TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOFTWARE LIVRE ACESSÍVEL: UMA ABORDAGEM AO GUARUX, Monografia Celso Magela de Almeida Santo André -SP 2013

Por:   •  17/9/2015  •  Monografia  •  6.053 Palavras (25 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 25

“A humanidade sempre sonhou com um milagre religioso: que os cegos enxergassem e que os surdos ouvissem. É provável que a humanidade triunfe um dia sobre a cegueira, a surdez e a deficiência mental. Porém as vencerá no plano social e pedagógico muito antes que no plano biológico e medicinal. É possível que não esteja longe o dia em que a pedagogia se envergonhe do próprio conceito de ‘criança com defeito’. O surdo falante e o trabalhador cego, participantes da vida geral em toda a sua plenitude, não sentirão sua deficiência e não darão motivos para que outros a sintam. Está em nossas mãos o desaparecimento das condições sociais de existência desses defeitos, ainda que o cego continue cego e o surdo continue surdo. Provavelmente não serão compreendidos aqueles que disserem que um cego é deficiente. Assim, as pessoas dirão que um cego é um cego, que um surdo é um surdo, e nada mais.”

Lev Semenovitch Vygotsky


Resumo

Para que um deficiente visual seja capaz de interagir com o computador, é necessário que um programa adaptativo seja usado. Esse programa pode ser leitor de tela completo ou um programa que proveja recursos de ampliação de áreas da tela possibilitando a visualização. Para INCLUSAO as pessoas totalmente cegas, existem programas leitores de tela no mercado a um custo tão alto que acaba inviabilizando o acesso a esses recursos. O alto custo das licenças também favorece o uso de programas sem o devido licenciamento, prática ilegal, mas muito comum. Os Sistemas Operacionais baseados em software livre fornecem gratuitamente esses recursos de acessibilidade. Para que as pessoas cegas possam desfrutar da acessibilidade, não basta o programa leitor de tela, é preciso que o desenvolvimento dos sistemas operacionais, aplicativos e páginas de internet, possibilitem que o programa leitor de tela seja capaz de informar o que está sendo exibido para o usuário.

Para o contínuo desenvolvimento de sistemas operacionais, aplicativos e páginas de internet que respeitam os padrões internacionais e padrões de acessibilidade, o conceito em torno do software livre é o grande motivador, e isso pode tornar o software livre uma opção para possibilitar que os deficientes visuais tenham acesso à informação usando o computador.

Palavras-chave: Software Livre; acessível;


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO

1.1        Justificativa

1.2        Objetivos

 

2        O SISTEMA OPERACIONAL

2.1        Unix®

2.2        O Projeto GNU

2.3        O Linux

2.4        Principais Distribuições Linux

2.4.1        O Ubuntu

3        A ADOÇAO DO SOFTWARE LIVRE

3.1.1        A troca de informação

3.1.2        A acessibilidade

3.1.3        A interface amigável

3.1.4        A ilegalidade e a política pública

3.1.5        O mercado

4        O GUARUX - FOCO NA ACESSIBILIDADE

  1. 4.1        História e motivação

4.2        Versões

4.3        Aplicações livres

4.3.1        Evican

4.3.2        Tuxtype

4.3.3        TDGrux

4.3.4         TecnoLousa

4.3.5        Jogos especiais

4.3.6         O Orca

4.3.6.1        Configuração

4.3.6.2        Vozes e comandos

4.3.6.3        Editores de texto e Navegadores

5        METODOLOGIA

4         CONCLUSÃO

6        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


1  INTRODUÇÃO

Com a universalização dos computadores, passamos a viver cada dia mais dependentes dos sistemas informatizados. Com o crescimento constante dos sistemas inteligentes poderemos usar o computador em casa ou trabalho, sem a necessidade de tocá-los ou até mesmo vê-los. Até que isso aconteça, a adaptação de ambiente é necessária para que o deficiente visual tenha acesso à informatização. O uso do computador pode ser fundamental para que as pessoas cegas, deficientes motores ou intelectuais não sejam excluídas da sociedade mais do que já são.

A customização de distribuição Linux ou a criação de uma nova distribuição focando em um tipo de usuário é um recurso que torna o sistema operacional baseado em software livre um grande atrativo para desenvolvedores e administradores de TI. Em muitos segmentos, esses sistemas operacionais superam os sistemas proprietários tanto em qualidade quanto em usabilidade.

Na educação, a customização facilita o trabalho do professor, pois é possível adicionar recursos específicos para cada disciplina até mesmo sem a necessidade de instalação dessa distribuição no HD da máquina.

 

  1. 1.1 Justificativa

O alto custo das licenças de uso de software podem incentivar a distribuição ilegal.  O uso de sistemas e aplicativos baseados em Software Livre, além de respeitar os aspectos éticos e legais, pode possibilitar que esses sistemas continuem evoluindo, sustentado pelo compartilhamento contínuo.

O uso do computador pode nos trazer inúmeras vantagens, a ponto de termos a impressão de que jamais poderíamos viver sem ele.  Mas usar o computador não chega a ser um uma tarefa tão simples assim. Existem outros inconvenientes para o uso eficiente da máquina, como o valor de aquisição do equipamento e do software, problemas com a segurança da informação e o suporte técnico.  

 

1.2  Objetivos

        

Este trabalho tem por objetivo explorar a personalização e os recursos de acessibilidade da distribuição Guarux, criada pela equipe do Departamento de Informática e Telecomunicações da Prefeitura de Guarulhos a partir do a partir do Linux Ubuntu

2- O SISTEMA OPERACIONAL

2.1- Unix®

        A história do Unix® remonta aos anos de 1960, quando Thompson, Dennis Ritchie e outros desenvolvedores se uniram para desenvolver nos Laboratórios Bell da AT&T, o sistema operacional Multics. A ideia era criar um sistema capaz de comportar centenas de usuários, mas diferentes interesses entre os grupos envolvidos na pesquisa levaram o Multics ao fracasso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (272.8 Kb)   docx (320 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com