TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Projeto

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  1.424 Visualizações

Página 1 de 3

TCC Projeto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

IDENTIFICAÇÃO:

NOME: Maria

RU: 

1- TEMA

O poder da leitura como ferramenta de aprendizagem.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O poder leitura como ferramenta de aprendizagem para alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental.

2 - PROBLEMATIZAÇÃO

Como livros de literatura podem contribuir para uma melhor aprendizagem?

3 - JUSTIFICATIVA

O tema pesquisado decorre de questões levantadas ao longo de estágios realizados pela pesquisadora nas séries iniciais do Ensino fundamental. Começaram a surgir questionamentos sobre o elevado número de alunos com dificuldade na leitura e interpretação de textos e o grande número de alunos que chegam às séries finais do ensino fundamental sem o domínio da leitura.

 Dessa forma, a pesquisa visa colaborar para que os professores do Ensino Fundamental possam refletir sobre suas práticas pedagógicas e ainda reconhecer estratégias facilitadoras na superação dessas dificuldades baseada no incentivo ao prazer pela leitura.

4 - OBJETIVOS

4.1 - OBJETIVO GERAL

  • Reconhecer o trabalho com a leitura de diferentes portadores de textos como uma estratégia que venha de encontro a uma real aprendizagem dos alunos em relação à leitura e escrita.

4.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

  • Identificar como a leitura foi sendo usada ao longo dos tempos no contexto escolar de maneira a garantir uma aprendizagem real;
  • Reconhecer a importância da leitura no contexto escolar;
  • Encontrar formas diversificadas de trabalho com leitura que atendam aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

5 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para entender a importância da leitura, devemos antes de tudo procura saber o que é leitura, o dicionário Silveira Bueno diz o seguinte: ‘Ato ou efeito de ler; arte de ler, hábito de ler, aquilo que se lê’. Assim, há necessidade da leitura para que o individuo conviva com o mundo em sua volta, pois o ato de ler amplia o conhecimento lingüístico, possibilitando um leque muito maior de reflexões e argumentações.

Todos falam na importância de alfabetizar, saber transformar símbolos gráficos em palavras. Concordo. Mas isso não basta. É preciso que o ato de ler dê prazer. (ALVES, 2001, p.61).

Ler é ato lingüístico diferente da produção espontânea da fala sobre um assunto qualquer ( CAGLIARI, 1999, p. 149) .

Segundo Poppovic e Moraes, "prontidão para alfabetização significa ter um nível suficiente, sob determinados aspectos, para o processo da função simbólica, que é a leitura, e sua transposição gráfica, que é escrita" (1968, p.5).

A facilitação da aprendizagem eficiente da leitura é um dos principais papeis do professor do Ensino Fundamental, o caminho de uma aprendizagem prazerosa é sempre mais eficaz do que algo que se seja visto pelos alunos como obrigatório e por conseqüência cansativo.

6 – METODOLOGIA

Este estudo tem como base uma pesquisa bibliográfica, em especial nas teorias encontradas nas obras de Ana Maria Poppovic, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Rubem Alves e Luiz Cagliari, visando alcançar os objetivos propostos à luz da literatura, as questões apresentadas.
         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com