TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança de Dados em Redes Sociais

Por:   •  5/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.593 Palavras (11 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 11

Segurança de Dados nas Redes Sociais

Ícaro P. Baseggio, Wellington E. S. de Oliveira

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira CEP 89564-590 – Videira – SC – Brazil

Bacharelado em Ciência da Computação Instituto Federal Catarinense (IFC) – Videira, SC – Brazil icaroperetti50@gmail.com, sweliel@outlook.com

Abstract. In a world where almost all the information we need is available online, and where people's privacy is increasingly reduced, data security analysis is highly relevant. There are several cases of data leaks from the largest companies in the industry, and the question the population has again is whether social media compromise our privacy and whether our data is really secure.[pic 1]

Resumo. Em um mundo onde quase todas as informações de que precisamos estão disponíveis online, e onde a privacidade das pessoas está cada vez mais reduzida, a análise da segurança dos dados é altamente relevante. Existem vários casos de vazamento de dados das maiores empresas do mercado, e o questionamento que a população volta a ter é se as redes sociais comprometem nossa privacidade e se os nossos dados estão realmente seguros.

  1. Introdução

O avanço da internet no Brasil e no mundo desde o início do século XXI é claro e evidente, e desta maneira, a internet é utilizada como meio de comunicação e interação social. E não a nada mais interativo que conecte as pessoas hoje em dia do que as redes sociais, que vem numa crescente no número de usuários impressionante, segundo o site Statista, o Facebook atualmente é a rede social com maior número de usuários, com cerca de 2,41 bilhões de usuários mensais, o que significa que 31.3% da população mundial utiliza a rede social. Sendo assim quase um terço da população mundial deposita seus dados mensalmente nessa plataforma, confiando e acreditando que os mesmos estão armazenados de maneira segura, é necessário deixar claro que os dados depositados nas redes sociais não estão 100% seguros e podem ser expostos e utilizados de maneiras inadequada, no facebook e em qualquer outra rede social. Por exemplo, a pouco tempo o site Intersept Brasil vazou conversas do atual ministro da justiça Sérgio Moro, que através do aplicativo de mensagens Telegram, uma rede social para troca de mensagens, esse vazamento levantou discussões na internet, principalmente política, porém o mais importante é: A conversa entre um ministro federal foi vazada, e isso deve ser discutido, se nem o ministro da justiça, que deveria ter o mais alto nível de segurança, teve seus dados invadidos de maneira simples e fácil, e se ele pode ser hackeado e ter seus dados

vazados, nada impede que qualquer usuário tenha seus dados e conversa expostos também, e essa é a preocupação deste artigo.

Embora as políticas de privacidade sejam rígidas e estejam bem claras, existem vários casos de vazamentos e exposição de dados inclusive nas redes mais populares incluindo Facebook, Instagram, Twitter e Whatsapp, que embora gastem muito em segurança, ainda possuem diversas fragilidades, e a cada dia mais usuários entram nessas plataformas e lançam suas informações sem se importar com quem pode acessar e de que maneira vai utilizar estas, e por isso essas grandes empresas devem ser cada vez mais exigidas em questão de segurança.

  1. Segurança dos dados em redes sociais

Atualmente a sociedade está vivenciando a era digital, onde é possível transmitir informações, utilizar bancos e diversas outras operações através da internet em poucos segundos. Porém a grande parte dos usuários são leigos e não tem noção de que estes dados podem ser violados ou expostos a qualquer momento, ou da quantidade de dados que são recolhidos por suas redes sociais.

Por exemplo, serviços como o Google maps ou o próprio Facebook registram dados de localização do usuário sem necessidade de nenhuma autorização especial, e muitos não sabem que essas empresas têm esses dados e que o próprio usuário pode acessá-lo.

  1. Mapa de localização do Facebook

[pic 2]

A imagem acima é um exemplo, e o Facebook, assim como outras redes, vai muito além disso, coletando informações como nomes de contatos, número de telefones, ligações, duração das ligações, além de centenas de outras informações que podem ser assustadoras para alguns usuários, porém os mesmos permitiram o recolhimento desses dados quando aceitaram os termos de política e privacidade da rede.

De acordo com ZUCKERBERG, criador, fundador e CEO (diretor executivo) do facebook, que também adquiriu as redes sociais instagram e whatsapp, as redes sociais possuem cerca de 2.7 bilhões de usuários utilizando o facebook, instagram, whatsapp ou messenger todos os meses, e pelo menos 2 bilhões de pessoas que utilizam pelo menos algum destes serviços todos os dias.

Apesar de todas as redes sociais citadas acima informarem em sua política de dados e privacidade quais dados estão sendo coletados, para qual finalidade as informações fornecidas são utilizadas antes do usuário finalizar a criação de uma “conta”, o usuário é questionado se está de acordo com a política adotada pela empresa, e grande parte aceita sem ter ciência da coleta dos dados.

De acordo com o FACEBOOK e sua última política de dados, o facebook coleta dos usuários, conteúdo, comunicações e outras informações que são fornecidas na utilização de qualquer produto da empresa, incluindo dados fornecidos no cadastro, conteúdos criados e compartilhados, mensagens ou na comunicação com outra pessoa. O usuário também fornece metadados, são eles, localização de uma foto, incluindo o que o usuário vê através de recursos fornecidos pelo aplicativo como a câmera para que possam ser feitas recomendações de filtros.

Redes e conexões, de acordo com a rede social, são coletadas informações de páginas, pessoas, contas, hashtags e grupos quais o usuário se conecta. Também são coletadas informações de contatos, quando o usuário optar por sincronizar, dentre estes dados estão a agenda de contatos, registro de chamadas ou histórico de SMS.

Também são coletadas informações de transações (compras) feitas dentro da plataforma, dentre estas informações estão, número de cartão de crédito ou débito, outras informações relacionadas ao cartão , detalhes de entrega, contato, autenticação etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (277.5 Kb)   docx (103.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com