TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Saúde Informatizada

Por:   •  7/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.945 Palavras (16 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA

SISTEMAS DE SAÚDE

MACAPÁ

2018

                                                   

SISTEMAS DE SAUDE

Trabalho refente a discIplina de sistema da informação apresentado ao curso de gestao da tecnologia da informaçao, na universidade paulista - unip , orientado pelo professor  Issac Limal, realizado pelos alunos: Antonio Victo, Diego Santos, Natanaelson Cotes, Raphael Ribeiro, Willian lima

MACAPÁ

2018


Sumário

INTRODUÇÃO.............................................................................................................................4

1-SISTEMAS DE SAUDE NO MUNDO..........................................................................................5


INTRODUÇÃO

       De  acordo com o conceito:”um sistema de saude é a relação que um conjunto de instituiçoes prestadoras de serviço de saude mantem entre si”.  

       Nesse trabalho abordaremos: os tipos de sistemas,como funcionam,qual pais tem o melhor sistema de saude e qual tem o pior,como o sistema de saude funciona no brasil,e como a tecnologia da infomação contribui para esse sistema que é muito importante na vida de todos nós.              

   

  1. SISTEMAS DE SAÚDE NO MUNDO.

   Todo sistema de saude pode ser pensado como articulação de tres componentes cada um dos quais se envolve em um conjunto de definicoes particulares e questoes especificas,porem, existem problemas as tres dimensoes.

  1. Politico –modelo gestao
  2. Economico –modelo financiamento
  3. Medico- modelo assistencial

    Se for olhar nos minimos detalhes cada pais tem um sistema diferente.

    Em alguns lugares há dominio do mercado (modelo de seguro privado),em outros o estado é absoluto(modelo universalista).

    Alem disso outras instituicoes como: religiosas,de caridade e sindicatos visam promover a saude dos cidadaos, de acordo com suas expectativas e o mecanismo de financiamento sustentavel.

    Assim entramos nas principais formas de financiamento da saude:

  • Inpostos e taxas.
  • Contribuicoes sociais.
  • Seguros e planos de saude particulares.
  • Desenbolso dos proprios pacientes.
  • Doaçoes,caridade ou serviço voluntario.

    Boa parte dos paises usam mais de uma dessas opcoes.

    Sistemas de saude custam muito dinheiro,paises desenvolvidos gastam no minimo 10% do pib (os estados unidos gastam 17%) e o gasto per capita chega proximo de 9.000 $( nove mil dolares) ja o brasil gasta apenas 7.7% do seu orçamento geral e a renda per capita é  de 336$( trezentos e trinta e seis dolares) fazendo o brasil ser um dos paises que menos investem em saude e é 125 no ranking da onu.

REFERENCIAS

SISTEMAS  DE  SAUDE  NO   MUNDO.  disponivel em www.youtube.com/watch?v=iLbVJQi1zho

acesso dia 2 outubro de 2018.

ORÇAMENTO DA SAUDE NO BRASIL... disponivel em https://panoramafarmaceutico.com.br/2018/05/18/orcamento-da-saude-no-brasil-e-similar-ao-africano-diz-oms/

acesso dia 2 outubro de 2018.

SISTEMA DE SAUDE. disponivel em https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Sa%C3%BAde

acesso dia 2 outubro de 2018.

Sistema de saúde privado

Sumário

  1. INTRODUÇÃO
  2. SISTEMA DE SAÚDE PRIVADO
  3. CONCLUSÃO

  1. INTRODUÇÃO

A questão da saúde no Brasil certamente é uma das mais complexas num país já tão marcado por todo o tipo de demandas social, política e econômica. Nossa Constituição define que a saúde é direito de todos e dever do Estado, mas essa também, como tantas outras obrigações do Estado brasileiro diante dos seus cidadãos, tem sido historicamente difícil de ser atendida. No caso da saúde, há um grande caminho a percorrer, seja sob o aspecto do equacionamento da capacidade do Estado de financiar sua obrigação constitucional, seja pela busca de soluções alternativas mediante aquilo que se convencionou chamar de saúde suplementar.

  1. Sistema de saúde privado

O sistema privado atende algo próximo de 50 milhões de segurados e gasta uma vez e meia o dinheiro destinado ao sus. A distorção é evidente. Assim como a falta de recursos para garantir atendimento digno para dois terços da população.

Só isso seria suficiente para o surgimento de conflitos, mas há toda uma legislação ruim que amplia o quadro, levando a judicialização das questões de saúde tanto no setor público como no privado. Como por exemplo, no setor público há o comprometimento de valores significativos para custear medicamentos e procedimentos fora dos habituais, por força de liminares dadas com toda um a boa intenção do mundo, mas que, protegendo um indivíduo acabam prejudicando a coletividade.

O custeio da saúde pública é feito através de dotações orçamentais com valores bem menores do que seria aconselhável. Estes valores devem ser usados para proporcionar o máximo de qualidade para o maior número de pessoas, mas não é isso que ocorre, ao conceder liminar para um tratamento no qual necessita a importação de medicamentos, normalmente caros, ou uma cirurgia no exterior, a justiça, em verdade está distorcendo a função social do atendimento à saúde, já que os valores para isso são sacados do orçamento, reduzindo o dinheiro para bancar outros tratamentos, aumentado as filas de espera e prejudicando milhares de pacientes que aceitam as regras como elas são.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (448.1 Kb)   docx (415.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com