TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A mobilidade urbana nas grandes cidades

Por:   •  17/11/2016  •  Dissertação  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

A Mobilidade urbana nas grandes cidades

        A mobilidade urbana apresenta-se como um desafio não só, no Brasil, mas também nas grandes metrópoles do mundo. Dentre os desafios, se destaca a grande concentração populacional, causada pelo deslocamento de pessoas à procura de bens e serviços de qualidade, como também a dificuldade no tráfego.

        Tais deslocamentos no espaço geográfico ocasionam irregularidade na concentração populacional; um exemplo é o estado de São Paulo que possui menor espaço e uma das maiores quantidades de habitantes, quando comparado a outros estados. Pois a necessidade do ser humano à procura por emprego e qualificação é considerada um dos principais motivos que justifica a diferença no número de indivíduos numa região.

        Além disso, segundo o Observatórios das Metrópoles, a diferença do aumento da população com a quantidade de veículos é de 126,4%. Dessa forma, a utilização de transporte individual durante os últimos cinco anos só aumentou. Pesquisas apontam que os números de carros não param de crescer, por exemplo, em São Caetano, SP, é a cidade com mais carros por habitantes: 2 para cada 3. Consequentemente, afetando tanto na mobilidade, quanto no meio ambiente.

        Pode-se perceber, portanto, que a grande concentração populacional e a dificuldade no tráfego dificultam a mobilidade nas metrópoles. Para que deslocamento seja possível, é necessário que o Estado construa ciclovias, calçadas e desenvolva um transporte urbano eficiente, como o sistema BRT (Bus Rapid Transit) que foi desenvolvido em Curitiba, e instalado fora do país, sendo aplicável com grande sucesso na Turquia, onde os ônibus passam no terminal em cada 15 minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com