TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Operacional

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.952 Palavras (8 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA OPERACIONAL[pic 1][pic 2]

LISTA DE FIGURAS[pic 3]

Figura 1: Arquitetura computacional        

Figura 2: Sistema de arquivos        

Figura 3: Área de trabalho do Windows 95        


SUMÁRIO[pic 4]

Introdução        

1 Fundamentação Teórica        

1.1 História da Computação        

1.2 Visão geral do sistema operacional        

1.3 Operações do sistema operacional        

1.3.1 Processos        

1.3.2 Arquivos        

1.3.3 Entrada e Saída        

1.3.4 Segurança        

1.4 Sistemas e ambientes operacionais        

Referências        


Introdução

        Atualmente a tecnologia está em toda parte sendo possível observá-la em pequenas coisas como um botão de roupa, pode parecer simples, mas existe um equipamento que foi projetado com a ajuda da tecnologia e depois disso é produzido o botão.

        Seguindo a analogia sobredita, o equipamento que produz o botão possui um sistema operacional, mesmo que não haja um monitor exibindo um programa para se manipulado, existe as placas de circuitos elétricos que são tecnologias com o sistema operacional embarcado.

        Tendo em vista os conceitos supracitados, o presente trabalho visa apresentar brevemente conceitos de sistema operacional.


1 Fundamentação Teórica

1.1 História da Computação

        A computação é sem dúvida a maior invenção do homem. Uma tecnologia consideravelmente nova que revolucionou a nossa forma de existir. O impacto da sua evolução é apenas um computador pessoal, encontrando em várias vertentes, e assim acrescentando na vida pessoal como no laser (JOSÉ e RIBEIRO, 2009).

        Atualmente se encontra a tecnologia em toda a nossa volta, até em pequenos detalhes como coloração de tinta, que no passado não muito distante era feito com misturas de substâncias naturais. “Nem sempre vemos os computadores, mas eles estão por toda parte e nos grandes sistemas de informação que gerenciam todos os serviços na sociedade moderna”. (JOSÉ e RIBEIRO, 2009, p.1).

        O gerenciamento da tecnologia para a utilização da sociedade (usuário) é conceituada através do sistema operacional, no qual executa um papel crucial para a funcionalidade dos softwares com o hardware.

        Segundo Silberschatz (2008) os sistemas operacionais podem ser definidos em três categorias, a primeira são os computadores de grande porte chamados de mainframes que são projetados para otimizar a utilização do hardware. O segundo são os PCs, computador pessoal, onde tem como principal funcionalidade de executar aplicações tais como, jogos complexos, softwares comerciais e assim por diante. Por último os sistemas operacionais para dispositivos móveis ou computadores portáteis que além de realizar as operações supracitadas na primeira e segunda categoria, devem apresentar uma facilidade de operação do programa como um toque na tela touchscreen.

        “Portanto, alguns sistemas operacionais são projetados para serem convenientes, outros para serem eficientes e outros para alguma combinação disso”. (SILBERSCHATZ, 2008, P.3).

        Para todo computador existe um usuário que necessita sanar algum problema, seja ele um cálculo matemático ou apenas uma consulta de data e hora. Para resolver o problema do usuário necessita de um programa especifico como uma agenda eletrônica no qual fornece a data e hora solicitada ou um sistema de contabilidade para cálculos de folhas de pagamento do funcionário. (OLIVEIRA; CARISSIMI e TOSCANI, 2010).

        Todos os programas necessitam de hardware para executá-los, para os exemplos citados acima, o softwares necessitam acessar o HD (disco rígido) que contém os dados necessárias para realizar um cálculo ou uma consulta, para tanto, o hardware é disputado por várias aplicações e que pode gerenciar quem consulta ou fica na espera para consultar é o sistema operacional. (OLIVEIRA; CARISSIMI e TOSCANI, 2010).

[pic 5]

Figura 1: Arquitetura computacional

Fonte: OLIVEIRA; CARISSIMI e TOSCANI, p.22, 2010.

        A figura 1 ilustra a funcionalidade do sistema operacional, os usuários solicitam operações nos periféricos e o sistema operacional realiza a comunicação com o hardware retornando a informação desejada.

        O processo do sistema operacional é muito extenso e complexo, desta forma será dividido em dois pontos de vista: do usuário e do sistema.

        

1.2 Visão geral do sistema operacional

        

        O computador para o usuário é utilizado para infinitas funcionalidades, pode ser para o trabalho, pesquisas, laser, entretenimento, em fim, seu uso serve para muitas utilidades.

        Para o usuário o computador consiste em monitor, teclado, mouse e unidade de sistema, periféricos básicos para o seu funcionamento, entretanto o sistema objetiva agilizar, reduzir o trabalho realizado pelo usuário. Portanto foi projetado para facilidade de uso. (SILBERSCHATZ, 2008).

        Um papel que o sistema operacional realiza é a manipulação de recursos, para cada ação ele usa um determinado processo, como no exemplo acima, o usuário apenas acessa seu computador para um trabalho convencional onde não requer muito dos recursos e sim uma atenção para o desempenho, já se o usuário estiver utilizando um computador compartilhado em rede o sistema deve gerenciar o desempenho mais os recursos necessários como tempo do CPU, memória e E/S disponíveis, evitando assim, que um usuário utilize de forma errônea os recursos. (SILBERSCHATZ, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (280.8 Kb)   docx (109.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com