TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Organizacional em uma Startup

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.224 Palavras (13 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE

João Hernane Vasconcelos Fernandes

Larissa Costa de Oliveira

Mariana Turci Lisboa

Rodrigo da Silva Borges

Robson Alves Pinto

Thiago Grasso Guimarães Navarro

ANÁLISE ORGANIZACIONAL DA STARTUP TRACKSALE

Belo Horizonte

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE

ANÁLISE ORGANIZACIONAL DA STARTUP TRACKSALE

                                                      Trabalho Interdisciplinar de Graduação                                                                                                apresentado como requisito parcial para conclusão

                                                                        do primeiro módulo do Curso de Tecnólogo em

                                                                        Gestão de Recursos Humanos do Centro                Universitário-Unibh

                                                                                                       

Orientadora: Profa. Virgínia Palmerston

Belo Horizonte

2015

Sumário

1 Introdução         4

1.1 Objetivo

1.2 Descrição da empresa

2 Metodologia         6

3 Analise de dados         7

3.1 Recursos Humanos

3.2 Teoria Geral da Administração

3.3 Economia

3.4 Gestão da Qualidade

3.5 Comportamento Organizacional

4 Considerações Finais        10

1. INTRODUÇÃO

1.1 Objetivo

Este projeto acadêmico consiste em um Diagnóstico Organizacional sobre uma empresa startup.

Os objetivos específicos do trabalho são:

Recursos Humanos: Verificar recrutamento e seleção e cargos e salários e retenção de talentos.

Teoria Geral da Administração: Estuda o meio de sustentabilidade da empresa e produtividade.

Economia: Está ligada aos Fatores econômicos que impactam diretamente ou indiretamente na empresa.

Gestão da Qualidade: Determina a satisfação dos clientes e objetivos estratégicos perante o segmento que ela atua.

Comportamento Organizacional: Buscam os meios de motivações internas e visão, missão e valores da organização.

Durante o desenvolvimento deste projeto, somos acompanhados pela professora Virgínia Palmerston e pela equipe de docentes das disciplinas: Gestão da Qualidade, Economia, Teoria da Administração, Leitura e Produção de Textos e Comportamento Organizacional. Startup é um termo em inglês (que se traduz o ato de começar algo), são empresas jovens com alto nível de investimento em tecnologia, propondo idéias inovadoras ao mercado. Esse projeto é de extrema importância porque abrange com perfeição a área que desejamos seguir profissionalmente, que é Gestão de Recursos Humanos. Através dele, teremos um amplo conhecimento de como é o funcionamento de um sistema organizacional de uma empresa e entendimento claro sobre a importância da existência de cada setor de uma empresa e a demanda do RH e Departamento de Pessoal.

1.2 Descrição da Empresa

 

      A TrackSale  está localizada na divisa entre Belo Horizonte e Nova lima, nasceu com a missão de trazer para o Brasil os melhores conceitos de gestão de satisfação de clientes.        O senhor Tomás Duarte é o co-fundandor da empresa, já morou no vale do Silício e          (California – USA) é especialista em gestão de satisfação de clientes e Net Promoter Score. Ele percebeu que as melhores empresas do mundo possuem uma cultura focada na experiência e satisfação dos clientes. A TrackSale conta hoje com  um quadro reduzido de sete integrantes que são altamente capacitados, trabalha com o monitoramento de satisfação de clientes, entrega informações estratégicas que auxiliam na tomada de decisão em empresas online e off-line. Potencializa a retenção de clientes de uma forma simplificada. Para obter tamanhos resultados a empresa utiliza-se de ferramentas e software na coleta de informações, sendo eles via e-mail, SMS, telefone, tablets, totens, sites e hostspots, Wif-Fi. A empresa possui alguns prêmios em destaques como o IBM SmartCamp (na categoria People Choice´s  Awards. Este evento de Inovação e Empreendedorismo da IBM mundial). O Seed – Startups Entrepreneurship Ecosystem Development (a TrackSale foi escolhida como uma das 40 entre 1.500 startups a participar do programa de aceleração de startups do Governo de Minas Gerais). O programa Tutoria escola de formação gerencial do SEBRAE. Dentre outros.


2. METODOLOGIA

        O método de pesquisa utilizado como suporte ao desenvolvimento deste trabalho apoia-se na abordagem de pesquisa do tipo qualitativa.

[...], Que segundo Diehl pode descrever a complexidade de determinado problema e a interação de certas variáveis, compreender e classificar os processos dinâmicos vividos por grupos sociais, contribuir no processo de mudança de dado grupo e possibilitar, em maior nível de profundidade, o entendimento das particularidades do comportamento dos indivíduos. (DIEHL, 2004, pg-52).

O acesso às informações foi assegurado mediante acordo estabelecido com o cofundador da empresa, senhor Tomás Duarte, que delegou como entrevistado o gestor, Sr. Luiz Carvalho. Em contato, foram apresentados os objetivos do estudo e esclarecidas as ações relacionadas ao processo de pesquisa. A entrevista com o Sr. Luiz Carvalho foi realizada no dia 10 de abril de 2015, às 12h30, nas instalações da empresa TrackSale, que está situada na Rua Ministro Orozimbo Nonato, 102, torre B , 16º andar – Bairro Vila Castela, Nova Lima – MG. O objetivo desta entrevista foi a coleta de dados e informações importantes para o desenvolvimento de um diagnóstico sobre a atual situação da empresa. A coleta de dados foi conduzida em duas perspectivas que se realizaram na seguinte ordem: a aplicação do questionário; a gravação da entrevista em áudio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (183 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com