TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE QUIMICA

Por:   •  22/7/2021  •  Relatório de pesquisa  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

ENGENHARIA SANTÁRIA E AMBIENTAL

QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL

DAVID EDWALD RANIERI RIBEIRO 201934140022

RAYANE VICTORIA DOS SANTOS LIMA 201934140031

EVELYS LOREN SOUZA DE OLIVEIRA 201934140026

RELATÓRIO LABORATORIO DE QUÍMICA

MEDIDAS DE MASSA E VOLUME,

CALIBRAÇÃO E ERRO

TUCURUÍ-PA

2021

Medidas de Massa, Volume e Calibração.

Sabe-se que em um laboratório, constantemente trabalhamos com produtos químicos perigosos e equipamentos com certas quantidades de medida que ajudam na dosagem, como Vidrarias e outros materiais usados no laboratório de química que medem a massa, o volume e a quantidade de certas substâncias. Normalmente se usa jaleco, máscara, óculos de proteção, roupas que cobrem quase todo o corpo, sapatos fechados e outras medidas de segurança que devem ser tomadas.

Diante de tais fatos, que devemos ter os devidos cuidados antes de utilizar produtos químicos, ler os rótulos e observar em sua descrição os seus símbolos de periculosidade, não provando, cheirando ou tocando em experimentos, sendo assim, precavendo acidentes indesejados. É importante, então, o uso de máscara, óculos de proteção, jaleco, luvas, roupa fechadas que cobrem o corpo sapato fechado, para não ocorrer acidentes como queimaduras, intoxicação por gases. Os matérias utilizados no laboratório devem ser esterilizados e limpos após seu uso.

Pode-se dizer que a calibração é um importante procedimento laboratorial que permite estimar o erro de medida da vidraria. Essa metodologia visa verificar a confiabilidade dos valores fornecidos pelo fabricante do volume de pipetas, buretas e balões. Todo material de vidro, volumétrico ou graduado, é calibrado pela medida da massa do líquido contido no recipiente, geralmente, se utiliza água destilada ou deionizada e tomando-se a densidade tabelada, na temperatura em que o experimento foi realizado.

Observando o uso de Balança analítica e calibrações de vidraria é importante tomar algumas precauções no laboratório para que tudo saia de uma forma plausível. Deve-se Observar e compreender o mecanismo da balança, para sucessivas pesagens, no decorrer da prática (usar sempre a mesma balança), Ajustar a balança analítica ou semi-analítica (consulte o professor ou técnico), Centralizar o peso do recipiente no prato de forma correta, Evitar contato direto com o recipiente para não o contaminar com umidade ou gordura das mãos, use luvas ou papéis para segurar objetos secos, Evitar a formação de bolhas nos recipientes, Controlar a velocidade de escoamento da pipeta ou bureta durante os ensaios, Anotar a temperatura do laboratório e da água usada no experimento, Evitar erro no ajuste do menisco (erro de paralaxe).

Materiais, Reagentes e Equipamentos:

- 1 Pipeta graduada de 5 ou 10 mL

-1 Pipeta volumétrica de 5 ou 10 mL

- 1 Pesa filtro ou frasco de 50 mL com tampa

- 1 Balão volumétrico de 100 mL - 1 Proveta de 50 mL

- Balança analítica ou semianalítica

- Pisseta com água destilada

- Termômetro

- 1 Pipetador de três vias (pera)

Também pode-se dizer que existem dois tipos de pipeta e suas calibrações: volumétrica (A) e graduada (B), ambas de capacidades variadas, desde 0,1 mL até 100 mL. Para evitar erros de medidas, no momento de dispensar o líquido, deve-se verificar, na parte superior da pipeta, se ela contém uma ou duas faixas. A pipeta com uma faixa significa que a medição é exata, de apenas uma quantidade específica do líquido e, portanto, não deve ser escorrida completamente (uma gota restará na ponta da pipeta). Já a pipeta que apresenta duas faixas na parte superior calibrada de tal maneira que sua capacidade total é atingida quando a última gota escorrer completamente para fora. Já o procedimento em laboratório pode se dar pela seguinte forma: Pese um frasco com tampa, limpo e seco, em uma balança e anote sua massa, utilize a pipeta a ser calibrada e pipete água destilada até a marca do volume total, transfira o volume para o frasco anteriormente pesado e feche-o com a tampa, pese o frasco com tampa contendo a água destilada, determine a massa da água destilada transferida a partir da diferença das duas pesagens, verifique a temperatura da água com o auxílio de um termômetro, repita o mesmo procedimento para a outra pipeta a ser calibrada, calcule o volume real da pipeta para cada replicata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (77 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com