TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Integrados de Gestão

Por:   •  19/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância (AD)

Unidade de aprendizagem: Sistemas Integrados de Gestão

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

Acesse o link http://www.fatecjd.edu.br/retc/index.php/RETC/article/viewFile/105/pdf em que se encontra o artigo intitulado “ESTUDO DE CASOS SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EM EMPRESAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO”, leia atentamente e responda as questões que seguem abaixo com base no referido artigo:

a) Tendo em vista as diferenças entre os sistemas departamentais e os sistemas integrados de gestão, aponte pelo menos dois problemas que podem ser detectados em empresas que utilizam os sistemas departamentais e duas dificuldades para se implantar, nesses contextos (sistemas departamentais), os sistemas integrados de gestão. (2,5 pontos)

Em empresas aonde a cultura de utilização de sistemas departamentais podemos ter dois grandes problemas que irão posteriormente dificultar a implementação de sistemas integrados de gestão. A falta de integridade das informações e a dificuldade de gerenciamento do sistema dificulta a integração com SIG, causando retrabalho e elevando os custos para execução da implantação do projeto.

b) Um dos entrevistados no artigo – Ademir Roque Maneira – enfatiza que “a implantação de sistemas integrados não deve ser tratada como um processo de mudança cultural na empresa. No passado, quando não havia sistema, a implantação de um sistema integrado ou não, gerava mudança cultural. Hoje em dia com os recursos atuais, um sistema integrado é apenas a evolução de sistemas existentes”. Nosso livro didático reforça essa ideia do entrevistado, ou não? Argumente com fragmentos do nosso livro didático que possam justificar sua resposta. (2,5 pontos)

Devido ao fator “pessoas”, que deve sempre ser considerado em projetos de implantação de sistemas integrados, sim devemos nos preparar para resistências dadas pela mudança cultural afetada. Como destaca o livro didático (p. 145)

“Resistencia a mudanças – muitos projetos de ERP fracassaram por não terem preparado suas forças de trabalho para as mudanças de processos impostas pelo novo sistema; ”

Portanto discordo do entrevistado.

c) As pequenas empresas apontam algumas dificuldades para a implantação de Sistemas Integrados de Gestão. No artigo lido, como os entrevistados tratam essa questão? Qual a sua opinião a respeito? Justifique sua resposta. (2,5 pontos)

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com