TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais para dispositivos móveis

Por:   •  24/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

Sistemas Operacionais para Smartphones e Dispositivos Móveis

O sistema operacional móvel é um tipo de sistema desenvolvido especificamente para smartphones, tablets, PDAs entre outros dispositivos móveis. Sistemas operacionais móveis combinam características de um sistema operacional do computador pessoal com outros recursos úteis para uso móvel ou portátil, como tela sensível ao toque, celular, Bluetooth, Wi-Fi, GPS de navegação móvel, câmera fotográfica, câmera de vídeo, reconhecimento de voz, leitor de música, etc. Embora alguns computadores, como um típico laptop, sejam portáteis, os sistemas operacionais geralmente usados neles não são considerados móveis como eles foram originalmente concebidos para computadores estacionários maiores, que historicamente não têm ou não precisam de recursos específicos "móveis".

Além do mais alguns sistemas operacionais de dispositivos móveis podem ter seus sistemas fechados que são aqueles que permitem que você instale apenas os aplicativos que o fabricante do sistema disponibiliza em uma loja oficial e não permite outra forma de instalação livre como, por exemplo, Windows RT, Windows Phone e o Apple iOS. Já os sistemas abertos permitem o usuário instalar aplicações de lojas ou fontes externas como, por exemplo, Android, Linux, BlackBerry, Mack OS X e etc.

Principais Fabricantes:

1. Mac OSX – iPhones

2. Symbian

3. Android

4. BlackBerry – RIM

5. Windows Phone

6. Firefox SO

7. Palm webOS

8. MeeGo

9. Brew MP

Diferença em relação aos sistemas operacionais para computadores

O sistema operacional de computadores e smartphones tem praticamente as mesmas funções, pois eles atuam como uma plataforma que age como base entre os hardwares e os softwares do seu computador ou smartphone, sendo responsável pelo gerenciamento geral (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o dispositivo e o usuário.

Malware

O termo malware é uma combinação das palavras malicious e software em inglês. Malware é um software, um programa de computador utilizado para realizar ações maliciosas. Portanto, malware nada mais é do que um nome criado para quando necessitamos fazer alusão a um software malicioso, seja ele um vírus, um worm, um spyware, etc. O objetivo final da maioria dos criminosos virtuais é instalar o malware em seu computador ou dispositivo móvel. Uma vez instalado, esses criminosos podem potencialmente obter controle total sobre esses equipamentos. O malware pode infectar qualquer dispositivo computadorizado, inclusive smartphones e tablets.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com