TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A mobilidade urbana nas grandes cidades

Por:   •  17/11/2016  •  Dissertação  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

A Mobilidade urbana nas grandes cidades

        A mobilidade urbana apresenta-se como um desafio não só, no Brasil, mas também nas grandes metrópoles do mundo. Dentre os desafios, se destaca a grande concentração populacional, causada pelo deslocamento de pessoas à procura de bens e serviços de qualidade, como também a dificuldade no tráfego.

        Tais deslocamentos no espaço geográfico ocasionam irregularidade na concentração populacional; um exemplo é o estado de São Paulo que possui menor espaço e uma das maiores quantidades de habitantes, quando comparado a outros estados. Pois a necessidade do ser humano à procura por emprego e qualificação é considerada um dos principais motivos que justifica a diferença no número de indivíduos numa região.

        Além disso, segundo o Observatórios das Metrópoles, a diferença do aumento da população com a quantidade de veículos é de 126,4%. Dessa forma, a utilização de transporte individual durante os últimos cinco anos só aumentou. Pesquisas apontam que os números de carros não param de crescer, por exemplo, em São Caetano, SP, é a cidade com mais carros por habitantes: 2 para cada 3. Consequentemente, afetando tanto na mobilidade, quanto no meio ambiente.

        Pode-se perceber, portanto, que a grande concentração populacional e a dificuldade no tráfego dificultam a mobilidade nas metrópoles. Para que deslocamento seja possível, é necessário que o Estado construa ciclovias, calçadas e desenvolva um transporte urbano eficiente, como o sistema BRT (Bus Rapid Transit) que foi desenvolvido em Curitiba, e instalado fora do país, sendo aplicável com grande sucesso na Turquia, onde os ônibus passam no terminal em cada 15 minutos.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (71.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com