TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais Móveis – Android e IOS

Por:   •  12/2/2019  •  Artigo  •  2.371 Palavras (10 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 10

Referências:

Tanenbaum, Andrew S. – Sistemas Operacionais Modernos / Andrew S. Tanenbaum – 3ª Ed. – São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2009.

http://gs.statcounter.com/press/android-overtakes-windows-for-first-time acessado em 17.10.2017 as 20:00

https://developer.android.com/guide/platform/index.html#api-framework acessado em 17.10.2017 as 19:55

https://source.android.com/security/ acessado em 17.10.2017 as 19:55

https://www.android.com/security-center/ acessado em 17.10.2017 as 20:00

http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/ios.html acessado em 17.10.2017 as 20:00

https://blog.bemmaisseguro.com/sistema-ios/ acessado em 17.10.2017 as 19:53

https://www.tecnologiaegadgets.com/apple-ios-8-principais-caracteristicas/1358/ acessado em 17.10.2017 as 19:53

https://www.apple.com/br/ios/ios-11/ acessado em 17.10.2017 as 19:51

https://support.apple.com/pt-br/ios acessado em 17.10.2017 as 19:51

Sistemas Operacionais Móveis – Android e IOS

FACULDADE PORTO

        O presente trabalho tem como finalidade apresentar os sistemas operacionais Android e IOS, bem como suas principais características de segurança, arquitetura e estrutura.

        Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, existem muitos sistemas operacionais, além do Linux e do Windows, conforme nos ensina Tanenbaum:

Mais de 90 por cento das CPUs no mundo não estão nos PCs desktop e notebooks, mas nos sistemas embarcados, como telefones celulares, PDAs, Câmeras digitais, filmadoras, máquinas de jogos, iPods, tocadores de MP3, tocadores de CD, gravadores de DVD, roteadores sem fio, aparelhos televisores, receptores GPS, impressoras a laser, carros e muitos outros produtos de consumo. Muitos deles usam chips modernos de 32 e 64 bits, e quase todos executam um sistema operacional maduro. TANENBAUM, 2009, p. 575).

Android e IOS

O sistema operacional Android, em desde março de 2017, tornou-se o sistema operacional mais usado no mundo, superando o Windows. O Android é uma pilha de software, com base no Linux de código aberto, para diversos dispositivos.

O IOS inicialmente foi chamado de iPhone OS, foi apresentado ao público no Macworld Conference & Expo nos Estados Unidos no dia 09 de janeiro de 2007 e liberado no mês de junho juntamente com o iPhone. É um dos sistemas operacionais mais antigos em desenvolvimento ate hoje, mas isso não impede que ele seja ainda um dos melhores e mais modernos so para dispositivos móveis. Atualmente está em sua versão 11.

Estrutura e Arquitetura

        A estrutura do Android é composta por várias camadas, cujas principais são:

Kernel do Linux - A fundação da plataforma Android é o kernel do linux. Por exemplo: o Android Runtime (ART) confia no kernel do Linux para cobrir funcionalidades como encadeamento e gerenciamento de memória de baixo nível.

Camada de abstração de hardware (HAL) – A camada de abstração de hardware (HAL) fornece interfaces padrão que expõem as capacidades de hardware do dispositivo para a estrutura da Java API de maior nível. A HAL consiste em módulos de biblioteca, que implementam uma interface para um tipo específico de componente de hardware, como o módulo de câmera ou bluetooth. Quando uma Framework API faz uma chamada para acessar o hardware do dispositivo, o sistema Android carrega o módulo da biblioteca para este componente de hardware.

Android Runtime (ART) - O ART é projetado para executar várias máquinas virtuais em dispositivos de baixa memória executando arquivos DEX, um formato de bytecode projetado especialmente para Android, otimizado para oferecer consumo mínimo de memória. Construa cadeias de ferramentas, como Jack, e compile fontes Java em bytecodes DEX, que podem ser executadas na plataforma Android.

Alguns dos recursos principais de ART são: Compilação "ahead-of-time" (AOT) e "just-in-time" (JIT); Coleta de lixo (GC) otimizada; Melhor compatibilidade de depuração, inclusive um gerador de perfil de exemplo, exceções de diagnóstico detalhadas e geração de relatórios de erros, além da capacidade de definir pontos de controle para monitorar campos específicos.

Bibliotecas C/C++ nativas - Vários componentes e serviços principais do sistema Android, como ART e HAL, são implementados por código nativo que exige bibliotecas nativas programadas em C e C++. A plataforma Android fornece as Java Framework APIs para expor a funcionalidade de algumas dessas bibliotecas nativas aos aplicativos. Por exemplo, é possível acessar OpenGL ES pela Java OpenGL API da estrutura do Android para adicionar a capacidade de desenhar e manipular gráficos 2D e 3D no seu aplicativo.

Estrutura da Java API - O conjunto completo de recursos do SO Android está disponível pelas APIs programadas na linguagem Java. Essas APIs formam os blocos de programação que você precisa para criar os aplicativos Android simplificando a reutilização de componentes e serviços de sistema modulares e principais, inclusive:

Um sistema de visualização rico e extensivo útil para programar a IU de um aplicativo, com listas, grades, caixas de texto, botões e até mesmo um navegador da web incorporado;

Um gerenciador de recursos, fornecendo acesso a recursos sem código como strings localizadas, gráficos e arquivos de layout;

Um gerenciador de notificação que permite que todos os aplicativos exibam alertas personalizados na barra de status;

Um gerenciador de atividade que gerencia o ciclo de vida dos aplicativos e fornece uma pilha de navegação inversa;

Provedores de conteúdo que permite que aplicativos acessem dados de outros aplicativos, como o aplicativo Contatos, ou compartilhem os próprios dados;

Os desenvolvedores têm acesso completo às mesmas Framework APIs que os aplicativos do sistema Android usam.

Aplicativos do sistema - O Android vem com um conjunto de aplicativos principais para e-mail, envio de SMS, calendários, navegador de internet, contatos etc. Os aplicativos inclusos na plataforma não têm status especial entre os aplicativos que o usuário opta por instalar. Portanto, um aplicativo terceirizado pode se tornar o navegador da Web, o aplicativo de envio de SMS ou até mesmo o teclado padrão do usuário (existem algumas exceções, como o aplicativo Configurações do sistema).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com