TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das Startups no processo de inovação tecnológica

Por:   •  21/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.448 Palavras (10 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE - UNIVAG

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

BRUNO LUZ AMORIM

A IMPORTÂNCIA DAS STARTUPS NO PROCESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

MODELOS ORGANIZACIONAIS E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

Várzea Grande

2015


BRUNO LUZ AMORIM

A IMPORTÂNCIA DAS STARTUPS NO PROCESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Trabalho acadêmico apresentado na disci-plina de Modelos Organizacionais e inova-ções tecnológicas, ao Professor Msc. Silvio Tupinambá Fernandes de Sá.

Orientador: Silvio Tupinambá Fernandes de Sá

Várzea Grande

2015


Sumário

1

RESUMO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3

2

INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ...

4

3

REAL PROPOSTA DAS STARTUPS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

5

4

CONVIVENDO COM O RISCO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA . . .

6

5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

8


3

  1. Resumo

A capacidade de inovar é determinante para a competitividade das empresas e das nações. Assim, é necessário discutir, com todos os setores da sociedade, o papel da inovação no seu desenvolvimento econômico e social. Nesse sentido, este texto procura discutir questões como investimentos em educação, a coerência e a complementaridade entre investimento público e privado em P&D (pesquisa e desenvolvimento), a governança do SNI (Sistema Nacional de Inovação) com maior participação das empresas e a propriedade intelectual como elementos importantes do ambiente de inovação de um país. Embora seja possível identificar avanços significativos nessas questões no Brasil nos últimos anos, algumas das limitações ou dificuldades ainda persistem e podem nos distanciar dos demais países na busca pela competitividade.


4

  1. Introdução

A adoção de uma política industrial de longo prazo na qual a inovação tenha destaque é fundamental para garantir o desenvolvimento econômico e social. Deve apontar as áreas estratégicas da economia brasileira e considerar o adensamento tecnológico da balança comercial brasileira aliando os esforços em inovação do Brasil em ciência básica e tecnologia. A busca por novos modelos, instrumentos e arranjos organizacionais é essencial para garantirmos a consolidação do existente e a evolução para uma liderança brasileira em inovação. A capacidade de inovar é determinante para a competitividade das empresas e das nações em um mundo cada vez mais globalizado. Assim, é necessário avaliar e discutir, com o conjunto da sociedade, os caminhos da inovação na prática. É necessário estimular, alinhar os esforços e criar sinergia em torno de inovações que gerem riqueza e competitividade para o país, incluindo desde investimentos em ciência básica até o sistema de incubadoras, parques tecnológicos, agências de transferência tecnológica das universidades públicas, institutos de ciência e tecnologia públicos e privados, agência de propriedade intelectual, agências públicas de fomento e empresas inovadoras que, com foco no mercado, organizem esse conjunto de investimentos sob a égide de uma visão estratégica integradora para o desenvolvimento, a produção e a comercialização de novos bens e serviços para a sociedade.

No Brasil, hoje, ciência e tecnologia fazem parte do cotidiano das pessoas através da inovação, por exemplo, quando se abastece um automóvel com etanol biocombustível ou quando se faz um tratamento de saúde especializado. Apesar dessa proximidade crescente da tecnologia com o cotidiano das pessoas, algumas das questões básicas da população permanecem sem resposta. Para que não seja apenas um mero modismo, o esforço em inovação deve estabelecer ou consolidar uma cultura inovadora genuína no país incentivando o esforço em P&D nas empresas, lócus privilegiados da inovação. E, para isso, é necessário contar com a mobilização de diversos setores da sociedade. O investimento, público ou privado, nacional ou internacional, em empresas que tenham competência em desenvolver e oferecer produtos e serviços inovadores e competitivos utilizando seu próprio conhecimento e experiência interna, e que também saibam como buscar, recuperar e valorizar conhecimento acadêmico e científico transformando-o em tecnologias com retorno para a sociedade, é o elemento fundamental desse processo de construção de trajetórias sustentáveis para a inovação. Além disso, a educação da população garante a perenização desse processo. Estamos participando de um jogo dinâmico num ambiente internacional extremamente complexo e competitivo, no qual o Brasil e a grande maioria de suas empresas ainda têm pouca penetração. Teremos que encontrar respostas para todas essas questões se quisermos algum protagonismo brasileiro nesse contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com