TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC2 - Projetos adaptaveis versus construcao em pleno voo

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.042 Palavras (9 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO ADAPTÁVEIS VERSUS CONSTRUÇÃO EM PLENO VÔO

Angelo do Amparo Pinto – 0200010673

André Azzella Maltese – 0200008612

Eliana Gomes da Silva – 0200029280

Ricardo Mamede Calazans de Freitas – 0200085585

Rodrigo Correa – 0200086961

Curso: CST em Gestão da Tecnologia da Informação

Pólo: Paraíso São Paulo

Orientadora: Profa. Delaine Borin Gibeli Viana

RESUMO

Este artigo é feito com base no projeto interdisciplinar III Brazil365.com, onde a idéia inicial do projeto foi descrever um serviço voltado ao turismo estrangeiro interessado no Brasil. O turismo receptivo no Brasil por sua própria natureza, crescerá consideravelmente nos próximos anos, acelerado pelos iminentes eventos já programados e outros ainda em planejamento. Este fato mostra uma oportunidade para negócio que assessorem o turista estrangeiro no planejamento, execução e retorno de sua viagem ao país de origem. Por este motivo a idéia original do Brazil365.com, que seria disponibilizar transporte VIP para o turista assistir aos jogos da Copa na Arena Corinthians teve que ser alterado de acordo com o conceito geral de mobilidade urbana, onde o acesso prioritário à arena é via transporte sobre trilhos (trem e Metrô). No estádio terá somente duas entradas principais uma no lado OESTE e outra no lado LESTE – que estão indicadas nos ingressos vendidos pela FIFA.

 

Palavras-chave: Turismo Reverso, Projetos Adaptáveis, Pleno Vôo

INTRODUÇÃO 

Neste trabalho busca-se apresentar um modelo de negócio inovador, através de um estudo de caso “real”.

A metodologia usada é a de pesquisa bibliográfica onde utilizamos as  práticas e técnicas descritas no livro Business Model Generation (Inovação em Modelo de Negócios) dos autores Alexander Osterwalder e Yves Pigneur para criação de Modelo de Negócio e mudança de escopo.

Com a globalização e as facilidades em adquirir produtos, podemos ver que a qualidade no atendimento torna-se um diferencial das empresas em ser competitivo e manter o seu negócio atrativo aos olhos dos consumidores.

Cada cliente tem suas próprias exigências, colocando o preço não mais como o único fator de compra.

O Brasil365.com depende dos clientes e investir em qualidade é o sinônimo de investimento a longo prazo.

Segundo Slack, Clambers e Johnston (2002), a qualidade é considerada muito importante para qualquer serviço ou produto realizados sem erros, o que leva a satisfação dos clientes.

Por este motivo devemos manter tanto os clientes satisfeitos e os colaboradores motivados, para poderem desempenhar um serviço com qualidade, onde são treinamentos adequados, para que o estímulo faça parte de suas necessidades pessoais.

Segundo Lima (2006), motivação é um comprometimento onde temos uma causa definida e o que não significa entusiasmo.

E portanto um cartão de visitas de qualquer empresa começa pelo atendimento, já que o atendimento de uma empresa irá impactar e cativar esses clientes ou não.

.

1. DEFINIÇÃO DE PROJETO

Projeto vem do termo em latim projectum que significa “algo lançado à frente”, podendo se referir a alguma coisa que foi atirada à frente ou, no caso que nos interessa, idéias lançadas à frente para atingir um objetivo.

No mundo dos negócios ampliamos e desenvolvemos este conceito para dizer que um projeto é “conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos” (PMBook).

Maximiano (2002, p26), todo projeto é definido, um conjunto de atividades que nunca terminam ou que se repetem indefinidamente não é um projeto, mas sim um processo, por este motivo utilizamos o termo temporário para definir um projeto. Da mesma maneira dizemos que um projeto produz sempre um resultado único, pois mesmo que tentemos repetir um projeto com sucesso o resultado será algo diferente do obtido da primeira vez.

O Brazil365.com, teve como base a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 2003 e 2007 as atividades turísticas foram as que mais criaram mais vagas de trabalho no período foram: aluguel de bens móveis e atividades recreativas, culturais e desportivas.

No atendimento exclusivo a turistas estrangeiros exigentes e dispostos a pagar por isso. No relatório “Proposta estratégica de organização turística da Copa do Mundo 2014” publicado pelo Ministério do Turismo no Brasil, fica evidente a necessidade de desenvolvimento do turismo receptivo local e melhorias de serviços que iram levar informações estruturadas para auxiliar o turista na definição de pacotes turísticos, locais para visitas, opções de hospedagens, restaurantes, pontos turísticos e o foco principal de nossa mudança no projeto que será o translado.

2.1 DEFINIÇÃO DE ESCOPO

Escopo vem do grego skopos, “aquele que vigia, que protege”, tudo aquilo que se pretende atingir e que foi estabelecido como seu objetivo final. Quando relacionado a projetos, refere-se diretamente ao “trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas”.

Basicamente o delimitador do projeto, especificando não somente o resultado esperado do entregável, mas também a forma de atingi-lo.

É realizado assim que se inicia o projeto com a etapa do planejamento toda detalhada. É estabelecido o conceito inicial deste projeto entre todas as partes envolvidas, sejam elas pessoas, organizações, ou departamentos de organizações, além do cliente. Um guia para o corpo de conhecimento de Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) 4ª EDIÇÃO, Project Management Institute, 2008.

Sendo assim, os principais pontos no nosso foram:

→ Abertura formal da empresa

Atualmente, devido a ferramentas de buscas, de comparativos de preços e  websites, o turista facilmente encontra muitas opções de viagens internacionais, pois o setor já é maduro na internet. No entanto, quando se busca informações diferenciadas de nicho, como é o caso do turismo no Brasil (em inglês), as opções existentes não possuem muito conteúdo e qualidade, e a interatividade com os usuários e principalmente de variedades e abrangência ficam a desejar. Encontrar informações sobre cidades turísticas, meios de locomoção, solicitação de informação entre outros é um desafio considerável, ainda mais para os turistas que não dominam a língua portuguesa, e por não termos muitos Brasileiros capacitados a terem domínio de ao menos uma língua estrangeira como a Inglesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com