TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Startups

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Federal do Ceará

Campus Quixadá

Programa de Educação Tutorial PET / UFC 2018

Startups: Qual a sua ideia?

Nome: João Pedro de Assis dos Santos

Matrícula:

        

Quixadá - Ceará

2018

PET

        O PET, Programa de educação tutorial, compromete-se fundamentalmente em aprimorar os cursos de graduação, trabalhando com os três pilares da universidade, ensino, pesquisa e extensão.

                A maioria dos alunos orienta sua vida acadêmica em torno das disciplinas que irá cursar e das notas que alcançará em cada uma delas. Essa parte, se encontra no pilar do ensino,  porém, um diploma e boas notas no histórico já não são suficientes para o mercado competitivo em que vivemos, e são os pilares da pesquisa e da extensão que poderão ajudar o seu currículo acadêmico a ter um diferencial interessante.

                O PET, atuando com essas três vertentes, importantíssimas e equivalentes, tem como objetivo ensinar aos alunos a trabalhar em equipe, disseminando para os demais colegas o espírito de liderança e compromisso com a geração de conhecimento para a solução dos mais diversos problemas. Além disso pode ofertar para a universidade programas educativos, atraindo alunos calouros e veteranos para participar do projeto, e junto com os demais ele possa educar e aprender a cada dia de sua vida acadêmica. 

Startups: Qual a sua ideia?

Introdução

        Diante das necessidades do mercado, um fator que sempre está em evidência é a importância das pessoas no ambiente empresarial, dispostas a dar início a um determinado projeto, com intuito de atrair altos índices de aprovação do consumidor.

O projeto, tem o objetivo trabalhar em equipe, juntando grupos de alunos que coletivamente vão aprender como montar uma startup voltada ao mercado de trabalho, através de pesquisas, grupos de estudos, entrevistas e discussões.

 Nesse meio, incentivando e desenvolvendo a mente do aluno para pensar, planejar, pesquisar, e produzir ideias inovadoras para o mercado, como as startups. Com o propósito de expandir sua criatividade juntamente com suas habilidades de empreendedor além de preparar para as mudanças de exigência do consumidor que venham a acontecer.

Uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza, pois não se existe certeza se aquele projeto irá facilmente dar certo, ou pelo menos, demonstrar-se sustentável.

Portanto, o projeto com suas características seria benéfico para todos os participantes, ajudando-os a se tornarem profissionais visionários e competentes através de um modelo dinâmico de aprendizagem.

Metodologia

        A metodologia utilizada para a aplicação deste projeto é, em equipes, realizar uma análise minuciosa de grupos sociais, como universitários, inclusive de outras instituições, empreendedores, etc, para se obter motivação de como projetar suas ideias de startups que venham a se tornar interessantes para o determinado público alvo definido pela equipe.

                Seriam equipes com o mesmo número de alunos cada, ou aproximadamente se não for possível dividir igualmente, cada uma das equipes conduzida por um bolsista do pet, para que se possa haver disponibilidade do bolsista de forma igualitária para todos os alunos, trabalhando em dois encontros semanais, definidos pelos alunos e pelo bolsista durante uma reunião inicial no horário do almoço.

Um encontro seria mais curto, durante o horário de almoço, dentro do campus, e outro mais longo em qualquer lugar dentro ou fora do campus, desde que este seja acessível para que os alunos participantes possam interagir e desenvolver suas ideias através de pesquisas debates e métodos de coleta de dados, em que os alunos iriam realizar pesquisas de campo, entrevistas abertas, grupos de discussões, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com