TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Projeto O lúdico

Ensaios: Tcc Projeto O lúdico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/7/2014  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  1.423 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

A pesquisa surgiu da necessidade de analisar a prática pedagógica em relação à ludicidade, jogos e brincadeiras nos primeiros anos do ensino fundamental, e sua influência no processo ensinoaprendizagem e seus significados.

Todo ser humano traz dentro de si uma forte inclinação para a diversão e para os jogos, como sendo aspectos de divertimento e prazer natural.

Segundo Almeida (2009, p. 1), “A palavra lúdica vem do latim “ludus” e significa ‘brincar’.” Neste ato de brincar podem ser incluídos os jogos, brinquedos e divertimentos, em todos os seus significados. A função educativa do jogo favorece a aprendizagem da criança, seu saber, seu crescimento e sua compreensão de mundo.

Uma das contribuições significativas no processo de construção do conhecimento é a atividade lúdica. Wikipédia, a enciclopédia livre. (2008, p.1) diz que: “Atividade Lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo em si mesmo, produzir prazer quando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. A atividade lúdica também é conhecida como sendo brincadeiras.”

Sabe-se que o jogo e a brincadeira são fontes de prazer e descoberta na vida infantil e podem fundamentar as atividades didático-pedagógicas durante o desenvolvimento de qualquer aula.

O jogo é uma maravilha cultural, é uma atividade espontânea do ser humano. A essência do jogar é a sua constituição lúdica e oadequam ao conhecimento coletivamente e terão a chance de ir em busca e descobrir as respostas no ato de jogar.

Ao se envolver na brincadeira ela participa do jogo e, com isso, se relaciona com o outro. Este convívio evidencia o potencial dos participantes, influenciam e estimula o desenvolvimento das emoções e de suas habilidades, além da superação de seus limites. Possibilita, também, torna-se operativa, criativa e inteligente.

A ludicidade é um meio estratégico e facilitador da aprendizagem, pois, colabora para que o afetivo, cognitivo e psicomotor do aluno se desenvolva. O professor necessita repensar e questionar-se sobre sua forma de ensinar, relacionando os conteúdos com o prazer através do lúdico.

Tem como objeto de estudo, compreender a importância do lúdico como ferramenta para o enriquecimento do processo ensinoaprendizagem e sua influência no desenvolvimento cognitivo da criança.

1.1 JUSTIFICATIVA DO TEMA

A pesquisa surgiu a partir de indagações e questionamentos sobre a importância do lúdico no processo ensinoaprendizagem e suas contribuições para o desenvolvimento físico, emocional, social e mental e, ainda, suas implicações como estratégia motivacional na relação professor-aluno. Muito é estudado, falado e explorado sobre a importância do lúdico durante a Educação Infantil. Nesse período, onde o concreto é de suma importância para o aprendizado infantil, o lúdico é muito explorado. Passado essa fase, onde a criança inicia os primeiros anos do Ensino Fundamental, a transição pode se tornar problemática e por vezes traumática, pela falta da exploração de atividades lúdicas, que trazem descontração e prazer nos momentos de aprendizado.

Sabe-se que o ser humano necessita de ludicidade eauxiliando na ampliação do acervo cultural do indivíduo, o que colabora para um crescimento afetivo saudável. Através do brincar que o indivíduo, criança e adulto, podem ser criativos: e é apenas sendo criativo que a pessoa descobre seu eu.

Nestas atividades, o mais importante não é a atividade em si, nem o que dela resulta, mas a atitude no momento vivido. Oportuniza àqueles que usufruem dele, momentos de autoconhecimento e de conhecimento com os outros, vivendo situações reais e imaginárias, de busca de outros significados e percepção.

Os jogos, brinquedos e brincadeiras estão presentes na história de toda a humanidade, portanto são vitais no desenvolvimento integral de qualquer criança, por isso, é necessário saber que para trabalhar com uma criança é preciso conhecê-la, e explorar o brincar, utilizando recursos técnicos e teóricos.

Esta pesquisa apresenta uma pedagogia diferenciada do desenvolvimento cognitivo, suas fases e estágios, como subsídios e mecanismo para entender e compreender à criança, pelo professor.

Ao final espera-se esclarecer alguns conceitos importantes sobre as atividades lúdicas, os jogos didáticos e brinquedos, além de estabelecer sua viabilidade e importância no ensinoaprendizagem das crianças.

Buscar ensinar de uma maneira mais criativa é um meio de alcançar cada vez mais o interesse da criança em aprender. Os jogos e as brincadeiras proporcionam momentos diferentes daqueles que a rotina da sala de aula oferece à criança.

Deste modo, a presente pesquisa buscará esclarecer e analisar como o lúdico é de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento da criança. Não somente espaço pedagógico, mas também no aspecto motor, sensorial, emocional e social.

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A Ludicidade e sua importância nos primeiros anos do Ensino Fundamental.eiros anos do Ensino Fundamental?

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 OBJETIVO GERAL

Compreender a importância do lúdico como ferramenta para o enriquecimento do processo ensinoaprendizagem e sua influência no desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com