TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Modelagem de Sistemas de Software

Por:   •  26/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO 

SSC 534 - Modelagem de Sistemas de Software

Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa

2o semestre 2023

Nome: Augusto Lescura Pinto                                                                                NUSP:10677290

Nome: Felipe Tanus Rodrigues                                                                               NUSP:

Nome: Pablo Felipe Montemor                                                                               NUSP:

Nome: Lua Gabriella                                                                                                NUSP:

Exercício 1 – Relevância da modelagem de sistemas de software

A. Selecionar uma empresa de desenvolvimento de software em que o grupo teria interesse de estagiar ou trabalhar no futuro.

R: Uma empresa que o grupo deseja estagiar ou trabalhar no futuro é a Rockstar Games.

 

B. Identificar como é feita a modelagem de sistemas de software nessa empresa, inclusive se ela adota a UML.

R: Foi feita uma pesquisa sobre este tópico, porém não foi encontrado nada sobre a modelagem de sistemas nesta empresa nem diagrama UML.

C. Identificar as vantagens e desvantagens de realizar a modelagem de sistemas nessa empresa. Caso essa informação não seja encontrada, refletir sobre quais poderiam ser essas vantagens e desvantagens.

R: As vantagens de, por exemplo, adotar um diagrama UML são:

  • Comunicação visual: A UML fornece uma linguagem visual comum que pode ajudar as equipes de desenvolvimento a comunicar de forma mais eficaz entre si e com os stakeholders.
  • Documentação: A UML permite criar documentação visual que ajuda a capturar os requisitos, a arquitetura e o design do sistema. Isso facilita a compreensão do sistema ao longo do tempo e pode ser útil para a manutenção, atualização e treinamento de novos membros da equipe.
  • Análise e Planejamento: Diagramas UML podem auxiliar na análise e planejamento do sistema antes da implementação. Eles permitem que os desenvolvedores identifiquem problemas de design, erros e lacunas nos requisitos antes que o código seja escrito.
  • Padronização: A UML fornece uma série de diagramas e notações padronizadas, o que pode ajudar a criar uma abordagem uniforme e consistente.

Algumas desvantagens em relação a este modelo são:

  • Complexidade: A UML possui uma ampla variedade de diagramas e notações, o que pode levar a uma curva de aprendizado íngreme para os desenvolvedores. A criação e interpretação dos diagramas podem ser complexas, especialmente para aqueles que não estão familiarizados com a linguagem.
  • Tempo e Esforço: A criação de diagramas UML pode consumir tempo e esforço consideráveis, especialmente em projetos grandes e complexos. Isso pode levar a atrasos no desenvolvimento real do código.
  • Manutenção de Diagramas: À medida que um sistema evolui, os diagramas UML podem se tornar desatualizados, o que pode levar a inconsistências entre a documentação e o sistema real. Manter os diagramas sincronizados com o código pode ser desafiador.
  • Foco Excessivo na Modelagem: Em algumas situações, pode ocorrer um foco excessivo na criação de diagramas detalhados em vez da escrita real do código. Isso pode atrasar o progresso do projeto e resultar em modelos detalhados que não refletem com precisão o sistema real.

D. Incluir a(s) fonte(s) onde a(s) informação(ões) foi(ram) encontrada(s).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (236.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com