TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: CONTROLE DE PONTO ELETRÔNICO DA EMPRESA JÚNIOR CONSELT

Por:   •  28/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

RELATÓRIO: CONTROLE DE PONTO ELETRÔNICO DA EMPRESA JÚNIOR CONSELT

TECNOLOGIA WEB E MOBILE

PROFESSOR MÁRCIO CUNHA

RAFAEL DAILY SANTOS MARTINS                                                 12011ECP027

UBERLÂNDIA

18/06/2020

  1. INTRODUÇÃO

        Na época antes da pandemia, quando eram poucas empresas que trabalhavam 100% remotamente, era necessário fazer o controle de presença para aquelas que trabalhavam com o sistema presencial. Este controle era feito pelo sistema que chamamos de Ponto Eletrônico. Com a necessidade de ficar em casa, diversas empresas optaram pelo sistema 100% remoto, a empresa júnior CONSELT foi uma delas. A CONSELT é uma empresa gerenciada pelos estudantes dos cursos da Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU. Antes da pandemia, a CONSELT possuía um sistema de ponto, porém não era muito eficiente. O sistema foi realizado em Excel utilizando VBA, a sua interface era muito pesada e apresentava diversos bugs que atrapalhavam seu funcionamento. Além disto, a forma de conferir que faltou ou esteve presente em seu horário era muito mecânica e nem um pouco automatizada.

        Considerando que a situação da pandemia um dia vai passar e a CONSELT voltará a atender presencialmente, é importante que eles possuam um sistema de ponto funcional e eficiente. Além disto, um sistema de ponto pode ser interessante para uma empresa mesmo no sistema remoto, por exemplo, para controlar aqueles que estão presentes para atender virtualmente possíveis clientes.

        Este trabalho foi focado em resolver este problema, construindo um sistema de ponto eletrônico através do framework React.js. Ele possuirá cadastro de horários, marcador de presença e emitirá um relatório sobre as faltas, como veremos no decorrer deste relatório. Além disto, foi construído um aplicativo para celular utilizando React Native.

  1. O SISTEMA
  1. Cadastro

        O cadastro de horários é simples e conta com as seguintes entradas a serem inseridas pelo usuário:

  • Nome do membro
  • Cargo
  • Dia da semana (em que o membro baterá o ponto)
  • Horário de entrada
  • Horário de saída

        Estas entradas são armazenadas no banco de dados para que posteriormente seja possível realizar a conferência de faltas e para permitir que membro bata o ponto apenas no seu horário de trabalho.

  1. Marcador de presença

        Esta é a função que permite com que os membros consigam “bater o ponto”. Há uma lista suspensa de todos os membros na página e ela permite escolher qual é o membro que baterá o ponto naquele horário. Além disso, há um botão de “bater o ponto”. O membro só consegue bater o ponto com 10 minutos de diferença do horário de entrada ou saída estipulado. No caso da entrada, se o membro se atrasou mais do que 10 minutos, há um alerta de que ele está atrasado e que deve justificar seu atraso perante o RH. Caso o membro não bata o ponto de entrada ou saída, durante o relatório de presença esta informação será apresentada. Cada marcação de entrada ou saída é contabilizada em uma tabela no banco de dados, esta tabela contém:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com