TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais - Android

Por:   •  26/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  6.063 Palavras (25 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

Arquitetura de Sistemas Operacionais

Trabalho Bimestral – Prof° Michael Pontes

Caoane F. Rodrigues – C14BHH-6

Lucas H. Galvão –

Renan M. Caputo – C16177-2

Sumário

O Que É Android ............................................................................................ 03

Arquitetura de S.O. ......................................................................................... 03

Arquitetura de S.O. Android ......................................................................... 06

Processos .......................................................................................................... 08

Processos no Android ..................................................................................... 08

Threads ............................................................................................................. 12

Threads no Android ....................................................................................... 13

Escalonadores ………………………..……………………….......…………. 15

Escalonadores no Android ............................................................................ 18

Sincronismo ..................................................................................................... 18

Deadlock .......................................................................................................... 19

Considerações Finais ...................................................................................... 21

O que é o Android?

O Android é um sistema operacional para dispositivos móveis open source baseado em Linux e desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google em uma plataforma de código aberta sob a licença apache; Sendo open source, é permitindo que os fabricantes possam modificar seu código fonte e essa liberdade permite adicionar novos recursos e incorporá-los ao sistema, fazendo com que o software evolua constantemente.

No Android, aplicações são desenvolvidas em linguagem de programação Java, utilizando o Android SDK e executam na maquina virtual Dalvik. O Android, entretanto, possui suporte para o desenvolvimento de aplicações nativas, escritas em C e C++, através do Android NDK. Atualmente, o sistema possui cerca de 12 milhões de linhas de código, sendo: 3 milhões em XML; 2.8 milhões em C; 2.1 milhões em Java; e 1.75 milhões em C++.

O sistema operacional também está presente em mais de 56% dos smartphones em todo o mundo, tornando o Android uma das plataformas mais interessantes para o desenvolvimento de aplicativos.

Ao contrário do que muita gente pensa, o Android não é desenvolvido apenas pela Google, existe um grupo de empresas como a Motorola, Samsung, LG, Sony Ericsson, HTC, China Mobile, Intel, Asus e muitas outras, que forma o Open Handset Alliance (OHA) com o objetivo de desenvolver a plataforma.

Arquitetura de SO

As múltiplas partes que compõem o sistema podem ser organizadas de diversas formas, separando suas funcionalidades e modularizando seu projeto. A arquitetura do sistema operacional pode ser classificada:

Arquitetura Monolítica

 – Arquitetura de Camadas

Máquina Virtual 

Arquitetura Microkernel

Arquitetura Monolítica

A arquitetura monolítica é a arquitetura de sistema operacional mais comum e antiga, onde cada componente do S.O. está contido no núcleo do sistema. Ela é uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando assim um grande sistema onde os módulos podem interagir.

Tem como característica aumentar a complexidade e o tamanho do código. Grupam-se tarefas similares em camadas. É dividido em camadas com níveis sobrepostos. Camadas inferiores oferecem funções para camadas superiores. Cada camada comunica-se exclusivamente com as camadas acima e abaixo apenas.

Uma aplicação monolítica é autônoma e independente de outras aplicações de computação. A filosofia do projeto consiste em um aplicativo que não é responsável apenas por uma determinada tarefa, mas que também pode executar todos os passos necessários para completar uma determinada função.

Um aplicativo monolítico descreve uma aplicação de software que é projetado sem modularidade. A modularidade é desejável, em geral, uma vez que suporta a reutilização de partes da lógica da aplicação e também facilita a manutenção, permitindo o reparo ou substituição de peças da aplicação sem a necessidade de substituição por atacado.

A modularidade é obtida em graus diversos, por diferentes abordagens de modularização. Código baseado em modularidade permite aos desenvolvedores reutilizar e reparar as partes do aplicativo, mas ferramentas de desenvolvimento são necessários para executar essas funções de manutenção (por exemplo, a aplicação pode precisar ser recompilada). Objeto baseado em modularidade prevê a aplicação como uma coleção de separar os arquivos executáveis que podem ser mantido de forma independente e substituído sem reimplantar o aplicativo inteiro (por exemplo, arquivos "dll" da Microsoft, arquivos "shared object" da Sun/UNIX). Alguns recursos objeto de mensagens permite aplicações baseadas em objeto serem distribuídos em vários computadores (por exemplo, Microsoft COM +). Service Oriented Architectures uso padrão de comunicação específica e protocolos de comunicação entre os módulos.

Tem como vantagem a modularidade, pode-se programar uma camada sem exigir modificações nas outras. Simplificada validação, depuração e modificação, também é altamente eficiente devido a intercomunicação direta entre os seus componentes.

Arquitetura de Camadas

À medida que os sistemas operacionais tornaram-se mais complexos e maiores, projetos puramente monolíticos tornaram-se inviáveis e, então a arquitetura em camada, ou modular, tornou-se uma boa opção, agrupando "camadas" de componentes, ou seja, conjunto de procedimentos, que realizam tarefas similares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (461.9 Kb)   docx (756.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com