TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Recomendação: Aplicativo de Recomendação Dinâmica de Rotas e Pontos Turísticos no Brasil

Por:   •  7/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.186 Palavras (9 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 9

TÍTULO

Sistema de Recomendação: Aplicativo de recomendação dinâmica de rotas e pontos turísticos no Brasil;

INTRODUÇÃO

O setor de turismo é considerado um dos principais motores da economia contemporânea e uma das atividades humanas mais intensas das últimas décadas.  De acordo com FECOMERCIO - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (2013), é a atividade do setor terciário que mais cresce no mundo. A OMT – Organização Mundial de Turismo estima que, em 2005, o setor tenha movimentado, direta e indiretamente, mais de $ 3,5 trilhões anuais. Em 2012, o turismo no Brasil foi responsável por 3,7% do PIB nacional, movimentando várias atividades do setor, como serviços de alojamento, alimentação, atividades de agências e organizadores de viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas (SILVA, 2013).

Com esse cenário positivo, este projeto busca realizar o estudo e desenvolvimento de uma nova técnica de extração de informação e recomendação dinâmica, agrupando-a ao Generalist Recommender System Kernel (GRSK), desenvolvido pelo departamento de Informática, na área de Inteligência Artificial da Universidade Politécnica de Valência, Espanha (TARIN, 2013), aplicando o resultado em um sistema embarcado a fim de realizar recomendações inteligentes para as viagens e passeios turísticos no Brasil.

Generalist Recommender System Kernel (GRSK)

O Kernel do Sistema de Recomendação Generalista é responsável por fornecer “sugestões” para usuários individuais e grupos. As duas tarefas principais do GRSK são a análise do perfil dos usuários para chegar a um modelo de preferência e a geração de uma lista de itens a serem recomendados.

O GRSK é baseado na utilização de uma taxonomia para representar gostos do usuário e os itens para recomendar, sendo projetado para ser generalista, ou seja, independente do catálogo atual de itens para recomendar. Portanto, o GRSK é adaptável para ser utilizado em qualquer domínio de aplicação, desde que os dados do novo domínio sejam definidos através de uma representação taxonômica.

A criação do perfil do usuário é composta por:

(1) informações pessoais e demográficas;

(2) o modelo geral-likes, que é uma lista de características da taxonomia, juntamente com a avaliação do usuário para esses recursos;

(3) informações sobre a interação histórica do usuário com o RS.

Com tais dados, o GRSK pode aplicar quatro diferentes técnicas de recomendação: baseada em gostos demográficos; baseada em conteúdo; colaborativo e geral. O resultado é uma lista de preferências para cada técnica, que descreve o modelo de preferência do utilizador. No caso de uma recomendação individual, estas preferências são usadas ​​para selecionar os itens para recomendar.

Smart Tourism

A proposta do aplicativo embarcado Smart Tourism é sugerir rotas personalizadas aos turistas, tanto em viagens individuais quanto em grupos. Também são sugeridos pontos turísticos, pratos típicos, hospedagens, paisagens, entre outras informações, de acordo com o seu perfil, assim como perfis semelhantes, a partir da região em que se encontram, trabalhando portanto de forma dinâmica.

Para desenvolver tal solução, este projeto propõe o desenvolvimento de uma nova técnica de extração de informação e recomendação em modo dinâmico, que será responsável por realizar as recomendações adaptáveis, isto é, dependendo da região onde ele se encontra será realizado um tipo de recomendação, tornando-se com isso um sistema adaptável ao ambiente.

        A nova técnica será agrupada à base do kernel GRSK, tornando-a ainda mais importante e inovadora no que diz respeito a sistemas de recomendação para o setor de turismo.

As características do aplicativo são:

Turista:

  • Hospedagem, recomendar locais que sejam compatíveis com o interesse do indivíduo ou grupo, considerando questões financeiras e histórico de hospedagem;
  • Alimentação, apresentação de restaurantes típicos da região, valores e formas de pagamento;
  • Locais: Tipos de paisagem, condições das estradas, montanhas, campos, bosques, cidades, cultura, história, roteiros gastronômicos etc.;

Veículo:

  • Abastecimento: Postos de sua preferência, distância entre eles etc.;
  • Estilo do veículo: Características do veículo, estilo on ou off road, (em caso de off, sugestões de estradas de terra, cascalhos, etc; caso contrário, será evitado este tipo de terreno);
  • Autonomia: Baseando-se no tamanho do tanque será feita a recomendação de postos próximos a fim de evitar a “pane seca”;
  • Marca do veículo, com o objetivo de apresentar concessionárias na região em que o turista se encontra, em caso de problemas mecânicos.

Nova técnica de recomendação:

A Recomendação de rotas e lugares turísticos pode ser considerada uma tarefa complexa e difícil de ser realizada. Isso porque devem ser levados em consideração os vários elementos de uma região, contendo inúmeras características. Para facilitar o desenvolvimento e entendimento do projeto, foram definidas duas formas de recomendação, chamadas de pontos estáticos e pontos dinâmicos.

Os pontos estáticos são os locais e/ou rotas turísticas fixas, que não são alterados de local, já os pontos dinâmicos incluem eventos, exposições, encontros, festivais etc., os quais são organizados em um local específico e seguem o calendário para a sua ocorrência, consequentemente para sua visitação. Neste caso, será considerado o perfil do turista, utilizando técnicas tradicionais de mineração de dados, como também o contexto no qual ele está localizado (uma cidade ou uma região), recomendando de forma dinâmica baseando-se em conjuntos de páginas previamente selecionadas, contendo informações como eventos, encontros, museus, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com