica Fuzzy, dentro das duas possibilidades da lógica booleana podem ocorrer “graus de verdade”, ou seja, o quanto a variável é verdadeira a partir de valores reais entre 0 e 1.

Uma das principais características da lógica Fuzzy é a capacidade de quantificar dados qualitativos e expressões linguísticas, como por exemplo, não simplesmente definir uma pessoa como jovem ou idosa, mas através de transições entre os estados extremos, tais como criança, adolescente e meia-idade.

Em outras palavras, a lógica Fuzzy reflete a maneira como as pessoas pensam, tendo assim a capacidade de modelar o seu senso de palavras, tomada de decisões e senso comum (NORVIG e Russell, 2004). E por isso, a utilização de tal logica tem sido parte de pesquisas que vem de encontro a sistemas cada vez mais inteligentes e adequados a realidade humana.

  1. Descreva as regras de inferência em relação a entrada de custo e intensidade de trânsito.

Resposta:

Para o cálculo de gasto médio das vias, foi utilizado como base o carro mais vendido de 2016, o Chevrolet Onix (FENABRAVE, 2016). Foi utilizada na simulação como parâmetro as especificações de consumo do modelo Chevrolet Onix 1.4 LT e LTZ, com câmbio automático de 6 velocidades. O gasto de gasolina deste carro é de 11,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada (INMETRO, 2016).

O preço da gasolina foi considerado como R$ 3,30 o litro, que é o preço atual da gasolina em Itajaí. Houve a necessidade de considerar no trajeto entre Itajaí e Navegantes o custo de transporte da balsa, que é de R$ 8,75.

Os cálculos para descobrir os parâmetros de gasto, foram através de duas contas: a primeira calcula quantos litros de gasolina foram gastados no trajeto e a segunda quanto custaria a compra dos litros utilizada no trajeto com base no preço atual da cidade de Itajaí.

Portando os dados finais de custo mais as tarifas de pedágio e/ou balsa das rotas entre as cidades escolhidas foram:

As únicas cidades gêmeas que contém um transporte intermediário como rota rápida, são Itajaí e Navegantes, como também são as mais caras.

A rota mais rápida entre Itajaí e Navegantes é 90% não recomendada, enquanto a rota mais lenta é 70% levemente recomendada.

A rota mais rápida entre São José e Florianópolis é 90% recomendada, enquanto a rota mais lenta é 70% recomendada.

A rota mais rápida entre Boston e Cambridge é 100% recomendada, enquanto a rota mais lenta é 90% recomendada.

  1. Comente sobre o método de captura dos dados de entrada.

Resposta:

Foi definida a utilização do método da lógica Fuzzy (ou lógica difusa), pois os parâmetros de avaliação de custo e eficiência utilizados no projeto produzem resultados qualitativos, sendo então possível realizar a transformação dos dados, através desse método, em resultados numéricos para analisá-los quantitativamente. Com o uso da lógica Fuzzy é possível avaliar as rotas mais viáveis e compará-las com a situação existente no trajeto entre Itajaí e Navegantes.

Os dados foram recolhidos a partir de uma API do Google – Google Maps. A ferramenta permite verificar o trânsito de qualquer rota desejada em tempo real, como também verificar o trânsito típico durante a semana em um horário específico.

Decidiu-se não verificar o trânsito típico, mas sim escolher um horário específico, pois ao selecionar uma rota no Google Maps, os gráficos de trânsito atual se sobrepunham ao do trânsito típico, o que dificulta a determinação dos dados do trajeto.

Uma vez escolhido o método, foi escolhido um dia e um horário em meio a semana para obter os dados que seriam utilizados no projeto. Buscou-se um horário em que as cidades estivessem em um horário de pico, ou seja, quando o trânsito estivesse mais lento do que o normal, sendo assim, portanto utilizado o horário das 18h, que é o horário que normalmente a maioria das pessoas vão de seus trabalhos para suas casas.

Inicialmente os dados das amostras foram coletados por volta das 18h do dia 30/11/2016, porém houve a necessidade de refazer a coleta nas 21h (18h no horário EST) do dia 02/12/2016 para Boston e Cambridge para corrigir os dados por causa do fuso horário diferente.

  1. Tem em vista os resultados obtidos, faça sua avaliação quanto ao estudo apresentado no artigo em análise.

Resposta:

Com os resultados obtidos podemos afirmar que as rotas de Itajaí para Navegantes sofrem de problemas relacionados ao trânsito. Diferentemente das outras cidades gêmeas, Itajaí Navegantes é a única aonde a rota mais lenta é mais recomendada que a rota mais rápida. Tal situação deve-se ao fato de que o ferry boat intermediário existente é muito caro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (122.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com