TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO POR TÓPICOS: REALIDADE AUMENTADA: CONCEITOS E APLICAÇOES

Por:   •  22/3/2022  •  Abstract  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO

RESUMO POR TÓPICOS: REALIDADE AUMENTADA: CONCEITOS E APLICAÇOES NO DESIGN

Alagoinhas - BA

2022

RESUMO

  • Nos dias atuais, as informações possuem várias representações para que sejam expostas ao público de diversas formas, e quando trata-se de representações gráficas sejam imagens, desenhos etc., a Realidade Aumentada (RA) que é a evolução da Realidade Virtual, surgiu para combinar objetos reais e virtuais em um ambiente virtual, revolucionando a forma que o usuário interage com esses objetos.

  • A RA é utilizada em várias áreas como na educação, serviços militares, medicina, design, engenharia, jogos eletrônicos entre outras. Diferente da RV, a RA permite operações envolvendo voz, gestos e tato dispensando a necessidade de treinamentos em algumas situações, pois é de fácil uso.
  • As imagens para serem utilizadas na RA, são registradas em 3D e trata-se de um sistema multidimensional, melhorando a percepção do usuário em relação ao mundo real, possibilitando mostrar informações que muitas vezes este não conseguiria perceber sozinho.
  • A RA pode ser representada de algumas formas, uma delas é exibição de vídeos baseadas em tela, onde é utilizado um computador com uma webcam e um cartão papel com uma figura desenhada sobre ele; Head Worn utiliza um dispositivo montado sobre a cabeça, seja óculos de realidade virtual ou capacete, sendo dividida em duas subcategorias video seethrough (são necessários óculos e capacete para visualizas as imagens reais com informações virtuais) e optical seethrough (utiliza lentes e as informações virtuais são projetas em uma interface transparente, como vidro ou plástico, na frente do usuário); Handheld display: display de LCD manual com câmera incorporada, uma espécie de monitor de mão. Celulares e dispositivos móveis se enquadram nessa categoria; Projective: uso de projetores com projeção direta sobre objetos físicos que dispensa o uso de óculos ou monitores.
  • A RA está sendo de bastante utilidade em áreas como design, onde o criador do projeto consegue visualizar os seus projetos de forma que possa interagir com os objetos possibilitando visualizar todas as características, permitindo ao usuário visualizar em tempo real como ficará o objeto após a finalização e até mesmo realocando e removendo itens se assim desejar.
  • Como objeto de aprendizagem, a RA pode facilitar o aprendizado em diversas áreas da educação, pois o usuário pode simular e manipular objetos de grande ou pequena escala, possibilitando a visualização de um objeto real em forma virtual, tornando o a aprendizagem mais intuitiva e de fácil compreensão e com a utilização do Handheld display o processo pode ser potencializado, pois dispensa a utilização de óculos especiais ou outros equipamentos. A RA também está sendo bastante utilizada em anotações de espaços existente através da sobreposição, onde através do dispositivo móvel o usuário consegue visualizar monumentos históricos que existiam em determinado local.
  • A evolução da RA está ocorrendo rapidamente para que seja utilizada e aprimorada em diversas áreas, e que cada vez mais, possa possibilitar uma interação mais intuitiva com um objeto real através de forma virtual, trazendo uma nova experiência através das sobreposições 3D que traz uma nova percepção de mundo através deste modo de visualização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com