TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes de Computadores IP, Segurança, Tipos e Topologia

Por:   •  5/5/2018  •  Artigo  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

Redes de Computadores

Introdução

Este trabalho tem como objetivo relatar os modelos de contratos que compõem as redes de computadores da atualidade.

Um endereço IP é o número que identifica um dispositivo conectado à uma rede TCP/IP.Através dele é possível identificar a região ou país que está conectado o dispositivo.É uma sequência numérica formada por uma combinação de 32 bits, sendo subdividida em 4 grupos menores de 8 bits cada, chamadas de octetos. Essa sequência é entendida pelo dispositivo no sistema binário, sendo então possível a variação de até 256 combinações diferentes em cada octeto. Cada grupo, porém, é escrito em forma decimal, sendo esse número a conversão da forma binária, para tornar mais fácil a escrita.

O endereço IP é dividido em duas partes: a primeira identifica a rede a qual o dispositivo está conectado e a segunda determina qual é o dispositivo, ou Host, dentro da rede. Para permitir uma maior variação de endereços IP, foi criada classes, variando de A até E. Tais classes determinam o tamanho da rede, sendo a classe A para redes grandes, podendo endereçar até 16.777.214 hosts, classe B para redes médias, com 65.534 hosts, e a classe C utilizada para redes pequenas, suportando até 254 hosts.

Segurança

A segurança de redes é um dos principais tópicos nas redes de computadores. Consiste em proteger informações passadas dentro da redes e diminuir os pontos de acesso de estações fora da rede para acessar as informações compartilhadas.

Os principais serviços de segurança de rede são: integridade,que consiste na garantia de que não houve perda da informação durante a transmissão ou armazenamento, sem a autorização de quem enviou. Confidencialidade, que mantém a mensagem protegida de maneira que usuários não autorizados não possam ter acesso, garantindo que apenas o originador e destinatários da mensagem conheçam seu conteúdo, e disponibilidade, que implica em implementar mecanismos para que o sistema continue em atividade, assim utiliza-se equipamentos, aplicativos ou/e servidores para que caso ocorra uma falha no sistema principal existe uma rota diferente para que a informação ainda chegue ao destinatário.

Para garantir os três itens de segurança citados acima utiliza-se ferramentas como criptografia, assinatura e certificados digitais, biometria e firewalls.

Tipos de rede

Inicialmente, as redes foram criadas no período do pós segunda guerra mundial, com o intuito de melhor comunicação entre os quartéis, sendo posteriormente utilizado pelas universidades para melhor disseminar pesquisas e conhecimentos científicos. Atualmente existem 5 tipos de redes. As LANs (Local Area Network) são as redes mais comuns, utilizadas em ambientes com poucos dispositivos, normalmente residências ou pequenas empresas. As MANs (Metropolitan Area Network) são redes utilizadas por grandes companhias, sendo frequente o uso em espaço público, sendo assim muitas vezes instalado por empresas licenciadas pelo estado.

As RANs (Regional Area Network) são redes que abrangem uma região geográfica, sendo característico desse tipo de rede muitos dispositivos nela conectados e uma alta velocidade de conexão. Temos também as WANs (Wide Area Network) que é a rede que interliga todas as outras redes citadas acima, criando uma rede mundial entre os dispositivos, sendo possível a troca de informação com países de diferentes continentes. Por fim, temos as VPNs (Virtual Personal Network) que são as redes móveis, muito utilizadas em aparelhos mobile, permitindo que o usuário tenha acesso a servidores de uma empresa sem que haja o risco de informações privadas serem capturadas.

Topologia

A topologia de redes têm como objetivo determinar como as redes de computadores serão interligadas. Podemos dividir em dois tipos: topologia física, que representa como as redes estão interligadas e os meios de conexão dos dispositivos de rede e a topologia lógica, que diz a forma como as conexões se comunicam através do meio de transmissão.

Dentre os tipos físicos podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com