TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seis Sigmas

Resenha: Seis Sigmas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Resenha  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

- O processo de Seis Sigmas;

- Como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigmas estão relacionados à gestão estratégica e à gestão pela qualidade.

O processo de Seis Sigmas e sobre como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigmas estão relacionadas à Gestão Estratégica e à Gestão pela Qualidade.

O Programa Seis Sigma nasceu na empresa Motorola na década de 80 e, atualmente, é aplicado tanto em processos de negócios quanto em processos de manufatura, revolucionando o ambiente empresarial devido à quantidade de ferramentas utilizadas.

Seis Sigmas é um conjunto de ferramentas e técnicas baseadas em fatos e orientadas a ajudar um negócio a proporcionar benefícios financeiros por meio de melhorias contínuas.

Tecnicamente, Seis Sigmas se apresentam como um programa baseado em mensurações, onde a estatística é o principal meio utilizado para auxiliar à tomada de decisão, e tem por objetivo aumentar o nível de qualidade dos processos até atingirem o nível Seis Sigmas, o que significa ter uma margem de apenas três erros em um milhão de Inúmeros estudos apontam o BSC como uma ferramenta útil e adaptável a essa realidade.

Relatos da própria FNQ mostram que empresas que possuem BSC tendem a ter maior pontuação no PNQ. Foi o caso da Suzano Papel e Celulose e da CPFL Paulista, vencedoras do prêmio em 2008. AES Eletropaulo, Brasal Refrigerantes, Grupo CPFL Energia, Volvo Caminhões e CPF Piratininga foram vencedoras do PNQ em 2009, das quais 100% utilizam BSC como ferramenta de gestão de suas estratégias.

Até mesmo o setor público utiliza as técnicas do PNQ, através de uma iniciativa chamada GesPública – Programa Nacional de Gestão Pública do Ministério do Planejamento e Orçamento. Muitos órgãos públicos que aderiram ao GESPUBLICA também vêm aderindo ao BSC como modelo de gestão.

O BSC, por exemplo, é usado para gestão da estratégia, seja no curto, médio ou longo prazo. Já as ferramentas relacionadas à melhoria contínua são usadas para gestão das rotinas, gestão do dia-a-dia. É nesse ponto que estes modelos têm conexão entre si. O BSC utilizando os resultados dos processos para tomar decisões de cunho estratégico e os processos utilizando o BSC para entender onde devem focar seus esforços para entregar a proposta de valor para o cliente.

Uma grande empresa do setor automobilístico afirma que, antes de implementar o BSC, utilizavam Kaizen. Como se tratava de uma ferramenta que estava tendo bons resultados no negócio da empresa, esta foi aproveitada e potencializada com a utilização do BSC segundo o diretor de planejamento desta automobilística.

O BSC indicou em quais processos a empresa deveria direcionar seus esforços para se beneficiar ainda mais com os resultados positivos que o Kaizen poderia trazer.

Estudo de caso

Este estudo de caso foi conduzido em uma empresa da área têxtil, que desenvolve projetos de melhoria com base na metodologia Seis Sigma há quatro anos. O projeto relacionado ao estudo de caso visava o aumento de produtividade de sua área de controle e revisão de qualidade.

Um projeto na área de controle de qualidade pode parecer ser contraproducente, dada a tendência atual de garantia da qualidade de produtos por processo (Product by process). Neste estudo de caso, entretanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com