TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Software Livre em Relação ao Software Proprietário

Por:   •  10/7/2020  •  Resenha  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha

GARCIA, Mauro Neves et.al. Software Livre em Relação ao Software Proprietário: Aspectos favoráveis e desfavoráveis percebidos por especialistas. Gestão & Regionalidade, 2010.

Apresentação do Tema

A resenha tem como base o artigo Software Livre em Relação ao Software Proprietário: Aspectos favoráveis e desfavoráveis percebidos por especialistas, e apresenta como objetivo principal a opinião dos profissionais especializados, em relação aos aspectos favoráveis ou desfavoráveis do software livre em relação ao software proprietário, através da percepção de especialistas em informática. Os autores do artigo usaram da pesquisa qualitativa como recurso metodológico, além de uma revisão teórica conceitual, seguida de entrevistas.

Resumo do texto-base

A partir do século XX é indiscutível que as tecnologias da informação e comunicação, como os computadores, a internet e os celulares, se desenvolveram com uma rapidez nunca vista antes. Estas tecnologias foram inseridas tanto na vida profissional das pessoas, como na vida pessoal das mesmas.

E neste contexto, foram criados inúmeros softwares, que nasceram a partir de sua associação ao processo evolutivo dos processadores, que se tornaram cada vez mais potentes, possibilitando aos seus usuários, a execução de programas de maior complexidade.

Contudo, o softwares proprietário, apesar de fornecer aos usuário diversas aplicações, os custos altos com empregados e sua modernização, fizeram com que o preço para o consumidor final fosse bastante elevado, pois não tinham concorrência. E para sua utilização é preciso a aquisição de licença de uso, pois seus direitos autorais e comerciais são preservados.

Uma desvantagem do software proprietário é que ele é um software pago e de código fechado, e possui maior vulnerabilidade a invasões de vírus. Porém, o mesmo tem a vantagem de que o consumidor tem suporte integral dando mais liberdade na utilização do software para o usuário, e possui melhor facilidade de adaptação, tornando o mesmo mais popular entre os consumidores.

Já o software livre pode ser o resultado de um movimento que busca o compartilhamento do conhecimento tecnológico, visto que, para os mesmos é de grande valia a distribuição equitativa. Destarte, este é um movimento social, que pode ser caracterizado como uma forma de inclusão digital, que é a tentativa de garantir a todas as pessoas o acesso às tecnologia.

Contudo, software livre, não é sinônimo de software gratuito. Alguns softwares livres são também gratuitos, o que não quer dizer que todos softwares livres sejam gratuitos. Sendo que, o usuário tem a liberdade de copiar, modificar e vender cópias do software livre, após o trabalho de aperfeiçoamento de algum sistema, porém sempre referenciando de quem é a autoria.        

Em relação as vantagens do software livre podemos citar, o aproveitamento de equipamentos tido como obsoletos; é um software que pode ser adquirido sem nenhum custo; são menos permeáveis a pirataria; a disponibilidade dos códigos-fonte; possui menor vulnerabilidade a invasões de vírus; possui enorme flexibilidade; liberdade para executar e estudar; os aplicativos são configuráveis; apresenta compatibilidade com equipamentos; favorece a inclusão digital; encontra-se o produto em permanente construção coletiva; oferece contribuição a sociedade; software livre pode ter seu código fonte alterado por qualquer usuário; é atualizado constantemente, mantendo o sistema seguro e estável.                

No entanto, o texto apresenta como desvantagem do software livre a deficiência no suporte, principalmente para os novos usuários; a documentação destes softwares são de difícil entendimento, o que dificulta a solução de problemas; dificuldade de capacitação do usuário técnico; pouca disponibilidade de jogos e programas voltados ao entretenimento; carência de profissionais capacitados para dar suporte; requer mais experiência do usuário em relação a um software proprietário; dificuldade de adaptação dos usuários de outras plataformas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com