TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUGESTÕES DE TÍTULOS: O TRANSTORNO DA MOBILIDADE URBANA NAS GRANDES CIDADES ou O DESCASO COM A MOBILIDADE URBANA NAS GRANDES CIDADES

Por:   •  15/3/2020  •  Tese  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

SUGESTÕES DE TÍTULOS: O TRANSTORNO DA MOBILIDADE URBANA NAS GRANDES CIDADES ou O DESCASO COM A MOBILIDADE URBANA NAS GRANDES CIDADES

A mobilidade urbana tem sido um grande desafio para o Brasil, principalmente para as grandes cidades, culminada por fatores históricos como a urbanização consolidada na década de 1930 com a ingressão da industrialização, e o legado rodoviário, que ocasionou afeição do uso de carros, visto que o excesso de veículos dificulta a locomoção acessível dos indivíduos. Desse modo, esta problemática evidencia o contexto recorrente e causas importantes que são a falta de investimento em estruturas para os transportes públicos e a valorização exacerbada de carros de uso individuais.

Devemos levar em consideração, que os investimentos insuficientes para ônibus, os quais circulam em estado de precariedade e muitas das vezes lotados, as linhas de metrôs e trens ainda são escassas e de pequenos tamanhos, além disso, as áreas de circulação para pedestres ainda são escassas, são aspectos responsáveis pelas pessoas optarem por aderirem a carros para se locomoveram em grandes áreas urbanas. Consequentemente, a procura por conforto, agilidade e segurança, faz com que o individuo opte pela aquisição de um veículo individual. Uma pesquisa realizada pelo Observatório das Metrópoles revela que a frota de automóveis entre os anos de 2008 a 2018 tenha dobrado, sendo que as principais regiões metropolitanas são encarregadas por 40% desse crescimento.

À vista disso, é possível notar que muitas pessoas adquirem um transporte individual tanto pela necessidade de deslocamento de pessoas e bens de consumo com agilidade e eficiência quanto para obter um status social provindo de tal compra.  Dessa forma, originaram-se ainda mais as constâncias de problemas com engarrafamentos, lentidão, estresse e outros aspectos presentes até mesmo em cidades que não passam frequentemente com a questão da mobilidade. Atualmente é perceptível que a cidade de São Paulo é uma das que mais sofrem com a falta de mobilidade urbana. Segundo o jornal O Globo, em média, o paulistano pode passar até 45 dias do ano no trânsito, uma situação discrepante e que mostra que reduz qualidade de vida das pessoas nas grandes cidades.

 Por conseguinte, é imprescindível pensar em soluções para o problema, é indispensável que haja a interligação das vias de circulação da população a fim de reduzir os problemas enfrentados pelas grandes cidades. Os órgãos governamentais em conjunto com as secretarias de transportes devem em meios de locomoção como teleféricos, ferroviários que não causam tantos transtornos para deslocamento, além disso, é preciso intensificar a fiscalização de funcionamento desses meios para assegurar o bem-estar da população, com o intuito de amortecer a busca pelo transporte individual e facilitar a locomoção urbana no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com